Capacitação empreendedora: saiba porque é importante e como iniciar

4 minutos para ler

A busca por capacitação é uma atitude que beneficia diretamente os empreendedores. Afinal, sempre há algo para aprender, uma vez que o mercado não é estático e a presença da tecnologia renova as tendências a cada dia.

Nesse contexto, a capacitação empreendedora é crucial para todos os profissionais que queiram se manter relevantes e produtivos. Neste post, falaremos um pouco mais desse conceito e de como obtê-lo por meio de ações práticas. Confira!

O que é capacitação empreendedora?

Nada mais é do que adquirir conhecimento baseado em empreendedorismo. Isso pode ser feito por meio de treinamentos profissionais, mas também da leitura de livros relevantes sobre temas de interesse e até mesmo pelo consumo de podcasts presentes nas mais diversas plataformas.

Com capacitação, profissionais adquirem todo o embasamento para resolver problemas e se tornarem especialistas em suas áreas de atuação. Tudo o que é aprendido é transformado em experiência quando aquele conteúdo é aplicado na rotina do empreendedor.

Como obter essa capacitação?

Agora que conhecemos o conceito, falaremos dos meios práticos para desenvolver essa capacidade e aplicá-la no trabalho.

Faça um planejamento e defina os objetivos

Tenha em mente as suas metas e descubra quais habilidades você precisa desenvolver para chegar lá. Caso você queira expandir o seu negócio, busque cursos e treinamentos que ajudem nesse sentido.

Ou, se o seu objetivo é desenvolver produtos inovadores, estude o mercado, a concorrência e as necessidades dos consumidores. Só estudando todo esse ecossistema será possível compreender as dores das pessoas — e desenvolver produtos que as solucionem.

Busque cursos e treinamentos

Estudar por conta própria é produtivo, mas não deixe de complementar as suas pesquisas com treinamentos ministrados por pessoas conceituadas da área de atuação. Nada melhor do que aprender com profissionais que sejam referência.

Além disso, busque cursos de instituições respeitadas, como os treinamentos oferecidos pelo Sebrae — que há décadas ajuda empreendedores em seu desenvolvimento e a conquistar oportunidades melhores. Confira a nossa página de capacitações e eventos aqui.

Comece a ouvir podcasts sobre empreendedorismo

Hoje, é possível encontrar podcasts sobre diversos assuntos — e o empreendedorismo não fica de fora. Como eles podem ser ouvidos a qualquer hora, se tornam uma ótima opção para aprender.

Para começar a desfrutar desse conteúdo, o Sebrae de Minas listou os 12 dos melhores podcasts sobre empreendedorismo.

Leia livros

Complemente os conhecimentos adquiridos com os podcasts com a boa e velha leitura. Alguns livros que têm muito a ver com a capacitação empreendedora são “Mindset”, de Carol S. Dweck, e “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”, de Daniel Kahneman.

Comunique-se bem com os colegas

De acordo com a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, a capacitação não depende apenas do consumo de livros e treinamentos. Segundo o psiquiatra, que estudou profundamente o ambiente de trabalho, nós aprendemos:

  • 10% quando lemos;
  • 20% quando ouvimos;
  • 30% quando observamos;
  • 50% quando vemos e ouvimos;
  • 70% quando discutimos com outros;
  • 80% quando fazemos;
  • 95% quando ensinamos aos outros.

Com esses números, ficou mais fácil entender a importância da boa comunicação para não só se capacitar, como espalhar o conhecimento. Compartilhe as suas habilidades com os colegas de trabalho para fomentar um ambiente ainda mais criativo!

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está tão presente no mercado atualmente que gerou até mesmo uma frase repetida em diversas reportagens e palestras: toda empresa deve virar uma empresa de tecnologia. Nesse sentido, buscar conhecimento sobre soluções digitais é fundamental.

Tecnologias como o Big Data, o Business Intelligence e até mesmo os softwares de gestão integrada ajudam gestores a armazenar e centralizar informações, além de estudar padrões e estabelecer tendências de mercado.

Todo conhecimento em tecnologia é útil, uma vez que ela está presente em empresas de diferentes portes. Para adquirir capacitação empreendedora, essa habilidade não pode ser negligenciada.

Como vimos no artigo, a capacitação empreendedora não se resume às soluções digitais, mas também à busca de conhecimento em outras fontes. Podcasts e livros, por exemplo, podem complementar os cursos e treinamentos mais exigentes.

Gostou do artigo e quer saber como o Sebrae pode ajudar na busca por capacitação empreendedora? Então, entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário