O que é reserva financeira O que é reserva financeira

Entenda o que é reserva financeira e como fazê-la!

3 minutos para ler

Você sabe o que é reserva financeira? Ela nada mais é que uma quantia em dinheiro destinada apenas para casos de emergência. Ou seja, você não poderá usá-la para outros fins, como pagar aluguel, luz, água do seu negócio etc. Além disso, ela também pode ser destinada para você alcançar determinados objetivos.

A reserva financeira é de extrema importância para ajudar a superar dificuldades, sempre que elas aparecerem, sem comprometer o orçamento da empresa, reduzindo, assim, as chances de endividamento.

Levando isso em consideração, resolvemos ajudar você a montar a sua reserva financeira para não ter mais problemas com dinheiro. Confira estas dicas incríveis!

Faça um controle de contas

O primeiro passo para montar a sua reserva financeira é controlar as contas. Pode ser que isso não seja uma tarefa muito fácil, mas é importante fazer esse controle para criar uma reserva suficiente que vai lhe dar o suporte necessário no momento oportuno.

Sendo assim, avalie todos os seus gastos e identifique quais deles podem ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos. Os valores que “sobrarem” desse corte, podem ser destinados à sua reserva financeira.

Esse controle de entradas e saídas até pode ser feito por meio de planilhas, no entanto, o ideal é usar soluções tecnológicas para evitar erros que comprometem o seu fluxo de caixa. Além disso, ele permitirá que você saiba exatamente para onde os recursos do seu negócio estão sendo direcionados, facilitando, assim, a identificação de gargalos que comprometem o crescimento da organização.

Tenha um planejamento financeiro

Para que tudo saia conforme as suas expectativas, você precisa ter um planejamento financeiro. Nele, você listará todas as ações necessárias para montar uma reserva financeira eficiente.

Comece verificando quanto precisará guardar por mês para alcançar tal objetivo. Em seguida, analise o que precisa ser feito para montar a reserva, indo além do corte de custos.

É claro que pode acontecer de algo dar errado, mas com um planejamento enxuto ficará muito mais fácil de identificar o erro e corrigi-lo.

Defina metas

As metas são importantes porque elas permitem que você chegue ao seu objetivo final e não fique “andando em círculos” sem saber onde está errando. Com metas bem definidas é possível manter os pés no chão e ver resultados em suas ações.

No entanto, vale destacar a importância de definir metas que estejam de acordo com a realidade da sua empresa. Do contrário, você corre sérios riscos de não cumprir com o que foi estipulado e, consequentemente, se frustrar por isso.

Agora você já sabe o que é reserva financeira! Por meio dela será possível conquistar seus objetivos com mais facilidade, evitar o endividamento e manter a sua empresa segura financeiramente mesmo diante de um imprevisto. Convenhamos, quando o problema envolve dinheiro, fica muito mais difícil encontrar uma solução rápida, certo? Porém, com a reserva financeira isso não será mais um empecilho.

Essas dicas foram úteis para você? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e tenha acesso a mais conteúdos ricos e interessantes diretamente no seu e-mail, o quais ajudarão a melhorar a gestão do seu negócio!

Posts relacionados

2 thoughts on “Entenda o que é reserva financeira e como fazê-la!

Deixe um comentário