controle financeiro controle financeiro

Controle Financeiro: saiba mais sobre a sua importância e por onde começar

3 minutos para ler

Se a empresa fosse o corpo humano, o controle financeiro seria o sangue, isso é, uma das partes mais vitais do negócio. Em tempos desafiadores, esse domínio se faz ainda mais necessário e deve ser feito de forma eficiente.

Muitas vezes, no meio das diversas tarefas de uma empresa, o gestor encontra obstáculos para a estruturação de processos de inspeção e de análise cuidadosas. Porém, para manter a saúde do negócio e possibilitar seu crescimento, o controle do faturamento, dos gastos e das despesas devem ser priorizados.

A seguir, comentamos sobre controle financeiro, sua importância e como começar a organizar esse processo para benefício de sua empresa. Acompanhe!

Criar e estruturar um fundo de reserva

O fundo de reserva é uma forma de evitar imprevistos e mesmo a falência da empresa. Estruturar esse fundo requer uma análise minuciosa do capital de giro do negócio e planejar os gastos do período.

A previsão orçamentária é um dos passos para que você tenha mais controle dos gastos. Caso tenha dívidas e poupar se torne um desafio ainda maior, identifique formas de não iniciar novas despesas, pagar as que já existem e viabilizar o resguardo de reservas.

Fazer um bom planejamento financeiro e fiscal

O planejamento financeiro permite que você controle o caixa da empresa para registrar a origem das despesas e da receita. O controle do fluxo de caixa garante que você entenda suas contas e descubra formas de economizar, evitar novos gastos, que faça projeções de investimentos e para o fundo de reserva.

Controlar tributos, isto é, realizar planejamento fiscal, também é válido não apenas para manter a regularidade perante a Receita Federal, mas para evitar taxas e tributações desnecessárias e potencializar a margem de lucro.

Fazer auditorias esporadicamente

Auditorias são processos de inspeção utilizados por grandes empresas para identificar se a sistemática adotada está caminhando devidamente para conquistar selos de qualidade. Podem ser feitas internamente, pela gerência, ou por empresas parceiras e especializadas em controle de qualidade.

Quando feitas esporadicamente, as auditorias podem avaliar a necessidade de modificar tarefas e refinar procedimentos, melhorando o controle interno e evitando falhas e desvios, de modo a mapear e padronizar as boas práticas.

Criar projeções de resultados

Quando estruturar o seu planejamento estratégico e financeiro, estabeleça objetivos específicos e realistas para serem cumpridos dentro de um período determinado. Por meio de projeção, você vai se dedicar e criar ações para estimular o cenário e a equipe a se engajar para conquistar os resultados.

É evidente que, antes de elaborar uma projeção de resultados, convém estudar o cenário econômico e analisar o fluxo de caixa dos últimos meses. Promova as simulações a partir do faturamento e faça estimativas sensatas e apropriadas à sua realidade.

Manter uma boa organização dos custos e das receitas, conciliando-os ao planejamento da empresa, é fundamental para um bom controle financeiro empresarial e consequente o crescimento do negócio.

Conte com o Sebrae Alagoas para auxiliá-lo no processo de controle financeiro, entender se as finanças estão sendo bem aproveitadas e se estão sendo investidas no lugar certo! Acesse nosso blog e acompanhe nossos conteúdos.

Posts relacionados

Deixe um comentário