Cerca de um milhão de empresas brasileiras fecham as portas a cada ano. Diversos motivos culminam nesse fato. Em geral, a falta de planejamento se destaca. Muitos empreendedores abrem as portas e tocam seus negócios sem delimitar metas e objetivos claros. Consequentemente, negligenciam a criação de uma boa estratégia de mercado.
Em um cenário concorrido, não se preparar para atender as demandas mutáveis do consumidor, que está cada vez mais conectado no digital, é sinônimo de correr riscos. Em adição a esse fato, é preciso lidar com as mudanças trazidas pela transformação digital, que impulsiona a inovação nas empresas.
Sem dúvidas, os desafios parecem extensos. Com o acesso às informações certas é possível contornar esses obstáculos e se manter ativo aos olhos do público.
Acompanhe o conteúdo e saiba mais!
O que é uma estratégia de mercado?
Antes de iniciar um negócio, é recomendado que empreendedores de qualquer área formulem o plano de negócios. Esse é o documento que trata da viabilidade da ideia, o que ajuda quem deseja abrir uma empresa a avaliar se ela faz sentido naquele mercado e se agrega valor às necessidades do público-alvo.
Montar esse panorama é fundamental. Ele permite que o dono da futura organização:
- entenda a relevância da ideia;
- organize os pontos iniciais necessários para um planejamento inteligente;
- tenha a base para uma boa estratégia de mercado em mãos.
Após abrir as portas, é essencial que o empreendedor encontre formas de se manter ativo em seu segmento, certo? A tendência é que ele enfrente uma forte concorrência — independentemente da área. Então, precisa saber como inovar, levando soluções mais personalizadas e alinhadas às dores do público.
A estratégia de mercado diz respeito a um planejamento estratégico e de longo prazo, que busca entender, delimitar e usar as vantagens competitivas do negócio ao seu favor. Assim, o negócio se mantém continuamente sustentável. Seu conjunto de ações visa a alcançar:
- metas de vendas;
- divulgação;
- construção de marca;
- passos positivos no crescimento do negócio.
Desse modo, a empresa pode não apenas se desenvolver de forma saudável, como também de maneira relevante.
Qual a importância de mudar a estratégia?
Ultimamente, os empreendedores podem perceber mudanças profundas no modo de vender e de consumir, especialmente em relação ao passado. Elas se relacionam, entre outros motivos, à era digital, que teve início na década de 1990 e levou o uso da tecnologia aos mais diversos setores. Tanto as empresas quanto os interessados em suas soluções precisaram se adaptar.
As alterações no comportamento do consumidor são rápidas. Elas exigem mudanças igualmente ágeis e que acompanhem a personalidade muitas vezes mutável de quem compra. É preciso avaliar a estratégia constantemente, de modo a conferir se ela está adequada às demandas do público e caminhando para atender seus objetivos de negócio.
Além disso, os clientes atuais buscam produtos voltados especificamente às suas necessidades. Esses altos níveis de customização os tornaram mais exigentes, o que pede que as organizações alterem suas abordagens e estratégias de forma a atendê-los.
Lembre-se: uma boa estratégia de mercado pode funcionar por um tempo. Isso não significa que ela continuará a ser interessante para sempre. É imprescindível avaliar periodicamente se os rumos tomados pela empresa estão caminhando conforme as necessidades do mercado, se mantendo relevante perante a concorrência.
Como entender se está na hora de mudar de estratégia?
O primeiro passo para compreender se é preciso alterar a estratégia é ter em mente que a cultura das empresas culminam rumo ao data driven (centrado em dados). É essencial pautar a tomada de decisão em dados — ao invés de achismos. A seguir, confira algumas sugestões e saiba quando mudar a abordagem!
1. Delimite metas e objetivos
Entender claramente em que cenário a empresa se encontra e onde deseja chegar – em curto, médio e longo prazo – é imprescindível no sucesso do negócio.
Uma equipe alinhada é uma das chaves no bom andamento dos processos internos. Ela impacta positivamente na entrega ao consumidor, que se torna mais satisfeito.
Para obter o alinhamento certo, reúna os gestores e líderes e documente as metas e os objetivos. Em seguida, oferte as ferramentas necessárias para que os colaboradores os cumpram dentro dos prazos e com facilidade.
2. Avalie os indicadores
Em 2020, o número de lojas exclusivamente virtuais subiu em mais de 40%. A migração para o digital é uma realidade e, conforme dito, é baseada em um termo central — dados. Os KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho) são aliados dos que desejam saber quando alterar os rumos da organização. Isso porque apresentam dados claros sobre a eficiência das estratégias online.
Acompanhar métricas como Taxa de Rejeição do site, ROI (Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento) e Taxa de Cliques é fundamental. No cenário offline, a mensuração de resultados também é importante. Assim, o empreendedor deve observar métricas de lucratividade, efetividade, turnover, ticket médio, entre outros.
3. Verifique o que os concorrentes estão fazendo
A prática do benchmarking, que consiste em avaliar os passos tomados pela concorrência, ganha cada vez mais espaço. Isso porque empresas do mesmo nicho tendem a ter semelhanças. É interessante colher dados que ajudem no crescimento do negócio, em especial, ao impedir que os concorrentes o ultrapassassem.
4. Acompanhe as tendências de mercado
É necessário analisar o comportamento do consumidor. Ele é o grande responsável por reger o mercado, sendo importante colocá-lo no centro de qualquer estratégia. É recomendado realizar pesquisas constantes, ler portais de notícia sobre a área de atuação e, é claro, ouvir atentamente o feedback dos próprios clientes.
Como a estratégia utilizada impacta nos resultados do negócio?
É simples perceber a importância de inovar a estratégia, certo? Isso não significa ser sempre preciso mudá-la radicalmente. Pelo contrário: ter um posicionamento de marca consistente, mas que se adapta às necessidades do público, é uma forma inteligente de planejar o negócio.
Ao unir solidez, uma cultura organizacional clara e a atenção às mudanças trazidas na Era Digital, a estratégia de mercado escolhida tenderá ao sucesso. Afinal, estará alinhada às mudanças no segmento, às demandas dos clientes e às metas e objetivos do negócio.
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