Como conseguir investidores Como conseguir investidores

Aprenda aqui como conseguir investidores para sua empresa!

3 minutos para ler

Você tem uma boa ideia, um cronograma de execução, planejamento comercial, de marketing e projeção financeira e está, inclusive, iniciando o desenvolvimento do empreendimento. Mas como conseguir investidores?

Para começar, é preciso saber qual tipo de investidor você deve procurar. Os mais comuns são os investidores-anjo, ou seja, empresários ou empresas dispostos a apostar em projetos em fase inicial. Os projetos que já têm uma carteira, um mercado definido ou modelo de negócio também podem contar com investidores-anjo.

No entanto, a maior dúvida é sobre como apresentar o projeto para o investidor e convencê-lo de que a ideia merece apoio. A seguir, damos algumas dicas para você estruturar sua ideia!

Tenha um plano de negócio detalhado

O plano de negócio é um recurso válido para que você entenda a viabilidade de próprio negócio. É uma ferramenta para convencer o investidor, mas, junto à estratégia, você ganha conhecimento sobre a própria ideia, sobre como ela pode ser relevante e sobre sua execução.

Esse é um passo que requer certa frieza e objetividade. Por mais que você seja encantado pela sua ideia, é preciso identificar as contradições e os aspectos que podem ser melhorados no projeto. Pense em possíveis objeções e argumentos negativos que podem surgir ao longo da apresentação e procure saídas para contestar ou apresentar alternativas.

Faça uma apresentação bem estruturada (e impressionante)

Apresentar um projeto, sobretudo com a finalidade de convencer alguém de que é viável e merece investimento, requer clareza na exposição e atenção aos detalhes. Ideias inovadoras e bem pensadas podem ser rejeitadas simplesmente por deslizes na apresentação.

Antes de abrir o Power Point, abra o Word ou, se preferir, pegue papel e caneta. Faça um roteiro da apresentação e revise quantas vezes forem necessárias. Em seguida, identifique formas de esclarecer determinados assuntos por meio de esquemas, tabelas, sistemas que tornem a informação tangível.

No ato de formatar as informações no Power Point ou na ferramenta que preferir, pense como alguém que não sabe de nada a respeito de sua ideia. Como pode surpreendê-la? Se utilizar ferramentas audiovisuais é um desafio para você, conte com o auxílio de um profissional.

Saiba como destacar a ideia

Toda ideia tem um algo a mais, um “plus”, um diferencial. Mas o que vai fazer o olho do investidor brilhar? A ideia é inovadora? Os participantes têm reputação destacada no setor? É um projeto altamente rentável? Construa, portanto, a sua apresentação valorizando esse aspecto, destacando a sua contrapartida para o empreendimento.

Muitas vezes, vai ser necessário conversar com alguém que possa ajudá-lo a identificar esse diferencial. Afinal, o projeto como um todo tem valor para você. Porém, exercite esse olhar estratégico e empreendedor sobre seu próprio trabalho. Ele é que vai abrir portas para você!

Colocar em prática essas estratégias de como conseguir investidores é fundamental para que você viabilize um projeto inovador, fazendo diferença para o seu futuro profissional, levando-o, portanto, para a próxima fase de sua carreira.

Participe de eventos e cursos disponibilizados pelo Sebrae e confira os materiais ricos no site!

Posts relacionados

Um comentário em “Aprenda aqui como conseguir investidores para sua empresa!

Deixe um comentário