Influenciadores digitais: você sabe quando trabalhar com eles?

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Você certamente já ouviu falar em influenciadores digitais. Com o crescimento das mídias sociais e as mudanças nos hábitos de consumo de informação, surgiram novas maneiras de divulgar marcas, produtos e serviços. Uma dessas novas estratégias de conversar com o público é por meio de parcerias com pessoas com poder de influência sobre a sua audiência.

Na prática, a ideia consiste em contratar alguém que seja relevante para seu público-alvo e para a divulgação online de seu trabalho. Como esse influenciador conhece as necessidades e interesses do segmento em que atua, normalmente é visto por seus seguidores como alguém confiável. Logo, as marcas e os produtos indicados conquistarão credibilidade e terão maior potencial de crescer financeiramente de forma efetiva.

Quer saber se essa alternativa é interessante para seu negócio e como escolher um influenciador digital de acordo com seu segmento de atuação? Acompanhe nosso post!

Saiba mais sobre os influenciadores digitais

Pessoas que se destacam no ambiente virtual, seja em redes sociais como Instagram ou Facebook, seja por meio de canais do YouTube, com uma grande quantidade de seguidores, acabam conquistando a confiança da audiência, que se identifica com as postagens e o estilo de vida. 

Em inúmeros casos, são pessoas desconhecidas do grande público, mas com grande poder de influência em um nicho específico. Quem não tem filhos nem trabalha com o público infantil não conhece alguns canais como o Bel Para Meninas (com 7,3 mil inscritos) ou o Planeta das Gêmeas (com 11,6 mil inscritos). 

Nesses dois canais, as crianças mostram seu cotidiano, propõem brincadeiras e desafios e, claro, vendem muitos produtos. De calçados infantis a bonecas e massinhas, as meninas acabam criando tendências entre o público infantil —  embora permaneçam desconhecidas pela maioria dos consumidores que não se interessam por esse assunto. 

Exemplos de influenciadores em diversas áreas não faltam. Você já ouviu falar do canal Ei Nerd, que tem 8,64 mil inscritos? Ou do Arquitêta, com nada menos do que 138 mil inscritos?

Provavelmente, quem não se interessa por filmes, games e cultura nerd ou por decoração, desenho e arquitetura não tem ideia de quem responde pelos canais. No entanto, ambos estão entre os vencedores de 2019 do Prêmio Influenciadores Digitais. Com seus conteúdos, criam tendências entre seus seguidores.

Os influenciadores alagoanos

Para quem foca no mercado de Alagoas, a opção para garantir o engajamento local é apostar nos youtubers regionais. Um dos perfis de mais sucesso é o do Edu, cujo Instagram é @paidasmarias, com 246 mil seguidores.

Voltadas a um outro perfil de público, as influenciadoras alagoanas Endy Mesquita, no segmento de design de moda, e Gabriela Sales, que faz sucesso com o canal e página Rica de Marré, também são destaques nas áreas de moda, beleza e tendências. 

Já o influencer Carlinhos Maia, o brasileiro com maior quantidade de visualizações nos stories, faz sucesso apostando no humor. Ele já participou de diversos programas de televisão e, hoje, alcança 12 milhões de visualizações em cada postagem, em média.

Existem pessoas que ganham fama na internet com dicas de moda, beleza, estilo de vida e nutrição, cinema e todo tipo de assunto. São conhecidas como influenciadores digitais, uma vez que sua audiência confia no que indicam. 

É muito mais fácil acreditar no que uma pessoa parecida com você (que poderia ser sua amiga) diz do que em uma marca que fala bem de si própria. Muitas empresas têm recorrido à contratação desses influenciadores para a divulgação de produtos justamente por entenderem essa nova dinâmica de marketing. 

Confira os benefícios dessa estratégia

Além de o público confiar na figura do influenciador, existem outros benefícios de contratar esse profissional para divulgar sua marca. Confira a seguir algumas vantagens.

