planilha de controle de contas planilha de controle de contas

Tudo que empreendedores precisam saber sobre acesso a crédito

7 minutos para ler

Abrir um negócio próprio e mantê-lo funcionando é uma tarefa estimulante e desafiadora, mas custa dinheiro. Os empreendedores precisam se preocupar com investimentos, prazos e ainda manter uma planilha de controle de contas condizente com o que está sendo feito.

Uma das formas de investir para expandir o negócio é obter acesso ao crédito. Neste post, falaremos sobre como ele funciona, as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos empresários e como o Sebrae pode ajudá-lo nessa jornada. Boa leitura!

Como funciona o acesso ao crédito para empreendedores?

Quando estão precisando de um aporte financeiro para fazer a empresa crescer, os empreendedores podem recorrer a recursos de terceiros para expandir o negócio. Dessa forma, uma boa opção é buscar o auxílio de instituições financeiras tradicionais, como bancos e cooperativas de crédito, e as fintechs.

A principal forma de acesso, utilizada pelos microempreendedores individuais, por exemplo, é o microcrédito. Trata-se da concessão de empréstimos a profissionais formais ou informais, geralmente até R$ 20 mil.

O principal diferencial do microcrédito é a simplicidade do acesso e o baixo de valor de cada operação, o tornando uma boa opção de captação de recursos de terceiros pelos empreendedores individuais.

Além disso, outras opções de acesso são cooperativas de crédito (instituições financeiras sem fins lucrativos formadas por cooperados que também atuam como acionistas) e o pedido direto às fintechs, startups que oferecem empréstimos e serviços financeiros.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos empreendedores?

Agora, entenderemos um pouco dos desafios enfrentados pelos empreendedores.

Pouco dinheiro para iniciar as atividades

Um dos problemas é que quem está começando a empreender geralmente não conta com um caixa alto, capaz de cobrir despesas extras imprevistas no inicio do negócio. Assim, os empreendedores recorrem a linhas de crédito, empréstimos e outras possibilidades oferecidas pelas instituições financeiras.

Contudo, raramente essas instituições concedem crédito aos iniciantes do mercado — um dos motivos é que os solicitantes costumam disponibilizar poucas informações que demonstrem segurança para os credores. Além disso, com juros altos, os empréstimos bancários, acabam desencorajando muitos empresários.

Exigências burocráticas

Os bancos também costumam dificultar a liberação de valores para quem tem pouco tempo de atividade no mercado ou não está com suas finanças organizadas, ao impor exigências altamente burocráticas, minando a paciência dos solicitantes.

Como muitos empreendedores precisam pagar despesas já realizadas, eles acabam se sujeitando a condições desvantajosas — como juros altos, que comprometerão o caixa por muito tempo.

Para os pequenos negócios, é ainda mais difícil garantir a sustentabilidade quando eles precisam correr atrás de instituições financeiras e cooperativas de crédito em busca de auxílio financeiro para sobreviver à crise.

Isso porque os bancos buscam garantias reais de que aquela instituição conseguirá sobreviver por um tempo maior, o que é especialmente difícil para os pequenos negócios. Por isso, as instituições exigem a apresentação de muitos documentos, projeções, relatórios, certidões, tornando o processo ainda mais complicado.

Como conseguir crédito?

Agora, falaremos dos principais passos para aumentar as suas chances de obter crédito.

1. Organize as contas

Antes de tudo, mapeie as suas contas e entenda as necessidades do negócio. Você precisa comprar equipamentos ou contratar mais pessoas? Esse tipo de questão ajudará no planejamento.

2. Saiba o objetivo do crédito e o valor

Antes de buscar o acesso ao crédito, é necessário entender se o dinheiro buscado será aplicado em capital de giro ou investimento direto, por exemplo. Isso facilita o planejamento e garante um foco para o empreendedor.

3. Mantenha bom relacionamento com a instituição financeira

Para manter um bom relacionamento com as instituições que fomentam o crédito, é fundamental ter um histórico de bom pagador. Busque quitar pagamentos pendentes para mostrar às instituições que a sua empresa honra com os compromissos.

4. Tenha um cadastro sem restrições

Essa dica se relaciona diretamente à anterior: ter um nome limpo, sem o acúmulo de outras dívidas, é muito importante para que o seu negócio seja bem visto pelas instituições — tanto as tradicionais como as opções mais modernas, como fintechs.

5. Ofereça garantias

As instituições financeiras costumam solicitar garantias de crédito antes de conceder um empréstimo. Elas se dividem entre diferentes tipos, sendo que alguns dos mais comuns são:

  • aval, uma garantia pessoal de quitação da dívida. Uma pessoa, física ou jurídica, fica responsável pelo pagamento.
  • alienação fiduciária, que implica na transferência de propriedade de um bem móvel para a instituição financeira.
  • hipoteca, no qual o tomador oferece um bem imóvel. O direito de posse da propriedade só volta ao empreendedor quando a dívida é liquidada.

Essas modalidades podem ser oferecidas para facilitar o acesso ao crédito e facilitar a expansão sustentável do negócio.

6. Disponibilize informações contábeis verdadeiras

O interessado em garantir o acesso ao crédito deve tomar cuidado para disponibilizar informações contábeis que façam jus à situação financeira do negócio. Isso é importante até mesmo para evitar uma quebra de contrato em relação à instituição financeira.

7. Tenha um bom plano de negócios

O plano de negócios é um documento utilizado para demarcar os objetivos de um negócio e quais são as etapas que devem ser cumpridas para que as metas sejam alcançadas. Dessa forma, o empreendedor consegue registrar, por escrito, as prioridades — diminuindo riscos e incertezas.

Portanto, antes de abordar as instituições financeiras, defina um bom plano de negócios. O próprio ato de construi-lo será importante para estabelecer prioridades precisas.

8. pesquise as instituições financeiras

Por fim, pesquise as opções e escolha abordar aquelas que ofereçam as melhores opções, de acordo com suas necessidades. Para isso, não deixe de conferir tanta as instituições financeiras tradicionais, como bancos e cooperativas de crédito, como as novíssimas fintechs.

Como o Sebrae pode ajudar?

Além dos seus estudos sobre o tema, sempre buscando ajudar os empreendedores, o Sebrae conta com um programa especial, o Crédito Assistido. Por meio dele, acompanhamos o solicitante em todas as fases da operação de crédito. Inclusive, é possível consultar nossos conteúdos e informações necessárias para que o procedimento seja o mais consciente possível.

O programa conta com orientações em três etapas cruciais: pré-crédito, pós-crédito e uma parte final, dedicada a informar o empreendedor sobre tudo o que é preciso para manter as suas parcelas em dia.

Com nossos conteúdos, você entenderá como pesquisar as linhas disponíveis e realizar um comparativo entre elas, por exemplo. Assim, será bem mais fácil manter uma planilha de controle de contas atualizada e organizada. Além disso, não deixe de conhecer o Orienta Crédito, um programa de orientação do Sebrae.

Gostou do artigo e quer entender mais sobre meios de buscar dinheiro para manter o seu empreendimento? Então, aproveite a visita e leia o nosso post sobre a diferença entre financiamento e empréstimo!

Posts relacionados

Deixe um comentário