Gestão de projetos: como aliar com os princípios da Gestão 4.0?

4 minutos para ler

Termos como Gestão 4.0 e Revolução Digital já são conhecidos por muitos profissionais na gestão de projetos. Entretanto, é fundamental que os gestores consigam entender quais são os seus benefícios e suas utilizações. Dessa forma, fica mais fácil aumentar a competitividade da equipe frente a concorrência.

Os princípios da Gestão 4.0 também podem ser aplicados para proporcionar otimização aos processos e decisões mais inteligentes aos gestores.

Quer saber quais tecnologias você precisa considerar para inovar? Então, continue conosco. Boa leitura!

Quais tecnologias devem ser consideradas?

Existem algumas tecnologias típicas da gestão de projetos. Confira algumas a seguir.

Business Intelligence (BI)

A ferramenta conta com recursos, técnicas e metodologias para coletar, analisar, processar e compartilhar todos os dados que não estão estruturados vindos de sistemas como CRM, ERP e Data Mining.

Reunindo as informações em um único local, é possível confrontar os dados com o objetivo de extrair conclusões estratégicas para a gestão de projetos. Assim, se consegue otimizar o trabalho dos colaboradores e fazer com que as atividades desenvolvidas sejam mais eficientes.

As grandes vantagens de usar BI são:

  • unificar informações;
  • compartilhar facilmente;
  • desenvolver melhorias;
  • trabalhar com dados de qualidade;
  • dar mais segurança aos dados;
  • deixar as informações mais fáceis de serem compreendidas.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT trabalha com a ideia de que todo dispositivo pode ser conectado à internet. Isso significa que dispositivos, câmeras, sensores, máquinas e outros itens tenham autonomia, fazendo com que a operação seja descentralizada e possibilitando o controle dessas ferramentas mesmo fora do ambiente empresarial. Nesse sentido, a empresa consegue integrar os sistemas físicos e digitais e ser capaz de reproduzir ações, ler dados e fazer a interpretação da melhor maneira possível.

Como resultado, a empresa se torna mais eficiente, uma vez que há menores interrupções nas máquinas e os ativos são mais bem utilizados. Com isso, pode-se observar um aumento na produção e na velocidade das tomadas de decisões.

Automação industrial

A automação industrial é considerada como uma das bases da Indústria 4.0, já que consegue trazer os diversos benefícios da modernização para as empresas. Isso possibilita receber informações em tempo real sobre vários processos da empresa

Com a ajuda dos sensores é possível, até mesmo, entender qual é o nível de funcionamento de cada equipamento, evitando a necessidade de intervenções e paradas. Pode-se, também, fazer pequenas correções a distância.

Outras vantagens são o aumento na produtividade e a adoção de padrões de qualidade superiores, que são fundamentais para as entregas dos projetos.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é a forma com que os computadores podem simular a capacidade de raciocinar dos seres humanos. Na gestão de projetos, a Inteligência Artificial é útil para diminuir as chances de erros, fazendo com que os problemas sejam detectados com rapidez.

Além disso, é possível automatizar as tarefas que parecem simples, mas que demandam tempo da equipe, como enviar e-mails e notificações. A partir de sugestões dadas pela IA é possível tomar decisões úteis para a entrega final. 

Como você viu, é possível aplicar os princípios da Gestão 4.0 nos projetos para automatizar processos e tomar decisões mais inteligentes e acertadas. Dessa forma, a empresa se torna mais produtiva em todos as etapas, podendo diminuir custos e podendo maximizar os resultados.

Gostou das informações que trouxemos aqui? Então, saiba agora como se preparar para a transformação digital nas empresas!

Posts relacionados

Deixe um comentário