7 dicas para a criação de uma proposta de valor incrível para a empresa

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A proposta de valor nada mais é que uma prática que visa levar ao seu potencial cliente uma ideia concisa, clara e transparente a respeito de como determinado produto ou serviço será relevante para ele. Definir essa ideia é essencial para iniciar um novo negócio.

Com uma proposta de valor bem definida, a empresa consegue fortalecer a sua marca no mercado, mostrando ao seu público-alvo por que o seu empreendimento é o ideal para solucionar o problema dele —, e não os seus concorrentes.

Neste artigo, apresentamos 7 dicas para a criação de uma proposta de valor incrível para a sua empresa. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

1. Considere a estrutura

Ao realizar a sua proposta de valor, você precisa estar atento à seguinte estrutura:

  • título: ele deve conter no máximo duas frases curtas, as quais precisam simplificar as vantagens oferecidas pelo seu negócio em comparação à concorrência. É nesse momento que a atenção do potencial cliente deve ser conquistada. Portanto, o título precisa ser criativo e impactante;
  • subtítulo: ele deve conter de duas a três linhas. O subtítulo é responsável por apresentar o que a empresa faz, mostrar para quem o seu produto ou serviço é destinado e abordar as principais vantagens oferecidas aos clientes;
  • bullet points: fazer uso dos bullet points para organizar os benefícios oferecidos pelo seu negócio também é muito importante. Aqui, você deverá dispor, em listas, cada vantagem para facilitar a leitura e criar um destaque visual;
  • imagens: ao falar da sua proposta de valor, você precisa investir em boas imagens. Elas são indispensáveis para chamar a atenção das pessoas, ilustrando as ideias que foram apresentadas no seu texto.

2. Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é essencial para oferecer a ele uma solução eficaz e que vá direto ao encontro de suas necessidades e objeções. Dessa maneira, o público enxergará valor em sua proposta e entenderá que ela é realmente relevante.

Para criar uma proposta de valor de interesse do seu público, é preciso alinhar a linguagem utilizada para se comunicar de maneira próxima, melhorando, assim, o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Algumas características importantes que devem ser consideradas nesse momento são:

  • faixa etária;
  • hábitos de consumo;
  • gênero;
  • nível de escolaridade, entre outros.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil de criar uma proposta mais atrativa para quem tem interesse por seus serviços ou produtos.

3. Observe os concorrentes

A sua proposta de valor precisa diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes. Sendo assim, oferecer algo similar é dar “um tiro no próprio pé”. Portanto, nesse momento, você precisa observar a sua concorrência, analisar o que eles oferecem e oferecer algo melhor, que supere as expectativas dos seus consumidores.

Os pontos de melhorias que serão identificados nesse momento o ajudarão a entender melhor as necessidades dos seus potenciais clientes e, assim, a colocar estratégias mais eficientes em prática para não apenas atraí-los, mas também fidelizá-los. Com essa medida, os seus resultados tendem a ser melhores, o que ajuda a sua empresa a se destacar no mercado.

4. Esteja atento à linguagem

Para conseguir expressar adequadamente a sua proposta de valor, a sua linguagem precisa ser clara e objetiva. Sem enrolações e promessas vazias. Também é importante que esse tipo de linguagem se estenda à abordagem dos seus clientes, a fim de criar um melhor relacionamento de confiança entre consumidor e empresa.

O tipo de linguagem utilizada vai depender do perfil do seu público-alvo. Por exemplo, se a sua empresa fala com profissionais do mercado financeiro, a linguagem precisa ser mais formal.

Agora, se o seu público-alvo é mais jovem, a linguagem informal será mais bem interpretada. Isso é importante analisar porque é a linguagem que conectará os seus potenciais clientes com a sua proposta de valor.

5. Acrescente os benefícios do produto

O que faz a sua proposta de valor ser mais interessante que a do seu concorrente? Nesse momento, você precisa acrescentar os benefícios do seu produto ou serviço, mas, ao mesmo tempo, eles não podem ser atributos comuns, ou seja, é preciso apresentar um diferencial. Aqui, qualquer detalhe pode fazer toda a diferença na hora de atrair o consumidor.

Alguns exemplos de benefícios que merecem ser destacados são:

  • atendimento personalizado;
  • comodidade;
  • frete grátis;
  • segurança, entre outros.

Aquela análise da concorrência feita anteriormente ajudará bastante nesse quesito, pois com base em dados reais você poderá tomar decisões mais prudentes.

6. Apresente sua proposta de valor de várias formas

Após concluir a sua proposta de valor, você precisa apresentá-la ao seu público-alvo. Sendo assim, busque por boas alternativas de comunicação. Você pode fazer uso de figuras, textos em mídias sociais, vinhetas e infográficos. Quanto mais interessante a sua mensagem for, maiores são as chances de seus potenciais clientes se conectarem a ela.

A sua equipe de vendas também precisa saber como apresentar a sua proposta de valor ao atender um cliente, pois cada contato é uma oportunidade que a sua empresa tem de reforçar por que o seu produto ou serviço deve ser sempre a preferência do seu consumidor.

7. Mantenha as promessas

Não existe nada mais frustrante para o consumidor que não receber aquilo que lhe foi prometido. Portanto, cuidado! Enganá-lo ou exagerar na promessa não é algo interessante para a imagem do seu negócio. Por isso, na hora de definir suas promessas, é importante analisar com cuidado o quanto você pode realmente entregar.

Manter as suas promessas é fundamental para que os seus clientes não se tornem detratores da sua marca. Com esse grau de insatisfação, muitas outras pessoas serão alcançadas por uma mensagem ruim da sua empresa, o que dificultará a atração de novos consumidores.

Sem uma proposta de valor bem definida, a sua empresa não conseguirá se destacar no mercado e, ainda, não conseguirá criar, inovar, nem mesmo reinventar o seu negócio para otimizar os seus resultados. Definir uma proposta de valor atraente é um dos primeiros passos para alcançar o sucesso!

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