Gestão de fluxo de caixa Gestão de fluxo de caixa

Aprenda 4 passos para fazer a gestão do fluxo de caixa da sua empresa!

3 minutos para ler

A gestão de fluxo de caixa nada mais é que um rigoroso controle feito sobre as movimentações financeiras da empresa. A fim de obter informações seguras para uma melhor tomada de decisão, essa prática demanda muita atenção no que se refere às entradas e saídas de recursos.

Essa gestão serve para impedir que o gestor acumule dívidas e para que ele tenha recursos suficientes na hora de realizar novos investimentos e expandir o negócio. Lembre-se de que é esse controle que dará segurança à sua empresa, oferecendo a ela mais estabilidade — mesmo em momentos de crise.

Para ajudar você a fazer uma gestão de fluxo de caixa eficiente, separamos 4 passos indispensáveis. Confira!

1. Registre as movimentações

O registro de todas as movimentações financeiras é importante para que o gestor possa entender para onde o dinheiro está sendo direcionado. Com isso, há menos riscos de endividamento, uma vez que é possível manter as contas organizadas.

Caso a empresa tenha mais de uma conta bancária, todas precisam ser consideradas, registrando o saldo disponível e as entradas e saídas de cada uma delas. 

Dessa forma, você conseguirá fazer um planejamento financeiro mais eficiente e que proporcionará excelentes resultados ao seu negócio.

2. Faça o acompanhamento

Apenas fazer o registro das movimentações não é o suficiente para ter uma gestão de fluxo de caixa eficaz. O acompanhamento também é de extrema importância para manter um controle rigoroso e eficiente.

O ideal é que esse acompanhamento seja feito diariamente para que o gestor consiga prever situações que podem colocar em risco o orçamento da empresa. Assim, é possível ter uma gestão financeira segura e sustentável — o que beneficiará o crescimento do negócio como um todo.

3. Conte com soluções tecnológicas

Os processos que envolvem o setor financeiro de uma empresa costumam ser muito burocráticos. Nesse sentido, o trabalho manual se torna pouco eficiente, uma vez que as chances de erros aumentam consideravelmente.

Contar com soluções tecnológicas não apenas diminui esse tipo de risco, mas também permite que sua equipe ganhe em produtividade, pois as informações são centralizadas em um único lugar e os processos se tornam muito mais rápidos.

4. Monitore seu capital de giro

O capital de giro corresponde aos recursos que a empresa dispõe para arcar com seus compromissos diários. Sendo assim, é possível afirmar que ele é fundamental para fazer o negócio funcionar.

O ideal é que ele cubra as despesas previstas para cerca de 3 a 6 meses, tendo em vista que, nesse momento, é preciso considerar as vendas feitas a prazo. O monitoramento do capital de giro é importante para que a empresa não tenha que recorrer a empréstimos ou até mesmo se endividar por falta de recursos.

Uma boa gestão de fluxo de caixa permite que você tenha mais liberdade para realizar novos investimentos na sua empresa, inclusive, pode até antecipar pagamentos que oferecem bons descontos com essa prática.

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, separamos um artigo que mostra a importância do fluxo de caixa na sua empresa. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário