Como fazer pós-venda Como fazer pós-venda

Confira como fazer pós-venda de respeito na sua empresa!

8 minutos para ler

O cliente encontra a loja, pesquisa a reputação do negócio e, caso tenha boas referências, entra em contato. Depois disso, ele fecha uma compra e utiliza efetivamente o produto (ou serviço) adquirido. Fim da história? Caso a sua empresa sinta que essa interação está totalmente finalizada, é hora de repensar as suas práticas.

Por isso, preparamos um post sobre como fazer pós-venda e como esse processo se tornou uma tremenda vantagem competitiva. Também mostraremos as melhores maneiras de conduzi-lo, colher bons resultados e ainda aproximar o consumidor da sua marca. Siga a leitura!

O que é um pós-venda?

Como o próprio nome sugere, o pós-venda é um processo que se inicia logo após o fechamento de uma negociação. O principal objetivo é estreitar o relacionamento e acompanhar a interação do cliente com o produto.

Com um pós-venda bem-feito, a empresa aumenta as suas chances de fidelizar esse consumidor, já que ele se sentirá amparado pela organização. Afinal, nada pior do que comprar algo e não conseguir contatar a empresa caso o produto (ou serviço) que compramos apresente problemas.

Qual é a sua importância?

Para destacar a importância da realização de um pós-venda de alto nível, nada como destacar os benefícios específicos dessa prática. Vamos conhecê-los.

Presença mais forte no mercado

A empresa se estabelece no mercado como uma organização inovadora, que se preocupa com o bem-estar dos clientes mesmo após as transações. Isso é uma vantagem competitiva importante, já que nem toda companhia consegue (ou está disposta) a manter um acompanhamento completo dos seus consumidores.

Fidelização de clientes

Uma das maiores vantagens de um pós-venda de respeito é a fidelização dos consumidores. Isso ocorre porque as ações desse processo se concentram em oferecer uma experiência completa e recompensadora para os clientes — em vez de simplesmente cessar o contato após a negociação.

Além disso, por ser ainda uma técnica recente, nem todas as empresas apostam nessa estratégia. Isso torna o pós-venda uma vantagem competitiva relevante: com esse processo, a companhia aposta em ações efetivas para suprir as necessidades dos clientes, não se limitando a um discurso genérico de amparo aos seus consumidores.

Aumento de vendas

O aumento de vendas é uma consequência lógica da fidelização dos consumidores. Isso porque clientes fidelizados voltarão a comprar em sua loja, acompanhá-la nas redes sociais e até mesmo apresentá-la aos familiares e amigos.

Como se não bastasse, as estratégias de pós-venda também podem ser enriquecidas práticas com as vendas cruzadas, por exemplo. Dessa maneira, a empresa consegue ajudar os seus consumidores a complementar os produtos já adquiridos ou até mesmo buscar versões melhores de itens que elas já possuem.

Desse modo, ao oferecer um bom pós-venda aos seus clientes, a empresa faz com que eles tenham um novo contato com o seu catálogo de serviços e produtos. Isso também ajuda a elevar as vendas, principalmente se a companhia aproveitar a oportunidade para apresentar as novidades no acervo.

Coleta de dados no atendimento

As técnicas de pós-venda também ajudam os colaboradores a refinar o entendimento que eles têm sobre o público fidelizado. Com esse conhecimento, será mais fácil oferecer soluções personalizadas e atender às necessidades dessas pessoas.

Melhora na satisfação dos consumidores

Quando a empresa reforça os laços com os seus consumidores, a satisfação dessas pessoas com o negócio tende a aumentar naturalmente. Assim, temos um ciclo bastante saudável para todos: a companhia busca os clientes, que passam a se sentir bem-atendidos e a comprar mais.

Com isso, aumenta as chances de que esses clientes fidelizados se tornem promotores da marca. Eles não só apresentarão os seus produtos para familiares e amigos, mas também compartilharão suas boas experiências nas redes sociais.

Como fazer pós-venda de respeito?

Agora, mostraremos os principais passos para fazer um excelente trabalho de pós-venda e se manter no radar dos clientes.

