4 principais indicadores de negócio que o MEI deve acompanhar

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Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, calcular e acompanhar os indicadores de negócio não é uma tarefa complicada. Aliás, é uma forma eficiente de ter uma visão ampla do empreendimento e, assim, tomar decisões estratégicas e baseadas em dados concretos para alcançar os objetivos da empresa.

Tais indicadores são números que apontam o desempenho de um negócio. Para isso, levam em consideração dados financeiros, de vendas, de produção, entre outros. Com eles, é possível reconhecer pontos fortes e fracos e, assim, implementar ações de melhorias.

Por serem ferramentas indispensáveis, nós listamos os principais indicadores de negócio que um MEI deve acompanhar. Confira quais são!

1. Receita Bruta

Esse é um dos indicadores de negócio mais objetivos, pois é o total de dinheiro que uma empresa recebe vendendo seus produtos ou serviços. Para calcular essa métrica, é preciso somar os valores de todas as vendas realizadas em um determinado período.

É importante destacar que essa métrica não inclui descontos, impostos ou outras deduções, apenas o valor bruto das vendas. Assim, a Receita Bruta ajuda o MEI a entender a saúde financeira do negócio e a planejar as ações de maneira mais eficiente.

Além disso, esse dado é importante para realizar a Declaração Anual de Faturamento do MEI, documento que deve ser enviado todos os anos para a Receita Federal, seu prazo de envio é até o dia 31 de maio.

2. Margem de Lucro Líquida

Essa métrica é o percentual do lucro que uma empresa obtém sobre sua Receita Bruta. Ela é calculada subtraindo todos os custos operacionais, incluindo despesas gerais, impostos e outros gastos, do valor total da Receita Bruta.

Então, para calcular a Margem de Lucro Líquida (ML), é só dividir o Lucro Líquido (LL) pela Receita Bruta (RB). Em seguida, multiplique o resultado por 100. Assim, você conseguirá avaliar a rentabilidade da sua empresa e a sua capacidade de gerar lucro a partir das suas vendas.

Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.

3. Ticket Médio

Trata-se da média do valor de cada compra realizada pelos clientes de uma empresa. Desse modo, o Ticket Médio é importante para avaliar a estratégia de preço e a eficiência das vendas. Para calculá-lo, basta dividir o valor total das vendas pelo número total de compras realizadas durante um determinado período.

Vale lembrar que esse indicador de negócio pode ser influenciado por vários fatores, como a estratégia de preços, oferta de produtos e serviços, estratégia de marketing e satisfação dos clientes.

4. Liquidez Corrente

Esse é um indicador que mede a capacidade de uma empresa de pagar suas dívidas de curto prazo com seus ativos correntes. É uma medida importante de solvência financeira da empresa. Então, para calculá-la, basta dividir o ativo corrente (que inclui caixa, contas a receber e estoques) pelo passivo corrente (dívidas de curto prazo, como empréstimos e contas a pagar).

Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

O resultado é uma razão que indica a capacidade do seu negócio de cobrir suas obrigações imediatas. Uma Liquidez Corrente saudável é indicativo de que a empresa está financeiramente estável e tem uma margem de segurança para lidar com imprevistos.

Como você viu, os indicadores de negócio são ferramentas fundamentais para que o MEI consiga melhorar a gestão da empresa. Como são cálculos fáceis e apontam informações valiosas, não deixe de acompanhar tais resultados.

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