Entenda a importância de promover a diversidade e inclusão na sua empresa

7 minutos para ler

As diferenças estão presentes no mundo ao nosso redor, e saber se adaptar a isso é essencial. Além disso, elas não apenas são muito presentes, mas também extremamente benéficas. A diversidade e inclusão nas empresas colaboram com o aprendizado dos colaboradores, melhorando os resultados internos. Ela os ensina a aprender com as diferenças, revisando seus erros e seus acertos.

Por meio delas, os negócios têm se tornado mais eficientes e inovadores, ganhando muito destaque no mercado. Pensando nisso, preparamos um artigo sobre o tema, ensinando você como adotar e se adaptar às diferenças na empresa. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

O que é diversidade e inclusão nas empresas?

Todo ser humano difere do outro. Cada um é único e tem características especiais. Por isso, a diversidade e a inclusão são essenciais no mundo. É através delas que cada pessoa conseguirá se desenvolver e, assim, melhorar as coisas ao seu redor.

Porém, para entender a importância desses termos, precisamos começar a entender o significado deles. Confira!

Diversidade

Diversidade é diferença. Ela mostra como o mundo é repleto de pessoas com atributos e qualidades únicas. Ela pode variar de espaço geográfico, genética ou experiências individuais. Cor da pele, personalidade, orientação sexual, gênero, etnia, tudo isso e muito mais são formas de diversidade.

Inclusão

Inclusão é como somamos, igualamos ou adequamos o mundo a essas diferenças. Como criamos um ambiente propício para que essas pessoas tenham a mesma capacidade e oportunidade de se desenvolver.

Quais são os tipos de diversidade?

Com tanta gente no mundo, existem várias formas de diversidade e entendê-las é muito importante. Por isso, separamos as principais delas, bem como uma breve explicação sobre cada uma. Confira a seguir!

LGBTQIAP+

A causa LGBT envolve questões de gênero e orientação sexual. Gênero são características que se referem a tudo aquilo definido pela nossa sociedade e entendido como o papel ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico. Já a orientação sexual define por quem e de que forma nos atraímos pelas pessoas à nossa volta.

Etnia

Etnia é um grupo de mesma origem, com características semelhantes, afinidades linguísticas e culturais.

Idade

Pessoas de todas as idades estão no mercado de trabalho, e elas serem novas ou velhas não definem sua qualificação.

Pessoas com deficiências (PCD)

PCD significa Pessoas com Deficiência. Existem vários tipos delas, como física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e múltipla. É importante ter essas pessoas na sua empresa e adaptar o ambiente tanto quanto for necessário.

Cultural

Definido pelo país e local onde uma pessoa nasceu e cresceu. Como nosso país é multicultural, é essencial saber incluir todo mundo e trabalhar essas diferenças dentro da empresa.

Religiosa

Embora nosso país seja predominantemente católico e cristão, o Brasil ainda é laico. Na sua empresa podem aparecer pessoas com diferentes religiões e é preciso se adaptar e respeitar isso.

Como investir em diversidade e inclusão na empresa?

A diversidade e a inclusão nas empresas são de extrema importância, e existem algumas técnicas que podem te ajudar a adotá-las. Para isso, separamos as melhores dicas de como investir nisso. Confira a seguir!

Avalie o processo seletivo da empresa

O processo seletivo é o que define quem entra na empresa. Muitas vezes, por uma falha, esse processo pode eliminar a diversidade das candidaturas. Por isso, é importante reavaliá-lo e entender se ele tem alguma característica que impede pessoas diferentes de trabalharem na empresa. Seja por exigências e até mesmo canais por onde as vagas são divulgadas.

Tenha bons líderes

Tudo começa pelos líderes. Então, não só seja um líder que mostra respeito pelas diversidades, como invista em pessoas que também são assim. Você deve ser o espelho e o exemplo da empresa, mostrando como os colaboradores devem agir diante das diferenças.

Forme um comitê de diversidade e inclusão

Invista em um comitê de diversidade e inclusão para dar mais visibilidade às causas na empresa. Para isso, nada melhor que contar com a própria equipe. O grupo deve ser formado por pessoas que pertençam às minorias e que representem e falem por eles.

Invista em uma boa comunicação interna

Os funcionários precisam cumprir as normas de diversidade e inclusão da empresa. Por isso, invista em uma comunicação interna focada no respeito.

Além disso, uma boa forma de melhorar o clima da empresa é investir em treinamentos sobre como se portar de maneira correta perante as diferenças. Incentivar o acolhimento entre os colaboradores é importantíssimo.

Monitore os resultados

Toda estratégia usada na empresa precisa ser mensurada. Com a diversidade e inclusão, não poderia ser diferente.

Após aplicar as ações mencionadas, é preciso avaliar como elas estão ocorrendo e se estão funcionando, para assim, direcionar o planejamento se necessário.

Quais são os benefícios da diversidade no trabalho?

A diversidade e inclusão nas empresas é essencial, não só por uma questão legislativa, mas também porque ela traz muitos benefícios para o negócio. Confira a seguir as vantagens da diversidade no trabalho!

Engajamento

Um ambiente respeitoso é sempre bom. Empresas que investem em inclusão recebem um ótimo resultado dos seus funcionários. Com um bom clima organizacional, os colaboradores naturalmente sentirão mais vontade e determinação para trabalhar.

Competitividade

Pode parecer controverso, mas a inclusão e a diversidade ajudam a gerar uma maior competitividade na empresa. Isso porque os colaboradores ficam com vontade de se esforçar e se superar cada vez mais.

Clima organizacional melhorado

O respeito é a base de uma empresa que preza pela inclusão. E isso não afeta só pessoas específicas da empresa, como a corporação inteira.

Em empresas com esse foco, os conflitos costumam ocorrer em uma parcela bem menor. Além disso, quando ocorrem, são solucionados de maneira mais rápida, prática e efetiva.

Aumento nos lucros

Funcionários motivados, engajamento, competitividade, clima organizacional de qualidade. Tudo isso não podia resultar em outra coisa senão no aumento dos lucros da empresa. Um negócio com diversidade melhora por completo, e isso faz diferença na contabilidade também.

Criatividade e inovação

Conviver com diferenças faz muito bem ao cérebro humano. Ao investir em um espaço de diversidade e inclusão, a criatividade surgirá. Seus colaboradores se sentiram mais livres para criar, sendo autênticos.

Consequentemente, a inovação fará parte da sua empresa. Isso ajudará seu negócio a ir cada vez mais longe, afinal ela é um dos quesitos mais importantes para o sucesso de uma instituição.

Viu como a diversidade e a inclusão nas empresas são importantes? Com seus colaboradores vão ter a liberdade e o incentivo necessário para melhorar e crescer, alavancando os resultados do seu negócio.

Gostou do artigo e quer descobrir como desenvolver uma equipe de alta performance? Entre no nosso artigo e descubra mais sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário