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7 dicas incríveis que vão garantir o aumento das vendas

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Estamos iniciando um novo ano e – mesmo num cenário atípico como o que estamos enfrentando – espera-se o aumento de vendas e o aquecimento da economia em 2021.

Para ter sucesso e garantir a lucratividade e os bons negócios, é preciso estar preparado e isso envolve diversos aspectos, como ter uma margem de estoque, preparar a equipe, atrair o público e muito mais.

E, para não ser pego de surpresa, o caminho mais estratégico é fazer um bom planejamento, com metas bem elaboradas e certeiras. É isso o que você vai aprender neste material, em que selecionamos 7 dicas imbatíveis para ajudar você a preparar sua empresa e garantir o tão almejado aumento de vendas. Acompanhe!

1 – Conheça muito bem seu público-alvo

Seja para as vendas em datas comemorativas, para planejar uma campanha de marketing, para lançar um produto ou mesmo expandir seus negócios, conhecer a fundo e com detalhes o seu público-alvo é a base da estratégia. Sem essa informação, você corre o risco de perder tempo, dinheiro e oportunidades.

Então, pesquise, analise, converse com seus clientes, monitore os comentários nas redes sociais, as solicitações no SAC e monte uma boa base de dados relacionados à persona e ao público da sua empresa. São essas informações que garantirão efetividade e bons resultados em todas as suas ações, sobretudo para a dica a seguir.

2 – Aposte no relacionamento com o cliente

Tão importante quanto ter qualidade nos produtos e um bom preço é criar e manter um bom relacionamento com o cliente. É preciso lembrar sempre de que estamos na era da experiência e que os consumidores, cada vez mais, esperam por boas e marcantes vivências com as marcas.

Não deixe isso de lado e aproxime-se do seu público, mostre que sua empresa está disposta a encontrar as melhores soluções para a demanda do cliente. Demonstre interesse pela individualidade dos consumidores, pelos desejos, problemas e necessidades. Para tanto, a dica anterior é indispensável, pois – conhecendo seu cliente – você saberá como e quando abordá-lo.

3 – Faça um controle de estoque

Outro ponto de extrema importância é o controle de estoque. Realizar um criterioso inventário, antes das épocas de mais movimento e saída de produtos, vai lhe ajudar bastante no planejamento.

Imagina, anunciar o produto, fazer sua propaganda e, na hora H, não ter estoque suficiente para atender os consumidores? É um tiro no pé e põe em risco a experiência do cliente com sua marca e a reputação da sua empresa também. Ou, ainda, adquirir um alto volume de produtos sem necessidade. Seria meio caminho andado para reduzir a lucratividade e ficar com estoque parado. Tudo isso é algo que pode ser evitado, não é mesmo?

Portanto, dedique um tempo especial a esse inventário, pois ele também lhe auxiliará na previsão de novas compras, na concessão de descontos, na frequência dos anúncios e ações de marketing e no controle em geral do estoque.

4 – Identifique e avalie a concorrência

Você sabe quem são seus concorrentes e o que eles estão oferecendo ao mesmo público-alvo que sua empresa? É preciso ficar de olho e o primeiro passo é identificar com quem você está competindo pela atenção, pela confiança e pelo orçamento do cliente. Analisar a concorrência pode render bons insights, mas principalmente preparar sua empresa, visando enfrentar a competitividade do mercado.

Ao ter uma visão precisa do seu diferencial e quais suas fraquezas em relação ao concorrente, você saberá quais caminhos explorar, irá assegurar o aumento das vendas e sair na frente. Por exemplo, se seu concorrente tem um preço mais competitivo, mas seu site é melhor, sendo mais simples de navegar e mais rápido, você pode explorar os argumentos da praticidade e da comodidade.

5 – Desenvolva ações de marketing atrativas

Com os passos anteriores bem resolvidos para o aumento de vendas, é hora de se fazer presente entre os clientes, chamar à atenção e atrai-los de modo a se interessarem e a enxergarem valor em comprar na sua empresa.

Como você já vai conhecer bem seu público-alvo, é o momento de elaborar ações que sejam atraentes e persuasivas para seus possíveis consumidores. Temos algumas dicas para ajudar na elaboração das ações de marketing:

  • pesquise o que está em alta nas redes sociais, se é um meme, um formato de post, uma hashtag, enfim, entre no assunto também;
  • use a linguagem acessível a seu público, para criar uma interação mantendo, é claro, a personalidade da sua marca;
  • aposte nas redes sociais para manter contato e divulgar seus produtos;
  • crie promoções e campanhas que ofereçam vantagens ao público;
  • aprenda a usar todas as ferramentas digitais, como anúncios, lives, vídeos, WhatsApp e outros;
  • compartilhe conteúdo de qualidade para seu público e converse, interaja com as pessoas em todos os canais de contato.

6 – Motive a sua equipe a vender mais

A maneira como sua equipe lida com o volume de trabalho é determinante para o sucesso do seu planejamento e das suas ações. É essencial envolver as equipes no processo de vendas para mostrar que o sucesso depende do bom trabalho que elas realizam e que ele é vantajoso para cada colaborador.

Você precisa criar uma motivação coletiva, que engaje os vendedores e os incentive a ter uma ótima performance. Vale ressaltar que a comissão por si só não é suficiente, é preciso estimular o sentimento de pertencimento e de coletividade na equipe.

7 – Invista na qualificação da sua equipe

Em sequência da dica anterior, você precisa oferecer condições favoráveis para que seus colaboradores executem o melhor atendimento ao cliente e realizem mais negócios. Para isso, é fundamental investir em treinamento, capacitação e desenvolvimento de habilidades.

Além de conhecer bem os produtos e serviços que serão comercializados, os vendedores precisam também trabalhar as competências relacionais, como comunicação, empatia e negociação. Não subestime a importância disso, certo?

Como você pôde ver ao longo do texto, é imprescindível planejar sua atuação e ações sempre, mas principalmente nos períodos em que já se prevê um aumento de vendas. Além de garantir mais tranquilidade, essa prática permite que você negocie preços e formas de pagamentos melhores, que saia na frente dos concorrentes e que engaje o público e os colaboradores na sua campanha de vendas.

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