Crédito para capital de giro Crédito para capital de giro

Entenda como conseguir crédito para capital de giro!

4 minutos para ler

Pagar contas, fornecedores, funcionários e tributos, em tempos de crise, é um verdadeiro desafio. Afinal, nem sempre sobra dinheiro suficiente para todas as obrigações, não é? Por isso, todo negócio deve ter uma reserva. Quem não tem, precisa recorrer ao crédito para capital de giro.

Existem algumas alternativas para garantir que os empreendedores obtenham os valores necessários para quitar despesas do dia a dia. Apesar disso, é preciso ter em mente que o capital de giro é importante para o sucesso do negócio. Assim, manter um bom planejamento financeiro é primordial. 

Confira em nosso post as principais estratégias para garantir essa reserva e mantenha todas as contas em dia!

Entenda a importância do planejamento financeiro

Ao empreender, é importante entender que o retorno não será imediato. Afinal, os investimentos (em mercadorias, espaço físico e/ou digital, funcionários etc.) são necessários antes mesmo do início das atividades. 

Todo negócio precisa contar com uma reserva financeira, que sustente as contas até que a empresa atinja o ponto de equilíbrio (quando o investimento inicial se paga) e comece a lucrar. Esse valor é o capital de giro, que deve fazer parte do planejamento.

Um exemplo da sua importância surgiu logo no início da pandemia, quando as medidas sanitárias determinaram o isolamento social em praticamente todo o país. De portas fechadas, as empresas precisaram se reinventar e encontrar outros meios de chegar aos clientes. Quem tinha essa reserva financeira, certamente, se saiu melhor.

Em qualquer momento, o capital de giro é essencial — afinal, sempre podem surgir imprevistos que prejudiquem a operação e comprometam a contabilidade e a liquidez. Existe, inclusive, uma fórmula básica para calcular qual o seu capital de giro:

  • capital de giro = contas a pagar – (contas a receber + valor de estoque)

Saiba como obter crédito para capital de giro

Se a sua empresa está com as contas estranguladas e sem capital de giro, existem algumas alternativas, confira!

Investimento próprio

Essa deve ser a primeira alternativa para quem não deseja recorrer a linhas de crédito e arcar com os encargos financeiros. Se você ou os sócios da empresa têm economias, é possível fazer um aporte para capital de giro da organização.

A possibilidade só não é válida se a reserva estiver aplicada em algum fundo com rentabilidade superior aos juros de um possível crédito.

Renegociação de dívidas

Ao renegociar dívidas (inclusive tributárias), é possível diluir os custos da empresa, o que possibilita uma sobra para uso no cotidiano.

Antecipação de recebíveis 

As instituições financeiras conseguem antecipar os valores que a empresa tem a receber, como boletos, cheques e cartões de crédito. Porém, cobram juros, que podem ser bastante elevados e comprometer a lucratividade. Tenha atenção a isso!

Empréstimo

Assim como a opção de antecipar os recebíveis, os empréstimos podem ter juros elevados, que comprometem a rentabilidade do negócio. Então, caso essa seja a única alternativa, é importante pesquisar bastante antes, para escolher a instituição financeira com taxas menores. 

Confira outras estratégias

Como você percebeu, o capital de giro é essencial para o bom desempenho de sua empresa e para evitar gargalos em tempos de crise. Sempre que possível, é melhor não recorrer às opções de crédito, pois os juros costumam ser elevados, o que também compromete a competitividade de sua empresa. 

Para manter a saúde financeira, é recomendado controlar o fluxo de caixa, mapeando todas as entradas e saídas de dinheiro e adotando ações para redução de custos, como o uso de tecnologia para otimizar os processos internos. 

Quer evitar que a sua empresa fique no sufoco? Existem alternativas para não precisar buscar crédito. O Sebrae Alagoas oferece várias ferramentas para ajudar as micro e pequenas empresas a melhorarem sua gestão e resultados.

Quer saber mais? Então confira os detalhes do Programa Orienta Crédito!

Posts relacionados

Deixe um comentário