Fechamento do ano Fechamento do ano

Saiba como fazer o fechamento de métricas e metas do período!

3 minutos para ler

Fazer o correto fechamento do ano das métricas e metas é muito importante para evitar qualquer problema na empresa. Por meio desses dados, você consegue analisar como foi o desempenho das equipes, quais foram os principais gargalos ainda existentes no negócio e o que faltou para alcançar os objetivos traçados.

Dessa forma, é possível analisar os pontos fortes e fracos da empresa, e trabalhar para que o próximo ano seja ainda mais produtivo e lucrativo, evitando os equívocos cometidos anteriormente.

Neste artigo vamos mostrar a você o que deve ser analisado ao fazer o fechamento de métricas e metas do período. Continue a leitura e confira!

Apure os impostos

A apuração dos impostos é indispensável para analisar o fechamento de métricas e metas do ano. A partir do momento que o gestor consegue ter em mãos informações organizadas a respeito dos seus tributos, ele consegue identificar se a tributação atual do seu negócio deve ou não ser mantida no próximo ano.

Essa é uma maneira legal de pagar menos impostos e, em alguns casos, a empresa pode até conseguir alguns benefícios fiscais. Por isso, é de suma importância analisar essas informações para começar a diminuir os custos da empresa sem burlar a lei.

Entregue as obrigações acessórias

A comprovação do pagamento em dia dos tributos é uma ação burocrática e demanda muito tempo dos colaboradores de uma empresa. No entanto, ela é de suma importância para garantir segurança ao gestor, que precisa fazer um controle rígido dos valores destinados ao fisco.

O fechamento do ano contribui para o controle e uniformização dos registros dessas informações, mantendo, assim, as obrigações acessórias em dia.

Realize a escrituração fiscal

Por meio da escrituração fiscal, o gestor tem a oportunidade de entender a movimentação dos produtos da empresa e o que compõe o seu estoque. Além disso, consegue entender o custo dos produtos, gerar os livros contábeis etc.

Essas informações são muito importantes para o fechamento do ano, uma vez que elas indicam quanto a empresa conseguiu produzir naquele período, descobrindo, assim, se as metas foram alcançadas ou não.

Analise oportunidades e melhorias 

Identificar quais são os pontos de melhoria de uma empresa é fundamental para começar o ano com o “pé direito”. Isso porque você consegue elaborar estratégias mais eficientes para eliminar problemas que prejudicam não só as vendas, mas também o relacionamento com o seu cliente final.

Além disso, com o fechamento de métricas e metas, existe a possibilidade de identificar oportunidades que podem até mesmo se tornar um diferencial competitivo importante para a empresa e, com isso, torná-la uma referência no seu segmento.

Entender os resultados do fechamento do ano é fundamental para melhorar a sua tomada de decisão, uma vez que isso ajudará a empresa a aproveitar mais oportunidades e direcionará melhor o uso de seus recursos.

Por fim, você notará que os resultados melhorarão naturalmente — principalmente com o uso da tecnologia —, pois ao identificar todas as informações deste artigo, ficará muito mais fácil solucionar os problemas de maneira eficiente.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo para que possamos ajudar você!

Posts relacionados

Deixe um comentário