Tipos de metodologias ágeis Tipos de metodologias ágeis

Conheça os principais tipos de metodologias ágeis para startups

4 minutos para ler

Por muito tempo, as empresas mais bem-sucedidas operavam de forma tradicional, com base em estruturas rígidas e foco na produtividade. A escala e a agilidade eram suficientes para superar a concorrência. Esse cenário começa a mudar com o desenvolvimento de diferentes tipos de metodologias ágeis.

Hoje, o que guia a atuação das empresas é a experiência do consumidor e a sua capacidade de utilizar novas tecnologias, informações e ferramentas nesse modelo de gestão que coloca o cliente como prioridade.

Continue com a leitura desse artigo e fique por dentro da gestão de uma organização ágil. Aproveite!

Quais são os tipos de metodologias ágeis?

Startups já nascem seguindo os princípios que envolvem a adaptação a mudanças, engajamento das pessoas e atenção à excelência. Portanto, essas empresas priorizam a solução de problemas e tomam decisões com eficiência. Isso faz com os que novos métodos sejam voltados para a inovação e o incentivo à mudança.

Bootcamp

O conceito de bootcamp tem origem nas startups do Vale do Silício, que pegaram emprestados os seus princípios dos treinamentos militares americanos. A sua proposta é educar os profissionais da empresa sobre novos conhecimentos, ferramentas ou métodos de trabalho.

Essa imersão é desenvolvida para durar um curto período de tempo e disseminar o máximo de informações no decorrer do treinamento. De acordo com o tópico em questão, é possível adotar uma abordagem de aprendizado mais prática, o que ajuda a disseminar essa mudança na empresa.

Idealab

Já a metodologia Idealab foca na criação de produtos, desde o desenvolvimento da ideia até a entrega do produto final. O objetivo é abrir portas para a criatividade e desenvolver a inovação de forma guiada, com orientações claras que devem ser seguidas.

Pense em uma iniciativa para tirar planos do papel e torná-los concretos. Ao ser aplicado nas empresas, a Idealab fornece as ferramentas necessárias para despertar novas ideias, avaliar o seu potencial e colocá-las em prática.

Prototipe

Alguns aspectos da gestão da empresa requerem testes e a criação de protótipos para avaliar a sua viabilidade. O conceito de Prototipe tem relação com decisões estratégicas que ajudam a traçar o melhor direcionamento para empresa.

Esse programa tem uma abordagem hands on, ou seja, valoriza a prática. Para isso, são utilizados blocos de Lego e técnicas semelhantes para que os participantes possam desenvolver as suas ideias.

Assim, é possível desenvolver novos projetos e iniciativas de melhoria que ajudam a melhorar os resultados, atrair o público e agregar valor. Essa metodologia é fortemente influenciada por um mindset digital, ou seja, usa a tecnologia para extrair o melhor das pessoas e da sua criatividade.

Quais são os benefícios das metodologias ágeis?

Uma das principais vantagens da adoção de metodologias ágeis é o ganho de agilidade entre a identificação de um problema e a sua solução. Esse é um fator que afeta diretamente a experiência do cliente, o que resulta na sua satisfação.

Além disso, um dos pilares de uma organização ágil é a flexibilidade, o que permite que a equipe possa propor soluções e tome iniciativas que impactam o processo positivamente. Isso sem contar os benefícios diretos, como:

  • a ampliação da previsibilidade dos custos;
  • a redução de riscos e a melhoria dos resultados;
  • o aumento na credibilidade da empresa no mercado;
  • a valorização da equipe e otimização do clima organizacional.

Por fim, é importante destacar que o conhecimento a respeito dos tipos de metodologias ágeis é essencial para que sua empresa seja capaz de executar projetos e tornar a gestão mais simples.

Agora que você já está por dentro do assunto, está na hora de conhecer como colocar em prática. Para contar com o suporte do Sebrae, acesse o HubSebrae e agende o seu atendimento.

Posts relacionados

Deixe um comentário