Varejo híbrido: conheça essa tendência e saiba como se adaptar

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Você já deve ter percebido como a experiência de compras em lojas físicas mudou nos últimos anos. Hoje, é possível utilizar aplicativos para fazer a leitura de etiquetas e pagar pelas compras sem enfrentar filas.

Essa é a tendência do varejo híbrido que se tornou mais presente durante a pandemia e continuou a ser utilizada após a retomada do comércio presencial. O resultado é a integração dos canais de venda, a flexibilização do processo de entrega e o suporte necessário para a logística reversa.

Nós queremos que você também entenda e comece a usar esse modelo integrado do varejo. Por isso, continue com a leitura deste conteúdo para descobrir mais sobre esse recurso. Confira!

Quais são as principais características do varejo híbrido?

Em um cenário no qual grandes corporações e pequenos negócios competem lado a lado, o futuro do comércio pode estar no varejo híbrido. Nesse caso, soluções digitais voltadas para a otimização da experiência do cliente são um diferencial para manter a competitividade.

Essa é uma tendência que vem conquistado espaço. Na prática, esse conceito consiste em introduzir um processo integrado e omnichannel de compras, distribuição e entregas.

Com o comércio eletrônico, o cliente pode fazer compras a qualquer momento e de qualquer lugar. Isso é algo que as lojas físicas não podem oferecer devido a suas limitações de horário de funcionamento, disponibilidade de estoque e capacidade de entrega.

Com isso, faz sentido incorporar o varejo online e físico, criando, assim, o varejo híbrido. Esse modelo de comércio é caracterizado por diversos aspectos:

  • integração: a ideia é proporcionar uma experiência completa aos clientes, o que requer a criação de um fluxo de informações confiável para manter a operação efetiva;
  • conveniência: clientes que preferem o comércio eletrônico valorizam a comodidade de fazer compras a qualquer momento e de contar com entregas ágeis;
  • personalização: para conquistar mais clientes, é fundamental oferecer soluções diferenciadas, de acordo com o perfil do seu consumidor.

A união entre lojas físicas e online criou um novo modelo de negócio que está mais preparado para competir e conquistar um público cada vez maior.

Quais são as vantagens de implementar esse modelo de vendas?

Apesar da sua ampla aceitação, pode ser difícil mensurar como o varejo híbrido vai impactar a sua empresa. Nós entendemos que esse é um projeto desafiador, que requer inúmeros cuidados para ser bem-sucedido.

Para ajudar na sua tomada de decisão, listamos nos tópicos a seguir as principais vantagens que podem ser conquistadas com essa iniciativa.

Gera o aumento das vendas

É comum que novas metodologias de gestão sejam responsáveis pelo aumento das vendas. No caso do varejo híbrido, existem dois motivos para esse resultado.

O primeiro deles é a flexibilidade. O cliente tem a oportunidade de escolher a forma mais conveniente de fazer sua compra, de modo que possa personalizá-la. Isso vai desde a escolha de produtos até a seleção da forma de pagamento e as preferências de entrega.

Já o segundo aspecto tem relação com a experiência na loja física. Hoje, é possível fazer a troca de produtos pela internet, e o cliente também pode fazer o pagamento em totens, evitando, assim, as filas do caixa.

Simplifica a jornada do consumidor

Simplificar é a palavra-chave para aumentar as vendas. Afinal, o consumidor do comércio eletrônico está em busca de agilidade e segurança nas transações.

Portanto, quanto menos passos existirem entre a escolha do produto e o fechamento do pedido, melhor. Nesse sentido, o empreendedor precisa:

  • entender as expectativas dos clientes;
  • compreender as motivações de compra;
  • focar na atração e qualificação de leads;
  • manter um relacionamento próximo após a conclusão da venda.

Todos esses pilares ajudam a mapear como o cliente interage com a empresa e os produtos. Vale lembrar que a jornada de compra não é um instrumento rígido e que ela pode ser revisada e adaptada sempre que necessário.

Otimiza o processo logístico

A ideia do comércio omnichannel também busca inovar quanto ao processo logístico, utilizando a informação da localização dos pontos de armazenamento das mercadorias, mapeando sua geolocalização e ampliando os pontos de distribuição das mercadorias. Com isso, é possível oferecer entregas cada vez mais rápidas. É por isso que grandes varejistas conseguem entregar encomendas até o dia seguinte e, em alguns casos, no mesmo dia, pois acionam o galpão ou loja mais próxima de seu cliente que contém o produto em estoque para enviar ao endereço de entrega.

Outro aspecto que merece destaque é estabelecer locais de entrega estratégicos, que permitam ao cliente fazer a retirada quando for mais conveniente. Muitas empresas optam por oferecer entregas na loja física ou em pontos de pick up situados em locais acessíveis.

Essa mudança, que se tornou uma constante na maioria das lojas online, também tem impacto financeiro, uma vez que a empresa usa a própria infraestrutura de distribuição que já existia para abastecer os estoques.

Como adaptar o seu negócio ao varejo híbrido?

Se você já decidiu que, de fato, vale a pena inovar no varejo, é preciso conhecer as etapas que devem ser executadas para oferecer esse modelo de vendas.

De acordo com a nossa experiência, alguns passos podem evitar imprevistos e ajudar a manter esse projeto dentro do orçamento estabelecido pela empresa. Acompanhe:

  1. busque sistemas integrados: como estamos minimizando a distância entre a loja física e a loja online, é fundamental contar com sistemas de gestão integrada, que alimentem em tempo real as informações de disponibilidade de estoque. Uma base de dados única simplifica toda a gestão, incluindo os processos de estocagem e financeiros da loja física e do estoque da empresa;
  2. estude a melhoria no atendimento: ofereça canais de atendimento diversificados (e-mail, redes sociais e chatbot), a fim de que o cliente possa solucionar os seus problemas a distância. Um exemplo comum é a possibilidade de solicitar a troca ou a devolução do produto por meio do site ou do aplicativo;
  3. ofereça diversidade de opções de pagamento: no ambiente digital, o processo de pagamento é concluído em instantes. Portanto, vale a pena explorar opções que garantam a flexibilidade para os clientes como : pix, cartões de crédito e débito, transferência on-line e boletos;
  4. explore a realidade aumentada: alguns aspectos da compra na loja física podem ser adaptados para o ambiente virtual. Com o uso de realidade aumentada, o cliente pode utilizar a câmera do celular para ver como os produtos ficam no ambiente ou experimentá-los virtualmente.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o varejo híbrido é uma solução cada vez mais usada. Queremos que este artigo seja a motivação que faltava para você buscar conhecer mais sobre o assunto.

Se você está à procura de inovação, nós podemos ajudar nos primeiros passos. Entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços!

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