5 dicas para melhorar a entrega de produtos para seus clientes

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Empreender não é apenas vender boas mercadorias e divulgá-las nas redes sociais. Para que a sua empresa conquiste uma boa reputação, a gestão logística de entregas deve ser caprichada. Afinal, avaliações como “bom produto, mas demora muito” não são exatamente lisonjeiras para o negócio.

Por isso, otimizar a entrega de produtos passa por diversas etapas, desde o planejamento de envios, à estocagem adequada e à escolha de parceiros de qualidade, por exemplo. Neste post, mostraremos as 5 principais dicas para melhorar a sua logística. Venha conosco!

1. Faça um bom planejamento

A primeira etapa para garantir uma boa gestão logística é realizar um planejamento de compras. Isso passa pela previsão de vendas e giro de estoque, assim como a definição e monitoramento do calendário do envio de produtos — e do recebimento de matérias-primas.

Além das planilhas de Excel, você pode investir em um software de gestão integrada para centralizar suas informações e facilitar o acesso desses dados. Com o crescimento do negócio, será possível utilizar ferramentas de análise de dados, como o Big Data, para traçar tendências de consumo e otimizar os envios de acordo com a sazonalidade.

Só não se esqueça de atualizar diariamente o calendário para não perder o prazo de nenhum cliente. Além disso, dependendo da mercadoria vendida, a estocagem inadequada pode fazer com que ela pereça — como no caso de quem vende alimentos.

2. Controle o estoque

Caso o seu objetivo seja otimizar a gestão geral da entrega, é essencial controlar as mercadorias no estoque. Afinal, não adianta prometer prazos extremamente atrativos e, na hora da remessa, descobrir que aquilo que você “vendeu” não está na prateleira.

Por isso, mapeie o estoque semanalmente, com especial atenção para os produtos que saem mais. Você poderá sinalizar, no e-commerce, que tal mercadoria está temporariamente indisponível. Do mesmo modo, esse controle e a observação das vendas por período ajudam a prever a demanda futura.

3. Otimize a gestão de frete

Ofereça diversas opções de frete, das mais econômicas até aquelas para quem quer receber o produto em menos tempo. Desse modo, o cliente terá uma previsão realista de quanto ele terá que gastar e quando terá o produto em mãos.

Outra ideia interessante é investir no modelo de varejo phygital, que integra os ambientes físico e online. Um exemplo é a possibilidade de que ele possa retirar o produto na loja sem ter que arcar com o frete — e recebendo a mercadoria em menos tempo.

4. Registre as entradas e saídas de produtos

Esse registro complementa o controle do estoque, sobre o qual já falamos. Documentar as entradas e saídas é até mesmo uma maneira de mapear os produtos que estão encalhados nas prateleiras e traçar novas estratégias de vendas baseadas no que dá lucro.

Isso permitirá a criação de estimativas em relação à rotatividade do estoque e às compras de materiais. Com esse controle, você também poderá apostar em promoções para produtos com uma vendagem baixa e até mesmo descobrir um nicho.

Afinal, um produto que vende pouco não é necessariamente considerado ruim, mas talvez tenha sido pouco divulgado e explorado nas estratégias de marketing.

5. Tenha parceiros de qualidade

Como estamos falando de entregas, nada do que falamos até aqui é viável sem parceiros que respeitem os prazos de envio. Isso é especialmente importante se a sua empresa não quer depender apenas dos correios, mas diversificar as práticas.

Por isso, pesquise na internet sobre empresas que tenham boas referências. Converse com as pessoas da sua rede de contatos e peça indicações. Desse modo, será possível identificar não apenas parceiros que entregam rápido, mas que também conservam a integridade dos produtos.

A entrega de produtos é uma etapa crucial para que o seu negócio seja bem visto pelos clientes. Muitas pessoas desistem de continuar o relacionamento com a empresa caso o envio seja demorado demais, uma vez que um concorrente está a apenas um clique de distância. Por isso, é essencial investir nessa logística.

Caso você queira ler mais sobre o gerenciamento dos seus produtos, descubra os 8 erros de planejamento que você pode estar cometendo!

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