Aplique um follow-up

O pós-venda não precisa ser resumido a apenas um contato com o cliente. Para que a estratégia seja efetiva, é preciso cuidar do relacionamento com o cliente e manter-se por perto. Uma maneira de conseguir isso é a aplicação do follow-up.

O termo em inglês pode ser adaptado para o português como “Acompanhamento”. Assim, fica mais fácil de entender como aplicá-lo. Não hesite em perguntar ao consumidor sobre o produto adquirido, se ele atendeu às expectativas ou se aquela pessoa precisa de alguma outra coisa.

Outra boa ideia é pedir uma avaliação honesta que englobe não só a mercadoria adquirida, mas também toda a experiência de compra. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa de opinião mais detalhada ou até mesmo com um formulário no site que questione de, 0 a 10, a nota que ele daria para a companhia.

Demonstre interesse pelo cliente

Você realmente entende sobre os desejos e as dores do seu cliente ideal? Pesquisa seus interesses e suas necessidades? Caso a resposta seja negativa, não se desespere: uma maneira infalível de obter essas respostas é efetivamente escutar o que ele tem a dizer.

Isso pode ser feito tanto por posts nas redes sociais (algo como “O que achou do nosso novo produto? Deixe o seu comentário!”) ou até mesmo por meio de pesquisas mais completas de opinião. Ambos são ótimos meios de realmente conhecer essas pessoas, suas necessidades e demandas.

Se preocupar com o bem-estar dos clientes não é apenas uma maneira de vender mais, mas também um modo que a empresa pode explorar para mostrar que realmente se preocupa com ele. Esteja disponível!

Lembre-se de datas especiais

Todo mundo gosta de ser lembrado com carinho no dia do próprio aniversário. As empresas podem explorar esse sentimento de uma forma mais humanizada, oferecendo promoções e cupons nessa data especial.

Desse modo, ela marca presença em duas frentes: mostra ao cliente que a organização se lembrou do aniversário e ainda se mantém no radar desse consumidor. Além disso, descarte a possibilidade de oferecer brindes ou amostras grátis.

Você já deve ter se deparado com alguma postagem, nas redes sociais, que mostrava um consumidor fidelizado contente com o reconhecimento de sua loja favorita, certo? Lembrar-se de datas especiais é uma maneira de fazer com que a empresa mencionada seja a sua.

Dê descontos

Você não precisa esperar as datas especiais para oferecer descontos atrativos. Afinal, eles são uma maneira de manter o consumidor por perto e presentear aqueles que confiaram nos seus produtos. Por isso, não deixe de oferecer a ele ofertas exclusivas para incentivá-los a comprar mais.

Os clientes agraciados ainda passarão a notícia para a frente, o que aumenta as possibilidades de que a empresa acabe fidelizando mais pessoas. Com um desconto pós-venda, a empresa mostra não só que não se esqueceu daquele consumidor, mas também que consegue oferecer produtos que complementem suas compras anteriores.

Como a tecnologia pode ajudar no processo?

Empresas podem utilizar algumas soluções tecnológicas interessantes para turbinar o seu processo de pós-venda. Um exemplo é a utilização de e-mail marketing. Por meio dele, a companhia consegue enviar conteúdos interessantes, para as pessoas certas, no momento adequado.

Além disso, também é possível realizar a automação de tarefas de marketing, isto é, a utilização de softwares e outras tecnologias para agir em larga escala e melhorar os resultados das ações conduzidas pelos colaboradores. Alguns exemplos são Hubspot Marketing e a RD Station.

O Big Data também é uma ótima opção, já que as ferramentas de análise de dados são capazes de pesquisar o histórico digital da empresa e traçar padrões para mapear preferências e demandas. Não deixe de ler o nosso post sobre essa tecnologia.

Agora que você sabe como fazer pós-venda, já pode otimizar as práticas dentro da sua empresa. Uma boa ideia é aliar o interesse pelo cliente com tecnologias bem escolhidas. Dessa forma, você obtém o melhor dos mundos: aumento nas vendas, níveis maiores de satisfação e automação de tarefas.

Posts relacionados

Deixe um comentário