7 melhores formas de oferecer pagamento online na loja virtual

6 minutos para ler

Há um enorme mercado na internet para empresas de todos os segmentos. Contudo, para facilitar as compras, é preciso oferecer meios que tornem a jornada do consumidor mais fluida, como é o caso do pagamento online. Só assim será possível aproveitar todo o potencial do ambiente digital.

Em 2021, por exemplo, 12,9 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet, o que elevou o número de consumidores do e-commerce no Brasil para 87,7 milhões.

Por isso, adotar práticas que favoreçam o consumo é uma maneira de se destacar. Neste post, mostraremos os principais meios de pagamento online utilizados por brasileiros, suas vantagens e desvantagens. Boa leitura!

1. Cartão de crédito e débito

Vender pela internet e não oferecer a opção de pagamento através de cartão de crédito não é aconselhável. Isso pode ser provado pelos dados: 70% das pessoas não só usam esse meio, como acumulam três ou mais bandeiras.

Os motivos são muitos: facilidade de parcelamento em cada compra (principalmente quando não há juros), tempo maior para pagar e comodidade. Não à toa, escolhemos esse como o primeiro meio para abordarmos no texto.

Já o cartão de débito é a opção para quem prefere pagar suas contas à vista. Assim como grande parte dos estabelecimentos, offline e online, a sua loja não pode deixar de oferecer esse meio.

Para a empresa, as duas opções são ótimas porque a operadora é a responsável por liberar a compra. Além disso, quanto maior for o número de bandeiras aceitas, mais clientes sua empresa conseguirá atender. As mais usadas são:

  • Visa;
  • Elo;
  • MasterCard;
  • HiperCard;
  • American Express.

Apesar de esse meio ser um dos principais utilizados pelos brasileiros, é preciso lembrar que geralmente as compras no cartão de crédito geram uma taxa para o empreendedor. Por isso, é preciso se informar sobre elas para que a loja não saia no prejuízo.

2. Boleto bancário

O boleto ainda é um meio tradicional, pois oferece versatilidade de pagamento para as pessoas. É possível paga-lo usando aplicativos ou até mesmo ao leva-lo até uma casa lotérica, por exemplo, e quitar a compra com dinheiro em espécie.

Uma vantagem significativa, além dessa versatilidade, é o pagamento à vista. Nesse sentido, a empresa pode atrelar condições melhores de compra ao boleto, como descontos de 10% para quem escolher essa modalidade.

Uma das desvantagens do boleto bancário em relação a outros meios, como o Pix, é que o pagamento não é instantâneo. Leva um ou mais dias para a transação ser concluída. Além disso, a maioria das instituições não aceita parcelar a quitação por meio do boleto.

3. Débito automático

Esse meio é parecido com o pagamento via cartão de débito. No entanto, aqui, é utilizado o número da conta e não do cartão. É uma boa opção de negócio à vista, intermediada pelos bancos e, por isso, bastante segura para lojistas.

Essa opção costuma ser utilizada em pagamentos regulares. Podemos citar alguns exemplos que permitem o débito automático:

  • mensalidades de serviços diversos;
  • contas de luz e água;
  • streamings, como Netflix ou Spotify;
  • contas de celular.

Só é preciso ter cuidado para que o débito automático não seja confundido com o pagamento recorrente, sobre o qual falaremos adiante no texto.

4. Pix

O Pix surgiu há pouco tempo, mas já conquistou o seu espaço pela agilidade e pela possibilidade de receber o pagamento de maneira instantânea.

Assim, é possível que uma loja receba um pagamento via Pix pela manhã e já prepare a entrega do produto na parte da tarde, por exemplo. Desse modo, todo mundo sai ganhando: a empresa, que recebe o montante à vista, e o cliente, que garante maior agilidade na hora de receber seu produto.

5. Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é uma modalidade similar ao débito automático, já que ambos são cobranças regulares, que geralmente ocorrem mensalmente. Contudo, há uma diferença importante.

No pagamento recorrente, o valor é lançado no cartão de crédito. Já no débito automático, a quantia é retirada do saldo da conta do cliente.

6. Link de pagamento

Esse modelo proporciona à loja o envio de um link para que os clientes realizem o pagamento de um pedido. Essa quitação pode ser feita via boleto, Pix ou cartão de crédito, por exemplo.

Com esse link, o consumidor não precisa acessar o site e/ou app e escolher os produtos para finalizar a compra. Basta clicar na URL (o endereço virtual) enviada pelo empreendedor e inserir os dados de pagamento, como:

  • informações do cartão;
  • número de parcelas;
  • dados do cliente.

Depois disso, basta concluir o pedido. O link também pode ser enviado em vendas realizadas pelo WhatsApp. Nesse caso, a empresa envia a solicitação de pagamento e pede que o consumidor preencha os dados relativos ao seu cartão de crédito.

As lojas podem contar com diversas plataformas para gerar seus links de pagamento. Algumas delas são:

  • Pagar.me;
  • Mercado Pago;
  • PagSeguro
  • Ton.

7. Gateway de pagamento

Gateway de pagamento é o sistema responsável por conectar os dados do usuário às instituições financeiras, como bancos e operadoras de cartão de crédito. Esse modelo é exemplificado por alguns métodos que costumam aparecer em diversas lojas, como:

  • PayPal;
  • PagSeguro;
  • Mercado Pago;
  • Aceita Fácil.

Trata-se de uma aplicação que se integra ao e-commerce da loja, na qual uma operadora financeira é responsável por autorizar as transações feitas no ambiente online. Quando um cliente usa o PayPal, por exemplo, o que acontece é que ele paga por um cartão de crédito ou por boleto — o PayPal é apenas o intermediário da negociação.

Nesse sentido, o gateway não é uma forma de pagamento em si, mas de uma ferramenta que facilita a realização das compras online. Além disso, ferramentas como o PagSeguro e o Mercado Pago oferecem a possibilidade de manter o dinheiro na conta e quitar as dívidas com aquele saldo.

Agora que você conhece as principais formas de pagamento online e suas vantagens, já pode estruturar melhor o seu e-commerce. É importante diversificar os meios, uma vez que cada pessoa tem uma preferência na hora de pagar as contas. Assim, a venda não é perdida e a empresa mostra versatilidade para agradar ao consumidor.

Além disso, também há a possibilidade de oferece meios como o boleto, no qual o cliente não quita a compra pela internet, mas obtém um documento para pagá-lo com dinheiro em espécie.

Você tem interesse em tornar a sua empresa cada vez mais digital? Então, não deixe de conhecer as soluções do Sebrae, desenvolvidas para ajudar nossos parceiros nessa empreitada!

Posts relacionados

Deixe um comentário