Liderança e persuasão: 7 dicas para influenciar as pessoas

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Muitas pessoas ambicionam cargos de liderança, até mesmo como uma forma de motivar os colegas e disseminar boas práticas nas empresas. Contudo, esse papel é sempre disputado e nem todo mundo tem o que é necessário para liderar e persuadir.

Neste post, listamos as principais dicas para quem quer combinar características de liderança e persuasão. Você verá que nem todo chefe precisa ser autoritário e severo com seus colaboradores, uma vez que é possível utilizar o cargo para promover mudanças positivas no negócio. Continue a leitura!

1. Tenha uma fala firme

Falar com segurança e firmeza é imprescindível para adquirir o respeito dos colegas. Além disso, líderes precisam se comunicar de maneira clara, como uma forma de facilitar o cumprimento das tarefas por parte dos seus comandados.

Para aqueles que querem ter uma fala firme e que inspire os funcionários, podemos oferecer 3 dicas importantes:

  • saiba controlar o que você diz. Isto é, só passe informações embasadas, sem recorrer aos achismos. Desse modo, você mostra que sabe bem do que está falando, uma vez que pesquisou sobre o assunto;
  • saiba controlar a maneira como você diz. Seja articulado, não paternalista. Você não precisa ser uma pessoa tirana, mas a sua fala deve focar no essencial, que são os objetivos do negócio;
  • reconheça os erros, uma vez que o clichê é verdadeiro: todos erram em algum momento. O importante é aprender a lição e adicionar a correção ao seu repertório.

2. Consiga a atenção da equipe

Para conseguir a atenção da equipe, nada melhor do que demonstrar paixão sobre aquilo que você está falando. Por isso, domine a sua área de atuação, estude as tendências e o futuro daquela área. É todo esse conhecimento que estimulará os comandados a repetir o exemplo.

Quando você tem paixão pelo próprio trabalho, será bem mais fácil se aprofundar nele — e transmitir aquele sentimento para outras pessoas. Do mesmo modo, o conhecimento da área de atuação fará com que você consiga elaborar bons exemplos para repassar às equipes.

Para conseguir a atenção da equipe, influenciar persuadir pessoas algumas dicas são fundamentais:

  • torne mais interessante o assunto do qual você está falando. Cite exemplos que o aproximem das pessoas, aplique em situações rotineiras do trabalho;
  • aposte no storytelling, tanto na fala como na comunicação escrita;
  • fuja dos clichês da comunicação, como apresentações monótonas no Powerpoint ou memorandos longos e pouco informativos. Use a criatividade.

3. Adote uma comunicação clara

Abordamos brevemente esse aspecto no primeiro tópico, mas é preciso reforçá-lo: não adianta ser firme, é preciso se certificar de que todos entendam a sua mensagem. Isso vale tanto para a fala quanto para a comunicação escrita.

Seja transparente. Caso note que muitas pessoas erram constantemente na execução de suas atividades, esse pode ser um sinal de que elas não entenderam muito bem o que deve ser feito. Peça feedbacks aos funcionários sobre a comunicação interna da empresa e como ela pode mudar para melhorar a sua efetividade.

4. Desenvolva a autoconfiança

Líderes precisam ter convicção em suas próprias habilidades caso queiram inspirar respeito e segurança em suas equipes. Afinal, é bem mais fácil motivar um time quando a pessoa que está no comando sabe o que está fazendo — e demonstra isso com suas ações.

Do mesmo modo, líderes que sejam pouco confiantes geralmente são críticos demais a respeito de si e da sua capacidade. Isso faz com que eles não tenham a firmeza necessária para comandar os trabalhos em equipe, o que faz com que queiram agradar a todos.

Por isso, sem autoconfiança, não existe liderança ou persuasão. Alguém que não leve muita fé nas suas próprias palavras não conseguirá energizar a equipe. Essa característica pode ser desenvolvida por meio dos seguintes princípios:

  • capacitação contínua;
  • acompanhamento das tendências do mercado no qual a empresa está inserida;
  • experiências práticas;
  • enfrentamento direto aos desafios do negócio e as incertezas do mercado.

Com uma mistura entre boa capacitação, experiência e determinação, a autoconfiança será um atributo natural dos líderes.

5. Seja humildade

Líderes autoconfiantes não são, necessariamente, arrogantes. É possível conciliar essa característica com outra, igualmente valiosa: a humildade. Isso pode ser feito por meio do reconhecimento público dos bons trabalhos prestados por algum colaborador, por exemplo.

Nesse sentido, líderes precisam se certificar de que os outros colaboradores também tenham seus momentos de glória. Isso cria um clima positivo dentro do negócio, uma vez que todas as pessoas notam que o bom trabalho é reconhecido e premiado.

Além disso, todo mundo tem algo para aprender — mesmo líderes experientes. É a humildade que garante que a chefia também aprenda algo novo com funcionários capacitados e criativos.

6. Respeite a política interna da empresa

Toda empresa tem seus valores e missões próprias, assim como normas de conduta que devem ser seguidas por todos. Líderes não devem apenas incorporar esses valores, como também transmiti-los às outras pessoas.

Caso uma empresa se orgulhe de cuidar da saúde mental dos seus colaboradores, um estilo de liderança muito autoritário e que constranja as pessoas não é a melhor abordagem para seus líderes. Ou a chefia muda o seu comportamento ou busca uma companhia no qual seus valores se encaixem.

7. Lidere pelo exemplo

Todos os tópicos citados anteriormente não valem de muita coisa se a liderança não dê o bom exemplo. Quer colaboradores mais capacitados? Promova treinamentos, palestras e enriqueça o próprio currículo para motivar as outras pessoas.

Quer um time mais criativo? Proponha novas ideias e abordagens, fuja de métodos engessados. Quer cortar os desperdícios dentro do negócio? Então, estude os procedimentos rotineiros da empresa e demonstre, de forma clara, os processos que geram gastos para o negócio e proponha melhorias para eles.

Quem quer liderar e persuadir pessoas não pode agir em desacordo com o que prega. Isso tira qualquer credibilidade das suas palavras — uma vez que colaboradores sempre estarão atentos às atitudes que aquela pessoa em cargo de chefia tem no dia a dia do negócio.

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