O que são fintechs e quais as suas principais vantagens

6 minutos para ler

Entender o que são fintechs é muito importante. Afinal, esse tipo de empreendimento tem como objetivo tornar o setor financeiro mais acessível, ágil e eficiente para o usuário. Isso porque são capazes de oferecer soluções financeiras inovadoras, personalizadas e altamente disponíveis.

Desse modo, as fintechs se caracterizam por oferecer serviços financeiros digitais, como pagamentos, transferências, investimentos e empréstimos. Utilizando tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e sistemas automatizados, resolvem problemas de forma simples e dinâmica.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post até o final para entender o conceito, a diferença com as instituições tradicionais e suas vantagens.

O que são fintechs?

Esse novo tipo de modalidade financeira se refere a empresas que utilizam tecnologia para inovar e melhorar serviços financeiros. Elas surgiram com a finalidade de tornar o setor mais acessível, eficiente e ágil para o usuário.

Em outras palavras, as fintechs oferecem serviços financeiros exclusivamente digitais. Isso inclui pagamentos, transferências, investimentos, empréstimos, entre outros.

Além disso, disponibilizam processos automatizados que tornam a experiência do usuário mais simples e intuitiva. Aliás, a abordagem mais flexível e inovadora das fintechs também é uma de suas características principais. Dessa forma, gera grandes benefícios aos clientes de forma ativa e direta.

Qual a diferença entre fintechs e instituições financeiras tradicionais?

As fintechs e as instituições financeiras tradicionais têm diferenças significativas em termos de abordagem, tecnologia e serviços oferecidos.

Como já comentamos, as fintechs são empresas relativamente novas e se diferenciam pela utilização intensa da tecnologia. Com o uso de aplicativos e plataformas digitais, tornam sua utilização mais acessível, prática, rápida e confortável aos usuários.

Por outro lado, as instituições financeiras tradicionais, têm uma abordagem mais conservadora e apresentam uma estrutura mais rígida. Como exemplo temos os requisitos de crédito mais rigorosos e uma estrutura de processos mais burocrática. Ainda há o fato de que muitas têm apenas presença física, o que geralmente não ocorre com as fintechs.

Quais as vantagens de se optar por uma fintech?

Estamos vivendo em um momento da história no qual tudo precisa ser rápido e otimizado. Burocracias e filas não cabem mais no nosso dia a dia. E isso já pode ser considerada coisa do passado com a chegada das fintechs. Porém, não é a única vantagem que elas apresentam. A seguir, confira os benefícios mais importantes da sua utilização.

Conveniência

Essas empresas estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que você pode realizar transações a qualquer momento, de onde estiver. Basta estar conectado à internet.

Assim, você não precisa se deslocar até uma agência ou esperar horários determinados para realizar suas operações financeiras. Além disso, as fintechs oferecem aplicativos para celulares. Desse modo, você pode acessar suas contas e fazer movimentações em qualquer lugar.

Processos mais rápidos

Com a tecnologia aplicada, os processos são mais rápidos e simples, sem a necessidade de comparecimento pessoal a uma agência bancária. Logo, você pode realizar transações financeiras, como transferências, pagamentos e solicitações de empréstimos, em questão de apenas alguns minutos.

Ainda, as fintechs também costumam oferecer processos de verificação e aprovação mais rápidos do que as instituições tradicionais.

Outra vantagem dos processos mais rápidos é a redução de erros e a facilidade de correção de problemas. Com a automação de processos e a tecnologia avançada, as fintechs conseguem garantir uma maior precisão e agilidade nas transações.

Personalização

Essas novas financeiras são capazes de oferecer soluções personalizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Isso demonstra que estão mais dispostas a entender e atender às demandas individuais, o que é muito melhor do que oferecer soluções genéricas e padronizadas para todos os usuários.

A propósito, algumas fintechs usam Big Data para personalizar ofertas de empréstimos ou investimentos de acordo com o perfil de cada cliente. Outra forma de personalização é a possibilidade de criar objetivos financeiros específicos. Com isso, são capazes de fornecer e receber sugestões e recomendações personalizadas para alcançá-los.

Maior segurança

As fintechs investem muito em tecnologias de segurança avançadas para proteger as informações financeiras dos clientes. Isso inclui criptografia de dados, autenticação de usuários multifator e monitoramento constante para detectar e prevenir fraudes. Há ainda licenças regulatórias rigorosas, o que aumenta a proteção.

Dessa forma, os usuários podem ter a tranquilidade de saber que suas informações financeiras estão seguras nas mãos de uma empresa confiável.

Experiência de usuário melhorada

Com a tecnologia aplicada, a interface é mais intuitiva e fácil de usar, tornando a experiência do cliente mais agradável.

Com isso, é fácil se adaptar ao novo modo de lidar com bancos onde as fintechs entregam agilidade e conveniência. Além disso, o atendimento 24 horas facilita o dia a dia daquelas pessoas que por qualquer motivo não poderiam comparecer em horário comercial a agências tradicionais.

Em outras palavras, as startups financeiras estão melhorando a forma como as pessoas lidam com questões financeiras, tornando tudo mais simples e agradável.

Tarifas mais acessíveis

Outro ponto muito importante é que grande parte das fintechs oferecem tarifas mais baixas em comparação às das instituições financeiras tradicionais, representando uma economia significativa para o cliente. Além disso, algumas delas também oferecem serviços financeiros gratuitos, o que é uma grande vantagem adicional.

A redução de custos é uma das principais motivações para a escolha de fintechs, especialmente para pessoas com menos recursos financeiros. Afinal, para muitos clientes, a economia com despesas é um fator importante na escolha.

Por não precisar tanto de espaço físico quanto agências tradicionais, as fintechs conseguem oferecer essas facilidades como taxas e juros menores. Como resultado, não há um repasse de gastos para o usuário.

Agora que você entendeu o que são fintechs, percebeu que são empresas financeiras inovadoras que utilizam tecnologia para oferecer soluções financeiras eficientes e acessíveis. Ao optar por uma empresa dessa modalidade, é possível aproveitar essas vantagens e ter acesso a soluções financeiras modernas e inovadoras. Logo, optar por uma fintech significa optar por alternativas mais atraentes e econômicas para você.

Quer saber mais sobre finanças e as novidades do setor? Então, confira as soluções propostas no Hub Sebrae.

Posts relacionados

Deixe um comentário