4 mulheres em uma mesa 4 mulheres em uma mesa

Reconhecimento profissional: 4 ações para reter talentos femininos

6 minutos para ler

reconhecimento profissional é importante para todos os trabalhadores no cenário atual. Antes negligenciado por muitas empresas, a valorização do funcionário se torna indispensável no mercado para assegurar pessoas mais capacitadas e hábeis na equipe de trabalho.

A retenção de talentos femininos só acontece quando há o verdadeiro reconhecimento por parte dos negócios. Sem a valorização realizada em ações, é questão de tempo até que a empresa perca as suas melhores funcionárias.

As mulheres, do ponto de vista histórico, não foram devidamente estimadas no universo profissional, e já passou o momento de mudar essa situação. Por isso, confira algumas ações que irão te ajudar a reter talentos femininos em sua empresa no artigo a seguir.

Promover mulheres para cargos de liderança

reconhecimento profissional feminino precisa de incentivos para acontecer. Promover as mulheres a cargos de liderança é uma das soluções mais viáveis, mas ainda pouco praticada por muitas empresas.

Hoje, segundo dados do IBGE, apenas 37,4% dos cargos de liderança nas empresas são ocupados por mulheres, parcela inferior aos 50% ideais. Isso mostra que o sexo feminino ainda é pouco valorizado no mercado, e, comumente, as mulheres são pouco utilizadas como tomadoras de decisões.

Porém, ainda segundo a mesma pesquisa, o caminho para que o reconhecimento profissional feminino aconteça é simples: a promoção de mulheres para cargos de alto escalão. Fazer isso, com certeza, vai ajudar as empresas a reter os talentos femininos que desejam.

Caso não tenha uma mulher ocupando posição de destaque em sua empresa, criar um projeto, para promover o reconhecimento e destinar o cargo de liderança a uma, é um passo importante a ser tomado. Os preconceitos de gênero ficaram no passado, e não têm mais espaço na sociedade atual.

Capacitar a equipe

Essa ação para reter talentos funciona em qualquer situação. Aqui, é interessante que a empresa entenda que o investimento na capacitação profissional dos seus funcionários vai trazer um excelente retorno para o negócio no futuro.

Disponibilizar cursos de qualificação é uma maneira de reconhecer o serviço da sua colaboradora e ainda de melhorar a qualidade técnica da sua equipe. Em todo caso, contar com programas de treinamento, ajuda a desenvolver as capacidades profissionais das mulheres e de todo o seu time.

E isso pode servir como balizador no momento de realizar uma promoção. Em áreas que exigem a presença de profissionais com habilidades específicas no mercado, as suas funcionárias, já treinadas, podem ocupar os cargos específicos.

Uma profissional de marketing, por exemplo, pode fazer um curso para redes sociais e, no futuro, tornar-se uma gerente da área de comunicação. Todo o investimento feito em capacitação acaba retornando para a empresa.

Hoje, oferecer um curso de inglês ou algo mais específico do seu setor de atuação são alternativas interessantes de qualificação profissional. Isso, além de ajudar a reter talentos femininos, também atrai bons trabalhadores para a empresa.

Mostrar para o funcionário que você se preocupa com as melhorias da carreira dele, é importante para mantê-lo motivado. Além disso, como dissemos, o investimento na qualificação da equipe é melhorar o futuro da empresa e representa um excelente custo-benefício.

Flexibilizar o horário de trabalho

Uma maneira de demonstrar reconhecimento profissional é flexibilizando o horário de trabalho das funcionárias. Isso porque, em muitos casos, as mulheres precisam conciliar suas atribuições como dona de casa ou mãe, além das suas responsabilidades profissionais.

jornada dupla de trabalho é a realidade de boa parte das mulheres que estão inseridas no mercado de trabalho.

E, segundo dados do IBGE, as horas dedicadas aos afazeres domésticos são maiores no caso do sexo feminino.

Conforme pesquisa realizada pela instituição, durante a semana, a mulher que trabalha também precisa dedicar cerca de 18,5 horas ao trabalho doméstico. Em comparação com os homens, esse número cai para aproximadamente 10,4 horas.

Flexibilizar o horário dar mais tempo para mulheres conciliarem as responsabilidades da vida pessoal e profissional o que é benéfico para a empresa. Uma funcionária que consegue chegar focada nas atividades e no ambiente de trabalho acaba apresentando melhor rendimento durante a realização de suas tarefas.

Além disso, por saber que a flexibilização de horário existe na empresa, fica muito mais fácil reter talentos femininos. Reconhecer que somos diferentes e buscar por formas de promover igualdade  é o ideal para todos os negócios.

Igualdade salarial

Disponibilizar um bom salário nem sempre é sinônimo de reconhecimento profissional. Porém, ainda assim, dar uma remuneração digna para as suas funcionárias, é fundamental para que a retenção de talentos seja, de fato, efetiva em sua empresa.

É preciso reconhecer que, no mercado atual, mulheres ainda recebem menos do que os homens. E, quando falamos dessa questão, estamos nos referindo a dois profissionais que exercem, exatamente, a mesma função em um negócio.

De acordo com pesquisa do IBGE, as mulheres recebem, em média 77,7% do salário masculino, valor que não pode ser admitido. Promover a real igualdade de remuneração em seu empreendimento é essencial para garantir o bom rendimento das suas funcionárias.

Apenas o bom salário não é capaz de reter talentos femininos, pois são muitos os pontos que devem ser considerados. A jornada dupla de trabalho e o respeito no local de trabalho são outros aspectos que precisam ser considerados.

Para reter talentos em seu empreendimento, é necessário tomar medidas que visem promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, não apenas no quesito salarial.

A adoção de planos de cargos e salários, que visem remunerar os funcionários de acordo com a sua função e atividades na empresa é uma ação que pode ser tomada para apoiar a equiparação salarial. Assim independente de ser homem ou mulher, ao se ocupar determinada função, o profissional vai acabar recebendo o mesmo valor.

A transparência quanto aos valores salariais para todos os cargos também é importante. Não é necessário dizer o salário de todos individualmente, porém, é importante que o gestor se encarregue de verificar que a igualdade de valores existe no negócio.

Leia também nosso artigo sobre como fazer mudanças na empresa de forma segura, e aproveite nossas dicas.

Posts relacionados

Deixe um comentário