Gestão de equipes Gestão de equipes

4 dicas para fazer uma boa gestão de equipes!

3 minutos para ler

Fazer uma boa gestão de equipes consiste em extrair as habilidades dos colaboradores para conquistar resultados para a empresa. A capacidade de gerir um time possibilita fazer com que a equipe trabalhe de forma colaborativa e engajada, sejam funcionários que atuem em tempo integral, sejam estagiários ou freelancers.

Um dos grandes benefícios da gestão de pessoas é minimizar o turn over, isso é, a rotatividade que impede a construção de equipes, a continuidade dos processos e a formação de uma cultura organizacional.

A seguir, algumas dicas para fazer uma boa gestão de equipes e liderar seus funcionários rumo ao sucesso da empresa!

1. Mantenha um bom diálogo com a equipe

Uma equipe que dialoga entre si e com as lideranças têm maiores oportunidades de testar novas ideias, realizar ações inovadoras e apostar na criatividade para criar soluções para os seus clientes, resolver problemas que impedem a entrega de produtos ou serviços de qualidade e sugerir novos processos.

Reuniões e eventos com a equipe são uma forma de promover o debate de ideias e a participação de todos nas decisões da empresa. Procure ouvir cada colaborador e mostrar-se aberto às suas sugestões. Afinal, eles estão na linha de frente, atendendo clientes e têm uma experiência diferente da sua como gestor do negócio.

2. Entenda as habilidades de cada colaborador

Muitas vezes, um colaborador inicia o trabalho numa função, mas começa a se destacar em outra, quando tem a oportunidade de explorar suas habilidades. Em agências de publicidade, por exemplo, muitos redatores demonstram talento no contato com o cliente e acabam se tornando executivos de contas ou passam a atuar no atendimento.

Enxergar a real aptidão dos colaboradores faz com que você ofereça novas oportunidades para sua equipe. A possibilidade de obter um plano de carreira motiva as pessoas a almejar um futuro dentro da empresa e a investir sua energia em seu crescimento dentro da própria organização.

3. Forneça e solicite feedbacks para melhorar a gestão

Estruturar um modelo de feedback garante que todos — empresa e equipe — entendam os resultados que estão sendo alcançados e os aspectos que podem ser aprimorados. Funciona como um esquema de alinhamento de expectativas e de viabilização do progresso.

Caso haja alguma insegurança da parte da equipe em relação a feedback, possibilite que ocorra um processo de duas vias, ou seja, que os colaboradores possam opinar sobre a dinâmica de trabalho na empresa. Garanta também que os elogios façam parte desta troca.

4. Saiba como manter a equipe motivada

Apostar em um ambiente repleto de harmonia e respeito mútuo é uma forma de motivar a equipe. Quando estão satisfeitos com suas posições, sentem-se parte de um time e que suas opiniões e ideias são consideradas nas decisões do negócio, os colaboradores atuam com muito mais afinco buscando o sucesso da empresa.

Muitos gestores encontram dificuldade de enxergar a motivação na equipe, no entanto realizam poucas ações para modificar essa realidade. Nossa sugestão é apostar em relacionamento e alinhamento de expectativas para que o time esteja sempre coeso e conectado com o propósito da empresa.

O que achou das dicas para fazer uma boa gestão de equipes? Acredita na viabilidade delas para o seu negócio? Conte para gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário