Como encontrar os melhores fornecedores? Aprenda em 8 dicas

4 minutos para ler

Com dúvidas sobre como encontrar fornecedores? Essa questão é mais delicada do que se imagina, porque o relacionamento com esse profissional é essencial para oferecer um produto ou serviço de qualidade ao cliente final. Nesse sentido, você precisa contar com um parceiro de qualidade para não ter problemas com prazos nem prejudicar a experiência do consumidor com sua marca.

Se o objetivo é otimizar as vendas e, consequentemente, melhorar seu faturamento, fazer uma análise adequada do fornecedor é indispensável para assegurar que sua empresa não terá problemas futuros.

Quer saber como fazer isso? Então, prepare-se, porque separamos 8 dicas incríveis que vão ajudar a acertar na escolha!

1. Peça indicação de profissionais da área

Conversar com profissionais experientes da sua área de atuação o ajudará a agregar mais conhecimento sobre os processos do segmento. Quando nos referimos a fornecedores, significa que essa é uma forma eficiente de “cortar caminho” e evitar frustrações com parceiros irresponsáveis.

O contato com quem tem experiência no mercado fará com que você avance para o próximo nível do negócio e, ao mesmo tempo, otimize seu tempo, evitando que ele seja desperdiçado com profissionais de baixa qualidade.

2. Faça uma pesquisa online 

A internet é uma excelente ferramenta de pesquisa, por isso, você pode fazer bom uso dela para verificar a credibilidade dos fornecedores. Existem sites destinados apenas a esse tipo de busca, o que torna essa tarefa mais ágil e eficaz.

As redes sociais do fornecedor também são ferramentas que contribuem para a pesquisa de satisfação dos clientes. Em cada página comercial, existe um campo que mostra as avaliações dos clientes. Assim, é possível identificar se o fornecedor tem boa credibilidade ou não.

3. Participe de feiras e eventos do segmento

Essa é uma das melhores maneiras de encontrar fornecedores de confiança. Além de todo conhecimento que você adquire por meio de palestras e workshops, é possível interagir com potenciais parceiros e conhecer os produtos que eles oferecem.

Portanto, fique atento a todo tipo de evento do seu segmento, pois essa é uma ótima oportunidade de conhecer outros profissionais de perto e negociar com eles pessoalmente.

4. Entre em contato com o próprio fabricante

Depois de seguir todas essas dicas, você ainda não se sente seguro em escolher seu fornecedor? Então, temos mais uma dica interessante: entre em contato direto com o fabricante da marca que você deseja vender.

Como o fabricante também tem interesse na negociação, ele indica os profissionais que revendem seus produtos. Essa é uma estratégia utilizada para beneficiar os ganhos de todos os envolvidos na negociação.

5. Negocie as melhores condições

Após encontrar possíveis fornecedores, negocie as melhores condições para o seu negócio. Assim, compare preços, formas de pagamento, prazos de entrega, políticas de troca e devolução, e outros aspectos relevantes para a sua empresa.

Dessa forma, estabeleça uma parceria favorável para você e seu parceiro de negócios, deixando claro quais são as condições, volume de pedido, necessidade de abastecimento e os requisitos para estabelecer uma relação duradoura e benéfica. 

6. Solicite amostras e teste os produtos

Antes de fechar negócio, solicite amostras dos produtos ou serviços que pretende adquirir. Dessa forma, teste a qualidade, avalie a funcionalidade e certifique-se de que atendem às suas expectativas.

Então, vale testar a aceitação do produto junto aos seus clientes e verificar a demanda. Registre a avaliação, suas percepções e mantenha o registro para consultas futuras.

7. Construa um relacionamento sólido

A relação com seus fornecedores deve ser baseada em confiança, respeito e comunicação mútua. Mantenha contato frequente, compartilhe feedbacks, negocie parcerias de longo prazo e trabalhe em conjunto para alcançar objetivos em comum. Dessa forma, é possível promover o sucesso dos negócios para ambos. 

8. Monitore o desempenho e avalie continuamente

Após iniciar o relacionamento com um fornecedor, monitore seu desempenho de perto. Avalie a qualidade dos produtos, o cumprimento dos prazos, a eficiência da comunicação e o nível de atendimento ao cliente. Utilize essa avaliação para identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões estratégicas para o futuro da parceria.

Agora você já sabe como encontrar fornecedores! Ao colocar essas dicas em prática, será possível ter mais segurança nas suas negociações e a certeza de não decepcionar seu cliente final. Lembre-se de que essa parceria é fundamental e agregará muito para o bom desenvolvimento do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Quer compartilhar suas experiências e algumas dicas? Deixe tudo aqui nos comentários! 

Posts relacionados

12 thoughts on “Como encontrar os melhores fornecedores? Aprenda em 8 dicas

  1. O sebrae ensina oque já sabemos.Se você for perguntar para alguém que tem loja de cosmeticos, e impossível que vá te indicar fornecedores. Seria interessante o sebrae ter os fornecedores para repassar para os logistas

Deixe um comentário