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Comunicação na empresa: por que você deve investir nessa área?

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Imagine uma empresa na qual não há qualquer tipo de comunicação e os colaboradores não recebem instruções claras sobre o que deve ser feito. E o pior: eles também não contam com a boa vontade dos gestores na hora de tirar dúvidas e receber feedbacks.

Parece horrível, não é? Investir em comunicação na empresa é fundamental para manter um ambiente saudável e alinhado. Além disso, a prática também se estende para o público externo, influenciando a maneira com que a companhia se relaciona e interage com os clientes.

Neste post, mostraremos os principais benefícios de fortalecer a comunicação na empresa, tanto para os funcionários como para os consumidores. Boa leitura!

Aumentar a produtividade

O investimento em comunicação interna é essencial para manter o bom funcionamento da empresa e melhorar a produtividade dos colaboradores.

É a comunicação clara e transparente que transformará as metas e os objetivos do negócio em realidade. Ela funciona como uma via de mão dupla: tanto os gestores devem transmitir as tarefas de maneira objetiva, como os colaboradores também devem buscar seus supervisores para solucionar possíveis dificuldades e falhas nos processos.

Reduzir os efeitos da crise

Infelizmente, a pandemia do coronavírus causa instabilidade econômica. Para garantir que a empresa sobreviva, é fundamental investir na comunicação, tanto interna como externa. Afinal, ao lidar com um cenário sensível como o atual, todo o time deve trabalhar em conjunto.

Isso envolve o alinhamento dos profissionais dos diversos setores que compõem a empresa, assim como o contato direto entre líderes e colaboradores. Ao acompanhar as atividades e repassar feedbacks e insights para seus funcionários, os gestores garantem um time que entende suas responsabilidades e o que deve fazer para manter a companhia forte no mercado.

Outra boa iniciativa de comunicação externa é demonstrar aos consumidores as medidas que a empresa está adotando para proteger os seus colaboradores durante a pandemia e até mesmo divulgar as ações de responsabilidade social. Isso sinaliza aos clientes que a companhia trabalha junto com os seus funcionários e clientes, indo bem além da busca pelo lucro.

Fortalecer a cultura organizacional

A comunicação deve ser um dos pilares da cultura organizacional de qualquer negócio, mas nem sempre é assim. Não à toa, o meio empresarial tem o seu próprio termo para definir o problema: ruídos na comunicação.

Comunicar-se de forma consistente em tempos de incerteza, principalmente quando falamos dos gestores, é fundamental. Isso serve não só para reforçar esse alinhamento como um valor da empresa, mas também como uma forma de reduzir a ansiedade e o estresse no ambiente de trabalho.

O relacionamento é fortalecido por meio de reuniões frequentes, por exemplo — que podem ser realizadas até mesmo por chamadas de vídeo.

Os gestores devem se colocar à disposição, estimulando a participação de todos. Isso ajuda a promover uma interação mais pessoal e estabelecer o companheirismo como um dos pilares da organização.

Manter-se em contato com os clientes

Até aqui, falamos bem mais da importância de manter uma boa comunicação interna. Contudo, há também o aspecto externo, isso é: o modo com que a empresa se relaciona com os clientes. Basta notar que as grandes companhias não deixam de lado os anúncios e a publicidade mesmo em tempos de crise.

Esse comportamento mostra que os líderes dessas companhias entendem que é preciso fortalecer, cada vez mais, o vínculo com o público-alvo. Eles atraem novos consumidores e se mantêm no radar daqueles clientes em potencial.

Além disso, entrar em contato com os clientes (por meio da interação direta nas redes sociais, por exemplo) mostra que a empresa não os esqueceu. É o momento, também, para fazer campanhas promocionais e programas de fidelidade, que sinalizarão que a companhia está ciente dos problemas econômicos que esses consumidores enfrentam durante um período de instabilidade econômica.

Como diz o ditado popular: quem não é visto, não é lembrado. Ao reduzir significativamente seu contato com os clientes, a marca tende a ser esquecida por eles. Além disso, a comunicação é uma aliada natural da equipe de vendas, já que proporciona meios de fidelizar os clientes e demonstrar que a empresa realmente se importa com cada um deles.

Agora que você entendeu a importância de investir em comunicação na empresa, coloque nossas dicas em prática, mas sem esquecer dos aspectos interno e externo.

Assim, a companhia une o melhor de dois mundos: o cuidado com os seus colaboradores e conexão direta com os clientes, mostrando que a organização está atenta ao bem-estar daqueles que interagem com a marca

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