Maior alcance

Como os influenciadores contam com uma grande audiência, sua marca e seus produtos serão divulgados para uma quantidade maior de pessoas

Lembre-se de que a audiência do influenciador digital costuma ser bastante engajada: confia no conteúdo produzido e o admira. Assim, a indicação de produtos é vista com credibilidade. 

Segmentação de público

Um aspecto interessante de optar pela estratégia de divulgação por meio de influenciadores é a segmentação. Quando você anuncia seu produto ou serviço em um jornal, revista ou mesmo televisão, está falando com um público muito mais amplo do que deveria. 

Para ilustrar, se você tem uma marca de produtos específicos para cabelos encaracolados, ao veicular um anúncio em uma revista de beleza, atingirá também pessoas que não se interessam por essa solução. Ao contratar uma blogueira que fale especificamente sobre dicas para cabelos cacheados, acertará diretamente no alvo.

Em outras palavras, é muito mais fácil segmentar o público escolhendo um influenciador que fale diretamente para ele!

Métricas mais simples

Outra vantagem de escolher essa forma de divulgação é o fato de que é mais fácil medir quem, de fato, viu seu produto. Em uma revista ou jornal impresso, não há como ter ideia do alcance, apenas da tiragem. 

Quando seu produto é divulgado por um influenciador, é possível mensurar exatamente o resultado por meio da inserção de um código no link divulgado pelo profissional, direcionando diretamente para seu site ou e-commerce, ou com o uso de ferramentas (como o Google Analytics). 

Mais canais de divulgação

Normalmente, um influenciador digital faz as divulgações em redes sociais, no YouTube e em páginas de blog. Com isso, sua marca acaba atingindo os públicos de todos esses canais e as postagens podem ser compartilhadas pelos seguidores, aumentando ainda mais o alcance.

Descubra como contratar um influenciador

Agora que você já entendeu as vantagens dessa estratégia de marketing, é fundamental saber também como contratar um influenciador alinhado a seu negócio e suas expectativas. 

O primeiro cuidado deve ser, logicamente, escolher alguém que tenha afinidade com seu produto ou serviço. Como já explicamos, cada influenciador fala diretamente a um público específico. Então, se sua empresa comercializa peças de vestuário, não adianta contratar alguém cujo público esteja interessado em games, concorda? 

Depois disso, dentro do seu nicho específico, considere o perfil desse influenciador. É importante que ele tenha os mesmos valores que a sua marca, acredite em seu produto e goste dele. Os seguidores se identificam com o estilo de vida do influenciador e só vão acreditar em uma marca com a qual tenham afinidade.

Como avaliar um influenciador?

Alguns pontos devem ser levados em consideração, como:

  • quantidade de seguidores;
  • estilo de vida afinado com a sua marca;
  • tipo de conteúdo produzido (o profissional é polêmico, sério ou divertido?). Avalie se a forma como as informações são transmitidas é interessante para o público;
  • entenda que, a cada dia, surgem novos canais e influenciadores diferentes. Assim, analise se realmente esse profissional tem potencial para criar bons conteúdos e não perder a audiência para outros que possam se destacar em função da originalidade. 

Como negociar com um influenciador digital?

Normalmente, esses influenciadores contam com uma assessoria que faz a intermediação do negócio. Nesse caso, solicite o mídia kit, que é o material de divulgação com várias informações, desde a quantidade de seguidores até cases de ações bem-sucedidas. Evite abordar a pessoa por meio de redes sociais, preferindo um contato formal por e-mail. 

Ao negociar valores, procure deixar claro que a parceria é benéfica para ambos, pois sua marca também agrega valor para o influenciador. Os valores podem ser cobrados de forma fixa, por exibição do post ou anúncio ou por peça feita (por postagem). Em qualquer situação, sempre formalize o que foi negociado em contrato. 

Agora que você já sabe mais sobre o trabalho dos influenciadores digitais, analise se essa estratégia de marketing é interessante para impulsionar seu negócio. E não esqueça que sua empresa precisa estar preparada para atender à nova demanda, que pode surgir rapidamente!

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