Valorização da equipe Valorização da equipe

Qual a importância da valorização da equipe e como promovê-la?

6 minutos para ler

A forma como as pessoas lidam com as organizações vem se transformando nos últimos anos, conferindo maior proximidade, transparência e interações mais humanizadas. Isso influencia diretamente as relações de consumo e as de trabalho. A valorização da equipe ganha, então, uma abrangência maior e se torna essencial para a atuação estratégica de qualquer empresa.

Neste artigo, você vai entender por que reconhecer e valorizar os colaboradores é tão importante e benéfico para seu negócio e como colocar isso em prática. Que tal conferir?

Entenda por que investir na valorização da equipe

Muito mais que uma boa prática ou um diferencial, valorizar o público interno tornou-se uma necessidade para as organizações — sobretudo para as que pretendem ter uma marca forte e com destaque no mercado.

E qual a relação com o reconhecimento da equipe? A equação é simples: funcionários satisfeitos trabalham melhor e entregam mais qualidade e experiências gratificantes para o cliente, que – por sua vez – tende a confiar mais na marca e a fechar mais negócios.

Ao reconhecer o valor do trabalho de cada membro, desperta-se o sentimento de pertencimento, o engajamento e a dedicação das pessoas às suas tarefas e aos resultados delas. Um funcionário valorizado, comprometido com a empresa e que trabalha em um ambiente emocional e fisicamente saudável é um dos mais fortes pilares de um negócio de sucesso.

Dicas para promover a valorização da equipe

Como você viu, contar com trabalhadores devidamente valorizados e incentivados é indispensável para os negócios, para a marca e para as relações corporativas. Mas você deve estar se perguntando: como levar isso para a minha empresa? Com as dicas essenciais que vamos lhe apresentar a seguir, você estará preparado para começar.

Reconheça as conquistas individuais

Ao mesmo tempo em que é preciso olhar para as pessoas como um grupo, com identidade, costumes e necessidades comuns, é também importante reconhecer a potencialidade e a contribuição de cada indivíduo para o desempenho do coletivo. Sempre que possível, faça ações de valorização dos colaboradores em sua individualidade, ofereça premiações e incentive cada um dos membros de acordo com o que é valor para eles.

Da mesma forma que o tratamento dado aos clientes deve ser personalizado, pensado e executado de acordo com o perfil de cada um, os trabalhadores também precisam desse reconhecimento pessoal e o valorizam.

Ofereça incentivos pelas conquistas coletivas

A equipe bateu a meta ou ultrapassou o proposto? Nada de deixar passar em branco. É relevante e estratégico enaltecer a performance do time como um todo. Afinal, o resultado positivo vem do entrosamento, do senso de contribuição e da dedicação dos membros em sua atuação coletiva.

Você, como líder, deve criar meios de parabenizar e premiar os integrantes. Seja uma confraternização, um vale-compras, um presente ou um brinde: o fundamental é fazer com que todos sintam-se felizes e entusiasmados em fazer o trabalho cada vez melhor e alcançar resultados cada vez maiores.

Dedique um tempo ao diálogo com os colaboradores

Se tem algo que é vital para a harmonia, a boa convivência e o excelente desempenho da equipe de trabalho é o diálogo, a capacidade de comunicação. Muitas pessoas confundem a boa comunicação com a boa oratória, mas saiba que se comunicar vai além de expressar-se bem e de maneira interessante e persuasiva. A comunicação envolve também o poder da escuta, o real interesse pelo que o interlocutor diz e a busca pela máxima compreensão do que ele está expressando.

A boa comunicação está entre as soft skills mais requisitadas pelo mercado e não é à toa, uma vez que ela é a base da compreensão das características e necessidades do outro e do entrosamento entre as pessoas. Ela permite relações mais harmoniosas, negociações melhores e soluções de conflitos de maneira mais fluida e efetiva,

Demonstre confiança na equipe

Você confia no seu time? Então demonstre! Faça com que os colaboradores sintam que você confia neles como pessoas e como profissionais, que tem certeza da capacidade e da ética deles. Uma das maneiras de se fazer isso é dando novos desafios e confiando novas responsabilidades ao grupo.

Além de ser estimulante, deixa os funcionários seguros de que você, como líder, reconhece o talento e o comprometimento de cada um. Mais um caminho também para se estabelecer um ambiente de colaboração e parceria.

Quando a meta for alcançada, dê o devido feedback e celebre as conquistas junto a todos da equipe, pois, como dissemos anteriormente, é bem relevante para a motivação dos trabalhadores. E se algo der errado, ao longo da execução de algum projeto ou tarefa, reforce o quanto você confia que superarão o desafio e ofereça suporte no que for preciso.

Invista em treinamento e capacitação dos colaboradores

Para alcançar performance e resultados melhores, é preciso criar condições favoráveis para isso. E uma das formas mais efetivas é capacitar a equipe. Você pode contar com a expertise de consultores, coaches e treinadores e pode também promover eventos internos, como workshops, palestras e oficinas ministrados por profissionais da própria empresa.

Por exemplo, um profissional da área de compras pode compartilhar seus conhecimentos com o setor de marketing com o intuito de realizar orçamentos melhores. Um membro do grupo pode ensinar aos colegas alguma habilidade que possui e assim por diante. Isso faz com que as pessoas se integrem mais e que se sintam satisfeitas e reconhecidas pelo interesse da empresa em investir em seu aprimoramento.

Além da melhoria dos resultados em vendas, do fortalecimento da marca e da criação de um ambiente de trabalho mais saudável, agradável e produtivo, a valorização da equipe é fundamental para a retenção de talentos, que, como você sabe, é cada vez mais relevante e estratégica para o sucesso da empresa.

Com essas dicas, você está pronto para traçar sua estratégia e seu plano de ação para investir o quanto antes na melhoria das relações e das condições de trabalho e na valorização do seu time. Aproveite cada uma delas e mãos à obra!

Para continuar adquirindo conhecimento para tornar seu negócio cada vez mais estratégico, conheça a loja do Sebrae Alagoas.

Posts relacionados

Deixe um comentário