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Saiba como planejar a transformação digital na sua empresa!

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A transformação digital nas empresas é muito importante para garantir que você possa aproveitar as oportunidades do mercado mesmo em meio a uma crise. Durante a pandemia da COVID-19, por exemplo, vimos muitos empreendedores se reinventando, oferecendo atendimento via delivery, vendas casadas, entre outras inovações para melhorar os resultados da empresa mesmo nesse período de distanciamento social.

A tecnologia facilitou tudo isso, o que prova o quanto ela é indispensável para contribuir com o crescimento da sua organização. O problema é que muitos gestores não sabem como implementá-la adequadamente na empresa.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para deixá-lo a par do assunto e fazer o planejamento adequado da TD em sua empresa. Confira nossas dicas!

Defina estratégias eficientes

Toda nova implementação precisa de estratégias eficientes para alcançar os objetivos esperados. Dessa forma, é possível colocar em prática ações que visem aproveitar as oportunidades de mercado. A Transformação Digital ajuda a alinhar essas estratégias com as tendências do seu setor, a fim de alcançar seus potenciais clientes e oferecer a eles soluções que vão de encontro às suas necessidades.

É importante observar como os seus concorrentes estão usando essa inovação em favor do negócio deles e assim definir as estratégias mais vantajosas para sua organização, as quais devem surpreender o cliente final para ganhar sua preferência.

Além disso, é necessário fazer com que a sua equipe seja bem estruturada e incentivá-la a focar na inovação. Com isso, eles terão insights cada vez mais valiosos que contribuirão para o crescimento da empresa como um todo — a TD estimula essa geração de ideias, uma vez que permite que o time concentre suas ações nos processos estratégicos, deixando o trabalho mais burocrático por conta da tecnologia.

Invista em tecnologia

Por falar em tecnologia, ela é indispensável quando o assunto é transformação digital nas empresas. Softwares de gestão, por exemplo, ajudam a agilizar os processos da organização e tornam a rotina dos colaboradores muito mais produtiva.

Ela ajuda a otimizar a comunicação dentro da empresa, permitindo que o relacionamento entre as equipes se fortaleça, tendo em vista que os conflitos causados pela falta de comunicação eficiente são reduzidos. Com isso, há uma melhora significativa no clima organizacional, o que torna o dia a dia muito mais leve e tranquilo.

A tecnologia também auxilia na tomada de decisão, uma vez que é possível ter acesso em tempo real a dados valiosos que auxiliam na escolha correta dos investimentos a serem feitos e em uma eventual necessidade de redução de custos, por exemplo. Tudo isso permite que os colaboradores trabalhem mais motivados para melhorar sua performance dentro da empresa.

Automatize os processos

A automatização dos processos é indispensável na hora de planejar a transformação digital na empresa. Através dela você consegue alinhar diferentes setores e facilitar a análise de dados para a tomada de decisão. Além disso, é possível reduzir falhas que comprometem as operações internas, as quais, inclusive, podem impactar negativamente na experiência do seu consumidor final.

Não podemos deixar de mencionar também a importância de automatizar o atendimento ao cliente. Mas não pense que a comunicação com o seu consumidor será robotizada, muito pelo contrário!

O avanço da tecnologia permite que você personalize as mensagens, a fim de tornar a conversa mais próxima com o cliente e, ao mesmo tempo, permite que a sua equipe de atendimento tenha mais tempo para focar em outras ações estratégicas do seu negócio.

Assim, seus clientes passam a ter uma experiência melhor com a sua empresa, uma vez que não precisarão esperar muito tempo para serem atendidos e poderão resolver seus problemas em questão de minutos — dependendo da gravidade do assunto, é claro.

Crie novas estratégias de vendas

Quando o assunto é transformação digital, é importante ter criatividade e pensar em novas estratégias de vendas que podem ser aplicadas nos canais de atendimento. Por exemplo, as redes sociais oferecem excelentes funcionalidades para você criar campanhas de anúncios para o seu público-alvo.

No entanto, para atingir o seu objetivo, é preciso conhecer o seu potencial cliente. Ou seja, é importante saber o que ele gosta de fazer, quais são suas dores e como o seu produto pode ajudá-lo a solucionar determinado problema.

Feito isso, você deve usar a funcionalidade “gerenciamento de anúncios” para criar suas campanhas de acordo com as informações do seu público-alvo. É interessante até pensar em terceirizar esse serviço para um expert da área, pois ele tem o know-how necessário para otimizar seus anúncios e torná-los mais eficientes.

Aumente a qualidade da entrega

Com a transformação digital, você facilita a entrega dos seus produtos ou serviços aos seus clientes. Nesse sentido, é importante aumentar a qualidade da entrega, a fim de melhorar a satisfação do cliente e fazer com que a sua concorrência não tenha espaço no seu segmento.

Garantir que a experiência do cliente seja satisfatória é fundamental para o sucesso da implementação da TD na sua empresa, pois são seus consumidores os responsáveis pelo aumento das vendas. Quanto maior for a qualidade da entrega, mais a sua empresa lucrará e ampliará seu destaque no mercado.

Por fim, é importante ter em mente que, ao planejar a transformação digital nas empresas, você precisa identificar com cuidado onde é necessário inovar. Analise o seu negócio como um todo e verifique quais departamentos precisam da implantação da TD. As áreas que podem ser automatizadas são várias, desde o atendimento ao cliente até o departamento financeiro da organização.

Lembre-se de que a inovação pode se tornar um diferencial competitivo importante para o seu negócio. Além disso, você não terá problemas em expandir sua empresa, pois com o uso da tecnologia é possível agilizar os processos e reduzir as burocracias. Isto é, os dados podem ser acessados de qualquer lugar, desde que você utilize um sistema em nuvem.

Quer saber mais sobre a transformação digital nas micro e pequenas empresas? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro!

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