Dicas de ouro para selecionar funcionários de alto desempenho

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Um dos maiores segredos de sucesso de uma empresa é a qualidade da mão de obra. Por isso, selecionar funcionários de alto desempenho e, mais do que isso, conseguir mantê-los por perto é determinante para atingir os objetivos almejados.

Se você, empreende, é também responsável pelos recursos humanos – RH- da sua empresa e não sabe nem por onde começar a estruturar um processo se seleção eficaz, fique tranquilo: separamos algumas dicas de ouro especialmente para você. Confira!

Saiba quem você está buscando

Você já deve ter ouvido falar que para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. A mesma lógica vale na contratação de novos colaboradores: se você não sabe exatamente quem está buscando, as chances de trazer para dentro da empresa uma pessoa que não atende às suas expectativas são altas. Afinal, você nem sabia ao certo quais eram essas expectativas para começar.

Por isso, o primeiro passo é traçar o perfil do candidato ideal, levando em conta aspectos de conhecimento técnico, experiência prévia e comportamento. Possivelmente, você não vai encontrar alguém que entregue tudo aquilo que imaginou, por isso, é importante definir os critérios essenciais que vão te ajudar a filtrar esses candidatos.

Desenhe o processo seletivo

È muito comum que as empresas comecem a prospectar candidatos sem nem ao menos ter estruturado o processo seletivo. Quais serão as etapas? O que acontece depois da análise de currículo? Quem vai entrevistar esses candidatos? Vai haver aplicação de teste? Será aplicado algum tipo de dinâmica?

Não existem respostas prontas para essas questões, porque tudo vai depender do perfil da empresa, da vaga, do que se espera do candidato em questão, além de outras variáveis. O ponto aqui é justamente planejar um processo seletivo que aumente as chances de selecionar funcionários que realmente atendam às necessidades do seu negócio.

Por exemplo: se você precisa muito que o funcionário tenha uma boa escrita para a vaga em questão, como vai avaliar isso apenas com uma entrevista oral? Provavelmente, será necessário aplicar um teste escrito, uma redação. Se o novo colaborador vai ter que liderar pessoas, pode ser interessante observar como ele se comporta em uma dinâmica de grupo e assim por diante.

Dentro desse processo um ponto que merece atenção é: estruture a entrevista com cuidado . Escreva um roteiro com as perguntas que não podem faltar e com os principais aspectos que precisam ser observados e avaliados no candidato.

Descreva a vaga em detalhes

descrição da vaga é o que vai atrair candidatos para participarem do processo seletivo. Se você quer atingir as pessoas certas, a vaga precisa ser detalhada. Pense o seguinte: um bom profissional, seguro da sua carreira, dificilmente vai se interessar em concorrer a uma vaga que mal compreende do que se trata!

Imagine que selecionar funcionários, de certo modo, é como vender sua empresa para eles. Isso significa que também exige um certo encantamento (sempre baseado na verdade). Uma boa descrição de vaga precisa ter:

  • O perfil do candidato que a empresa está buscando;
  • Qual é a função que ele vai assumir;
  • Quais serão as suas atribuições e atividades;
  • Como esse emprego pode agregar valor na sua carreira (perspectivas de aprendizagem e crescimento);
  • Remuneração;
  • Benefícios.

Além de encantar, uma boa descrição também já é um filtro, porque vai diminuir as chances de que se apliquem para a vaga candidatos que não estão de acordo com o esperado.

Ofereça bons benefícios

A vida é feita de contrapartidas. Você não vai atrair um profissional incrível se ele não enxergar motivos para se juntar à sua empresa. Por isso, procure se colocar no lugar desse funcionário para pensar em benefícios que façam aquela vaga valer a pena para ele!

Lembre-se os benefícios que estamos falando aqui não são apenas aqueles garantidos por lei e praticados pelo o setor por igual, é importante ofertar aos colaboradores benfeitorias a mais. Parcerias que garantam descontos em academias ou atividades físicas pode ser um incentivo a saúde dos colaboradores e um bom atrativo para os novos funcionários, por exemplo.

Foco nos aspectos comportamentais

Esse é outro erro comum ao selecionar funcionários: olhar apenas para os aspectos técnicos. Isso pode fazer você contratar um colaborador que tem muito conhecimento, mas que não sabe trabalhar em equipe, não lida bem com feedback, não cumpre prazos e uma série de outras questões que só podem ser analisadas quando o perfil  comportamental, também conhecido como soft skill está em foco.

Que tal recontratar?

Toda empresa tem aquele ex-funcionário que se destacava em suas funções, mas que pediu desligamento para aceitar uma oportunidade melhor em outro lugar.

Quando abrir uma vaga, pense se existe alguém com essas características e se a vaga atual pode ser vantajosa para essa pessoa. Se sim, vale a pena tentar um contato e oferecer a oportunidade.

Também é importante estar atento aos talentos da casa que podem ser realocados em melhores oportunidades e ter seus esforços reconhecidos.

Mantenha bons funcionários

O trabalho de selecionar funcionários não acaba na contratação. O desafio maior vem depois: conseguir mantê-los na empresa. Para isso:

  • Monte uma equipe para cada setor da sua empresa: isso vai permitir que cada colaborador tenha tarefas bem definidas, sem desvio ou acúmulo de função. Muitos empreendedores de pequenas empresas cometem o erro de achar que uma única equipe vai resolver os problemas de todos os departamentos da empresa;
  • Sabe aqueles benefícios que você prometeu na prospecção do funcionário? É hora de cumpri-los! Bons profissionais valorizam empresas que demonstram o reconhecimento pelo bom trabalho realizado;
  • Invista em cursos de capacitação para a equipe, demonstrando interesse em desenvolver as competências e dar o suporte necessário para que o funcionário faça o que se espera dele;
  • Sempre preze pela coerência ao definir as políticas de cargos e salários. Pessoas que exercem as mesmas funções devem ter a mesma remuneração. Isso evita conflitos e a competitividade nociva dentro do time;
  • Escute o seu funcionário. Ele deve se sentir seguro para fazer críticas que possam melhorar os processos e o clima organizacional. Um ambiente no qual o colaborador se sente coagido, nunca vai ser útil na retenção de talentos;
  • Crie oportunidades para que aqueles funcionários que ainda estão se desenvolvendo possam aprender com os mais experientes e tem suas competências mais consolidadas;
  • Não negligencie a entrevista demissional. Quando um funcionário pede o desligamento, é fundamental saber os motivos e avaliar se há um padrão. Em caso positivo, a empresa saberá em que ponto precisa intervir.

Invista tempo e recurso em selecionar funcionários e manter um time de excelência. Você jamais irá se arrepender dessa escolha.

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