7 razões para pensar na diversidade e inclusão nas empresas

6 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar do programa de trainee do Magazine Luiza para pessoas negras ou de outras grandes companhias que oferecem vagas exclusivas para pessoas LGBTQIA+. E o que a sua empresa tem feito para fomentar a diversidade?

No mercado atual, essas iniciativas têm se tornado cada vez mais valorizadas. A diversidade e a inclusão nas empresas não é benéfica apenas para a reputação do negócio, mas também para a sua lucratividade.

Com múltiplas opções online para comprar um produto, os consumidores priorizarão aquelas organizações que têm mais a ver com eles. Pensando nisso, preparamos um post especial para quem quer saber as principais dicas para tornar a sua empresa mais inclusiva e diversificada. Boa leitura!

Por que promover diversidade e inclusão nas empresas?

Primeiro, mostraremos as principais vantagens para reforçar esses valores em seu negócio.

1. Mais satisfação para os colaboradores

A liberdade de expressão de uma empresa que investe na diversidade contribui para a criatividade das suas equipes. Afinal, ao serem bem acolhidos pela organização, os funcionários podem se focar no trabalho, evitando distração por desconforto no ambiente organizacional.

Além disso, as vivências compartilhadas de diferentes pessoas fazem com que as reuniões de brainstorming se tornem ainda mais interessantes. Quanto mais diversa, maior será a autenticidade das ideias apresentadas naquele ambiente.

Com uma equipe diversa e criativa, será mais fácil desenvolver produtos e serviços inovadores. Desse modo, aquele ambiente de trabalho se torna satisfatório para os funcionários e também para os clientes, que desfrutarão do resultado dessa colaboração.

2. Retenção de talentos

O sucesso de uma empresa depende dos talentos que ela tem em seus quadros. Para isso, nada melhor que propiciar uma jornada de trabalho colaborativa, inclusiva e amistosa para todos, não é verdade?

Trabalhadores talentosos, que são abordados por outras companhias, têm menos chance de escolher um ambiente tóxico para ficarem por um bom tempo. É preciso notar que esses funcionários ainda inspiram outras pessoas a darem o melhor de si: portanto, retê-los é um investimento direto na saúde financeira do negócio.

3. Melhora do clima organizacional

Investir na diversidade ajuda a construir uma cultura de inclusão e respeito ao próximo. Isso melhora sensivelmente o clima organizacional na empresa, já que a tolerância se torna um valor enraizado dentro dos seus valores.

Quando os colaboradores se sentem respeitados, representados e ouvidos, será bem mais fácil para eles “vestir a camisa”. Não é raro, inclusive, ver perfis no LinkedIn exaltando as suas companhias, mesmo em relação àqueles que não estejam em cargos de chefia.

4. Maior lucratividade

Empresas que não têm a diversidade como um dos seus valores principais não sobreviverão: é o que afirma uma pesquisa da McKinsey, uma consultoria norte-americana que ajuda empresas do mundo todo a crescer e a abraçar as tendências positivas.

O estudo apontou que as companhias que contam com uma maior pluralidade em sua equipe alcançam resultados até 21% maiores que aquelas que não ligam muito para o conceito. Desse modo, a preocupação com a diversidade não é apenas um valor humanitário, mas uma questão de sobrevivência da organização dentro do mercado.

5. Melhora da imagem do negócio

A empresa que mostra que está aberta a colaboradores com perfis diferentes está em sintonia com o mundo atual — e atrai consumidores que compartilham das mesmas características. Além de ter um bom clima organizacional, ela também melhora a sua reputação.

Hoje, é comum para as empresas vender na internet. Mesmo aqueles estabelecimentos que ainda mantêm apenas lojas físicas já apostam em algum tipo de presença online. Isso faz com que todas as companhias sejam, de algum modo, encontradas pelos consumidores.

Da mesma forma, essa presença digital facilita que as pessoas possam investigar as organizações antes de comprar um produto. Por isso, apostar na diversidade e inclusão é uma maneira de atrair consumidores em potencial que também compartilham desses valores.

6. Redução do turnover

O turnover é a taxa de rotatividade dos funcionários dentro de uma empresa, ela mede o número de colaboradores que saem de uma companhia durante um período de tempo. Quando o seu negócio não promove um ambiente saudável, a tendência é que muitas pessoas o deixem — inclusive os grandes talentos.

Quando muitos colaboradores abandonam a empresa, ela precisa treinar novos funcionários. Desse modo, é como se ela tivesse que reiniciar suas atividades do zero várias vezes durante a trajetória. Isso faz com que a produtividade oscile.

Além disso, uma empresa com um turnover alto não têm uma identidade bem-definida, já que seus funcionários estão mudando o tempo todo. Diante desse cenário, ela acaba sendo mal vista por profissionais talentosos que estejam em busca de um novo emprego.

7. Diminuição de conflitos

Quando a empresa deixa claro para os seus times que a inclusão é um valor inegociável, os conflitos diminuem. Afinal, essa missão já orienta as novas contratações e a permanência de funcionários dentro do negócio.

Assim, há uma diversidade de experiências, de pontos de vista, de vivências e de habilidades que ampliam as possibilidades de cada equipe, favorece a convivência — e, de acordo com o a pesquisa da McKinsey que mencionamos, ainda melhora os resultados globais.

Quem são as pessoas que merecem a atenção da empresa?

Falamos muito dos benefícios da diversidade, mas como implementar esse conceito e quais pessoas devem ser observadas com mais carinho? Estamos falando das mulheres, das pessoas negras, LGBTQIA+ e também daquelas com algum tipo de deficiência.

Além disso, é possível encontrar pessoas que se encaixam em mais de uma dessas características. Portanto, além de integrar cada grupo mencionado, é preciso tratar as iniciativas de forma conjunta. É necessário desenhar estratégias e objetivos para contemplar aqueles que não costumam ter tanto espaço no mercado de trabalho.

A empresa pode dedicar uma vaga a uma PCD (pessoa com deficiência) e integrá-la a um time já existente, por exemplo. Desse modo, todos aprendem juntos, a empresa diversifica suas equipes e mostra, para seus clientes, que ela não só prega esses valores, mas os exerce de fato.

Como pudemos ver no artigo, a diversidade e inclusão nas empresas devem ser uma preocupação para todo negócio que deseja sobreviver. Não se trata apenas de um valor humanitário, mas uma característica que os consumidores têm buscado. Além disso, líderes que apostam nesses valores garantem um pacote invejável: criatividade, inovação e produtividade.

Gostou do artigo e quer conferir mais conteúdo sobre o tema? Então, acesse nossos e-books e inove com o poder da diversidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário