3 estratégias de marketing para pequenas empresas

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As estratégias de marketing para pequenas empresas hoje são diversas, afinal a internet facilita muito a atuação dos microempreendedores. No entanto, ainda assim, é sempre interessante conhecer aquelas se destacam para que te ajudar a atuar da forma certa no mercado.

E para te auxiliar com essa tarefa, separamos aqui algumas das estratégias mais interessantes para os pequenos negócios adotarem. Para descobrir quais são, além de informações valiosas sobre elas, Leia o artigo a seguir!

Anúncios direcionados na internet

A primeira estratégia de marketing para pequenas empresas é o uso de anúncios direcionados na internet. Aqui, é preciso investir recursos, porém os resultados são expressivos e você consegue mostrar a sua marca para um grande número de pessoas que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Quando um indivíduo utiliza a internet e pesquisa por “lápis de cor”, por exemplo, várias lojas, que vendem o produto, aparecem como opção de resultado para ele. Isso mesmo ele pesquisando com disposição de compra ou somente navegando pelas mídias sociais.

O que acontece é que, quando o preço é atrativo, esse anúncio acaba chamando a atenção desejada. Isso traz resultados positivos para a empresa e não exige muito trabalho, já que os anúncios pagos são feitos de maneira automática, por meio das ferramentas online.

Porém é importante que antes de anunciar a sua publicação, o empresário planeje a sua campanha, é necessário saber qual o seu objetivo com a publicidade – vender o produto ou tornar a marca conhecida, por exemplo – definir quem é o público-alvo, a região em que deseja que seu anúncio seja apresentado.

Aqui também é preciso definir quais métricas serão acompanhadas e monitorar constantemente a campanha, pois só assim será possível ser assertivo com a publicidade e atingir o resultado desejado.  

Marketing cooperativo merece atenção especial

Outra estratégia para pequena empresa é o chamado marketing cooperativo, praticado em todo o país. Aqui, os empreendedores que não são concorrentes diretos se unem para aumentar o seu alcance, indicando clientes uns para os outros.

Alguém que vende peças para carros, por exemplo, pode fazer uma parceria com uma concessionária, pois não exercem a mesma atividade. Apesar disso, os seus clientes são os mesmos e por isso essa parceria entre os dois empreendimentos é tão interessante.

Aqui, os empreendedores podem explorar diversas possibilidades, como a criação de um desconto no caso de indicação, por exemplo. São muitas as opções e os empresários da região conseguem se unir para que todos consigam ganhar algo de um único cliente.

Analise o perfil do cliente

O conhecimento também é uma estratégia de marketing essencial para pequenas empresas. Isso porque, por meio dele, é possível traçar os melhores planos de ação e o mais importante de tudo: saber para quem você está vendendo.

As informações dos seus clientes são dados valiosos e servem para alinhar a sua estratégia de venda. Se você sabe para quem está vendendo, fica muito mais fácil elaborar a sua mensagem, escolher o seu tom e a forma como a abordagem será feita.

O conceito de persona é exatamente esse: o personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa, criado por meio dos dados reais obtidos de seus consumidores. As pesquisas podem ser realizadas pela internet ou ainda por meio de observações feitas pelos vendedores do seu negócio.

No mais, saber nome, renda mensal, idade e o que costuma fazer no tempo livre são algumas informações interessantes de se ter para traçar o perfil da persona e entender como conversar com ela. Com essas informações, direcionar os seus esforços e definir a melhor estratégia a ser utilizada para atrair novos consumidores, torna-se muito mais simples.

Nosso artigo fica por aqui e esperamos que tenha gostado de conhecer 3 estratégias de marketing para pequenas empresas. Continue aprendendo sobre marketing com a gente, baixe o nosso e-book e entenda como usar as ferramentas do Google a favor do seu negócio!

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