Pensando em abrir uma empresa? Conheça os benefícios e os desafios

6 minutos para ler

Muitas pessoas sonham em abrir uma empresa, outras enxergam no empreendedorismo uma oportunidade para driblar o desemprego e ter uma fonte de renda. Seja qual for a motivação, o fato é que quase 52 milhões de brasileiros são donos ou estão abrindo um novo negócio.

O crescimento na abertura e permanência de novas empresas no mercado mostra que existem muitos benefícios em optar por esse caminho e que os desafios não são tão grandes e assustadores quanto algumas pessoas pensam.

Neste artigo, vamos listar os principais benefícios de ter um negócio próprio e quais são as providências a serem tomadas. Além disso, vamos falar sobre os desafios e como superá-los e, ainda, daremos dicas de ferramentas e metodologias que facilitam esse processo. 

Aproveite o conteúdo!

Vale a pena abrir uma empresa no Brasil?

Sim! Dados da pesquisa anual realizada pelo Sebrae em parceria com o IBQP — Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade revelaram que 38% dos brasileiros, com idade entre 18 e 64 anos, são donos de um negócio, sendo mais de 20% com empresas já estabelecidas no mercado.

Além das estatísticas, outros fatores relevantes ajudam a mostrar que o empreendedorismo é um caminho vantajoso para as pessoas, tais como:

  • liberdade para trabalhar com o que gosta;
  • ser o seu próprio “chefe”;
  • conquistar a independência financeira;
  • gerar empregos;
  • contribuir ativamente para a economia local.

Quais são as primeiras providências a serem tomadas?

Se você está pensando em abrir uma empresa, é importante estar atento a algumas providências fundamentais. Confira abaixo.

Faça uma análise de mercado

O primeiro passo a ser dado é entender melhor o cenário no qual sua empresa será inserida. A análise de mercado identifica quais são as oportunidades de negócio mais vantajosas para o momento, quais são os desafios a serem enfrentados e como traçar um plano mais efetivo para competir com os atuais concorrentes.

Busque por capacitações

Na parte técnica, os cursos de especialização ajudam a conhecer as melhores práticas e ferramentas para atuar com qualidade no mercado. Na parte gerencial, treinamentos, palestras e eventos são fonte de informações essenciais, principalmente para quem não tem uma formação em gestão como base.

Conte com o apoio de parceiros

Organizações especializadas, como o Sebrae, agregam conhecimento em gestão e metodologias de negócio. Com o apoio de entidades dessa natureza, muitos erros comuns aos iniciantes são evitados, aumentando as chances de obter bons resultados desde o começo.

Quais são os principais desafios a serem enfrentados?

Abrir uma empresa tem suas vantagens, mas também tem seus desafios. Selecionamos os que demandam um cuidado maior, com dicas para superá-los sem grandes dificuldades. Acompanhe.

Cuidar da gestão financeira

A gestão financeira é o centro da empresa. É preciso ter atenção para não haver desequilíbrio entre o que entra e o que sai, de forma a manter o negócio financeiramente saudável.

A capacitação é uma excelente opção para se preparar adequadamente. Outra alternativa é contar com a ajuda dos parceiros, que têm a experiência e o conhecimento necessários para aconselhar e guiar a sua caminhada.

Fazer uma boa gestão de pessoas

Muitos novos empresários viveram parte de suas vidas como empregados e a diferença de ponto de vista pode acabar prejudicando o bom andamento da empresa. Por isso, é fundamental se capacitar, também, em gestão de pessoas. Busque por cursos, eventos e palestras sobre o assunto e mantenha um diálogo aberto com sua equipe.

Atrair e fidelizar clientes

O começo de qualquer empresa passa pela conquista de novos clientes. É preciso apresentar seus produtos e serviços ao mercado, fazer com que as pessoas tenham interesse em experimentar, gostem e voltem a comprar. 

Dessa forma, é importante fazer investimentos na qualidade daquilo que a empresa oferece, na experiência que os clientes terão em relação aos produtos, serviços e atendimento e em boas estratégias de marketing e pós-vendas.

Criar boas estratégias de marketing

O marketing é o principal responsável por atrair as pessoas certas para se tornarem clientes. Além disso, ele também gera a fidelização, por meio de ações que melhoram a relação entre a empresa e os compradores. 

Uma boa alternativa é contratar uma agência especializada, já que ela tem o conhecimento e os profissionais necessários para criar boas campanhas. Outra forma é contratar um profissional que cuide dessa parte, o que pode dar um pouco mais de trabalho, mas gera resultados mais personalizados.

Quais ferramentas de gestão auxiliam nessa fase inicial do negócio?

Empreender fica mais fácil quando utilizamos as ferramentas certas. Separamos 3 exemplos que são muito indicados para quem está começando um novo negócio. Confira!

Plano de negócio em pirâmide

O plano de negócio em pirâmide é um modelo de análise que ajuda a identificar os pontos-chave do negócio e a interdependência entre eles. O diagrama é dividido em 9 triângulos que se encaixam formando uma pirâmide. Cada um deles traz uma abordagem a ser pensada, que deve ser preenchida da base até o topo na seguinte ordem:

  • oportunidade de negócio;
  • produto e serviço;
  • mercado consumidor;
  • empresa;
  • indústria e concorrência;
  • produção e operações;
  • marketing e vendas;
  • recursos humanos.
  • finanças.

Funil de ideias

O funil de ideias é ideal para as pessoas que ainda não definiram muito bem o que desejam oferecer ao mercado. Ele parte de um conjunto maior de sugestões, sobre as quais são aplicados critérios de avaliação e seleção até que a melhor ideia seja encontrada para ser desenvolvida.

Canvas de modelo de negócios

O Canvas de modelo de negócios é uma ferramenta que ajuda a entender melhor a proposta de valor que está sendo oferecida. Ele é feito em um diagrama que analisa questões internas e externas, respondendo a perguntas essenciais para o desenvolvimento do negócio. O Sebrae disponibiliza uma ferramenta de canvas gratuita para ajudar os empreendedores.

Abrir uma empresa pode parecer desafiador, em um primeiro momento, mas, preparando-se de forma adequada, tudo fica muito mais fácil. Como pôde perceber ao longo desse artigo, o ponto principal para se tornar um empreendedor de sucesso é buscar por capacitações e conhecimentos em gestão. Assim, você será capaz de superar todos os desafios e colher os benefícios de ser o dono do seu próprio negócio!

Posts relacionados

3 thoughts on “Pensando em abrir uma empresa? Conheça os benefícios e os desafios

Deixe um comentário