Projeção de vendas Projeção de vendas

Projeção de vendas: o que é e como fazer? Entenda!

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A projeção de vendas é uma ferramenta essencial para o planejamento financeiro de uma empresa, pois – através dela – o empresário consegue prever o volume de negócios que estão por vir.

As micro e pequenas empresas não devem traçar apenas planos de curto prazo. Os empreendedores precisam administrar suas empresas por meio de programações que forneçam informações para o futuro do empreendimento.

Pensando na importância desse tema, elaboramos este texto para explicar o que é a projeção de vendas, dar dicas para você implantar essa estratégia e demonstrar a sua importância.

Siga o artigo e boa leitura!

O que é projeção de vendas?

A projeção de vendas é o planejamento da entrada de receitas nos próximos períodos, uma previsão de quanto a empresa poderá faturar. A periodicidade pode variar, no entanto, o ideal é que seja realizada pelo menos entre três meses a um ano.

Esse planejamento não exige cálculos avançados, mas requer organização e conhecimento da movimentação dos negócios. Ele pode ser feito por meio de planilhas eletrônicas e, dependendo do tamanho do empreendimento, é interessante pensar em adquirir softwares para esse tipo de controle financeiro.

Como implantá-la no meu negócio?

A implantação da projeção de vendas requer o conhecimento de alguns passos para que seja elaborada com eficiência. Para obter sucesso, siga as recomendações que preparamos!

Busque o histórico de vendas

A grande vantagem de buscar o seu próprio histórico de vendas é que ele contém dados capazes de fornecer informações reais e exclusivas das suas transações anteriores. Se a sua empresa foi aberta recentemente, procure ajuda nos serviços de apoio às empresas.

Estude o mercado

Os segredos dos empresários bem-sucedidos de qualquer ramo de atuação é a curiosidade e a busca constante por informações. A atitude de estudar o mercado é uma maneira de aprender com os erros dos outros e descobrir quais são as tendências de negócios.

Observe o funil

O funil de vendas faz parte das estratégias de marketing desenvolvidas nos empreendimentos. Também conhecido como pipeline, ele identifica a posição dos clientes nas suas jornadas com as empresas. São divididos em camadas que vão desde a atração até o fechamento dos negócios. 

Basicamente, o seu gargalo é dividido em topo, meio e fundo. Quanto mais próximos da extremidade inferior do funil estiverem os clientes, maiores serão as possibilidades de eles efetuarem as compras de seus produtos e serviços.

Por que essa projeção é importante para o meu negócio?

A projeção de vendas oferece vários benefícios para as empresas que optam em adotá-la nos seus planejamentos. Saiba agora porque ela é importante.

Ajuda a pagar impostos e honrar os compromissos

Os impostos gerados nos fechamentos dos negócios são pagos em diferentes períodos do ano e existem alguns que são cobrados a cada três meses. A projeção de vendas favorece a programação financeira para pagamento desses compromissos. 

Possibilita a tomada de decisões mais estratégicas

Quando o empresário conhece o comportamento do mercado e o efeito das vendas anteriores, ele é capaz de tomar decisões assertivas e estratégicas, podendo tanto avançar quanto recuar as suas metas.

Prever e prevenir-se das crises

Os efeitos adversos das crises, normalmente, provocam danos para quaisquer que sejam os ramos e os tamanhos dos negócios. No entanto, os empresários que usam a projeção a seu favor e as suas experiências anteriores conseguem prever a chegada de momentos incertos. Assim, não são pegos de surpresa e conseguem se prevenir dos prejuízos. 

Com essas informações podemos entender que esse método – além de oferecer dados valiosos para proteger a saúde financeira das empresas – prepara os empreendedores para os passos futuros do empreendimento. A partir disso eles saberão onde e quando investir.

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