Logística de loja virtual: 3 cuidados que devem ser tomados

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Quando o assunto é a logística de loja virtual nada é mais importante do que a garantia de uma entrega ágil e segura. Os clientes que aderem ao comércio online valorizam a experiência de receber as suas encomendas em um prazo curto e, por isso, os lojistas devem focar na otimização desse processo.

Pensando nisso, decidimos usar esse espaço para explorar um pouco mais sobre esse assunto e explicar quais são os 3 principais cuidados que devem ser tomados. Continue lendo para conhecer mais!

1. Mantenha o controle de estoque atualizado

Nada pior para o cliente do que não receber o seu pedido ou receber uma encomenda incompleta pela falta de estoque. Inclusive, esse é um dos principais motivos para a devolução de produtos.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, desde planilhas eletrônicas até sistemas de gestão que automatizam essa tarefa. Esse investimento é essencial para saber a quantidade de produtos disponíveis e planejar a sua reposição quando necessário.

Portanto, é fundamental que o empreendedor tenha um controle sobre os itens em estoque, bem como do fluxo de entrada e saída. Essa iniciativa ajuda a aumentar o nível de satisfação e contribui para a fidelização de clientes.

2. Defina os meios de entrega

Essa é uma decisão estratégica que afeta o volume de vendas, o planejamento da distribuição e o relacionamento com potenciais clientes. Cada lojista deve avaliar as opções disponíveis e decidir qual alternativa é a mais benéfica para o negócio. Veja as principais opções que separamos:

  • entrega via Correios: essa alternativa garante a abrangência nacional, fazendo com que a loja possa conquistar clientes em todo o país. Porém, a estatal tem limitações quanto as dimensões e o peso das embalagens utilizadas;
  • entrega por transportadoras: existem inúmeras empresas que se dedicam a prestação de serviços para lojas eletrônicas. Essas empresas contam com grande experiência e alcance para aumentar o volume de entregas. Além disso, a gestão dos pedidos é facilitada, uma vez que contam com ferramentas que registram a entrega em tempo real;
  • entrega por frota própria: essa é uma alternativa para as empresas que não têm interesse na terceirização das entregas. Porém, essa escolha pode resultar em custos excessivos para manter a operação em andamento.

Além disso, é preciso considerar o frete grátis com intuito de aumentar as vendas, mas, ao assumir esse custo, a empresa pode afetar a sua situação financeira e a expectativa de crescimento.

3. Acompanhe os resultados

Indicadores de performance revelam elementos essenciais sobre a operação da loja online. Dessa forma, é recomendado que o gestor dedique tempo para desenvolver indicadores e apurá-los periodicamente.

Existem diversos indicadores que podem ser adotados que avaliam desde o elemento financeiro até o índice de satisfação dos compradores. Alguns exemplos são:

  • número de pedidos extraviados;
  • custo operacional por pedido;
  • total de quilômetros percorridos;
  • percentual de pedidos entregues no prazo ou com atraso.

Mesmo com todas as nossas recomendações, um elemento que não deve faltar na gestão da logística de loja virtual é o uso de tecnologia. Esse recurso representa um ganho de tempo nas tarefas rotineiras, na automatização de processos e garante a confiabilidade das informações geradas.

Precisa de ajuda para otimizar a gestão do seu negócio? Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar você!

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