Os conceitos ESG e sustentabilidade estão em ascensão em todo o mundo e são considerados essenciais para todo modelo de negócio. Trata-se de um dos temas mais discutidos no meio corporativo e decisivos para o sucesso de uma empresa.
Apesar das similaridades e objetivos em comum, ESG e sustentabilidade são termos diferentes, inclusive na implementação. Por isso, diferenciar as áreas é imprescindível para alinhar as ações e promover mudanças positivas em todas as esferas do seu negócio.
Neste post, vamos apresentar quais são as diferenças entre o ESG e a sustentabilidade e quais são suas relações. Continue lendo e entenda melhor sobre os conceitos, características e práticas para esclarecer todas as suas dúvidas!
O que é o termo ESG?
O termo ESG é a sigla para as palavras em inglês Environmental, Social and Governmental — ambiental, social e governança corporativa. Consiste em um conjunto de boas práticas e políticas corporativas implementadas por uma empresa.
Em outras palavras, o ESG consiste em ações adotadas por uma empresa com objetivo de ser sustentável, socialmente consciente e bem gerenciada. Uma mudança relevante na cultura de um negócio, que aperfeiçoa todos os processos e relações.
O ESG nasceu em 2005 durante o Who Cares Wins, relatório produzido em uma iniciativa da ONU. Foi uma reunião com 20 instituições de 9 países, para incluir aspectos sociais, ambientais e de governança como critério no mercado financeiro.
Cada princípio do ESG tem seus conceitos e objetivos, veja a seguir!
Environmental – Ambiental
O primeiro pilar do ESG é o ambiental, ou Environmental, caracterizado por práticas voltadas para o meio ambiente. As ações desse princípio tem o objetivo de reduzir os impactos ambientais e promover o uso consciente dos recursos naturais.
Os principais exemplos dessas práticas são as seguintes:
- certificações ambientais;
- eficiência energética;
- gestão de efluentes;
- gestão de resíduos sólidos;
- reciclagem;
- sustentabilidade;
- projetos verdes;
- redução de emissões de gases na atmosféra;
- regularidade nas leis ambientais.
Ao implementar o pilar ambiental do ESG, a empresa demonstra responsabilidade e atua com base no desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa é muito importante para assegurar a proteção do meio ambiente e reduzir impactos significativos.
Social – Social
O segundo pilar do ESG é o social, que compreende boas práticas e políticas desenvolvidas pela empresa para as questões sociais, sendo assim, pode ser definido como a qualidade da relação com a sociedade, funcionários, clientes e investidores.
As questões sociais são imprescindíveis e algumas das principais práticas adotadas pelas empresas são:
- boas políticas de trabalho;
- direitos humanos;
- diversidade e inclusão social;
- proteção e segurança de dados;
- relação e interação com a comunidade;
- satisfação dos clientes;
- valorização do capital humano.
As práticas do pilar social são importantes para aperfeiçoar as relações da empresa com todas as partes interessadas, inclusive órgãos públicos. Por isso, é algo que merece toda atenção dos gestores, pois tem potencial para impactar nos resultados.
Governance – Governança
O último pilar do ESG é a governança corporativa, ou Governance. Nesse princípio, estão relacionadas todas as políticas a práticas administrativas e gerenciais, com foco em um trabalho ético, profissional, promissor e eficiente em todos os sentidos.
Os exemplos de ações do pilar são:
- presença de um canal de denúncias;
- diversidade no conselho da empresa;
- ética e transparência;
- auditorias fiscais periódicas.
- relação com órgãos públicos;
- remuneração dos executivos.
Basicamente, a governança é um pilar associado a conduta corporativa e boas práticas gerenciais realizadas na organização. Um fator primordial para o crescimento e sobrevivência de um negócio, independentemente do seu porte e segmento.
O que é sustentabilidade?
A sustentabilidade é um conceito que envolve o uso responsável de recursos naturais para suprir as necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações. Ou seja, utilizar os recursos naturais no presente de maneira consciente e sem afetar a disponibilidade e qualidade para o futuro.
Nesse sentido, a sustentabilidade está relacionada com o desenvolvimento sustentável, que busca utilizar os recursos com responsabilidade. Vai muito além de reduzir impactos, mas promover ações que preservam o meio ambiente como um todo.
O uso de energias limpas, reaproveitamento de água, reciclagem, responsabilidade social e economia verde são algumas práticas da sustentabilidade. Sendo assim, compreende questões ambientais, sociais e o desenvolvimento econômico, para garantir o equilíbrio e o crescimento.
Qual a diferença entre ESG e sustentabilidade?
Como apresentamos até aqui, o conceito de ESG e sustentabilidade contam com pontos em comum, mas aplicações diferentes. O ESG está associado ao mercado financeiro e as empresas implementam as práticas para promover a sustentabilidade dos negócios.
Consiste em um conjunto de ações internas em relação à esfera ambiental, social e administrativa, para melhorar a imagem e o desempenho. O foco é reduzir os riscos e demonstrar responsabilidade para os clientes, sociedade e investidores.
Por outro lado, a sustentabilidade é uma abordagem ampla que busca um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. São medidas a longo prazo e que tem o foco no desenvolvimento sustentável e em otimizar os recursos naturais.
Qual a importância deles para um negócio?
As práticas do ESG e sustentabilidade são essenciais para uma empresa, pois favorecem um modelo de negócio consciente e escalável. Uma oportunidade para aperfeiçoar a atuação nas esferas sociais, ambientais, administração e governança corporativa.
A implementação das práticas da sustentabilidade e os pilares do ESG auxiliam a reduzir riscos e maximizar os resultados. São políticas que melhoram o planejamento estratégico e todas as relações sociais e comerciais, aspectos imprescindíveis para toda empresa.
Do ponto de vista corporativo, o ESG e a sustentabilidade proporcionam as seguintes vantagens:
- aumento da confiabilidade e credibilidade;
- ética e transparência;
- maior competitividade;
- melhores oportunidades;
- melhor reputação;
- redução de custos;
- sustentabilidade.
Além disso, são estratégias que moldam um negócio que trabalha de acordo com o desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental. Fatores que são mais que uma tendência atual, mas uma necessidade para um futuro próspero.
Em conclusão, notamos que o ESG e a sustentabilidade são conceitos importantes que proporcionam grandes benefícios para a organização e suas partes interessadas. Portanto, considerá-las como prioridade no planejamento é um grande passo para o sucesso.
Gostou do post? Agora que você entendeu a diferença entre ESG e sustentabilidade, ajude a disseminar informações relevantes! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e permita que seus amigos e contatos saibam desse importante tema!