Entenda o que é a sucessão empresarial e como elaborar um plano para ela

7 minutos para ler

Após sua aposentadoria, você já sabe quem vai administrar sua empresa? Se a resposta for não, saiba que isso pode implicar em muitos riscos! Ter um plano de sucessão empresarial é fundamental para evitar que a gestão do seu negócio seja passada para alguém despreparado, que coloque todo seu esforço em risco.

Neste artigo, vamos explicar o que é a sucessão empresarial e como montar um plano que seja altamente eficiente para a sua empresa. Além disso, vamos falar sobre a importância de ter um plano de sucessão e como isso pode ser um grande diferencial para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

O que é a sucessão empresarial?

A sucessão empresarial é um processo gradual de transferência das responsabilidades estratégicas da empresa de uma pessoa para outra. Ela também acontece quando o atual proprietário deseja aposentar-se, doar a empresa para outra pessoa ou vender os ativos da corporação. Na maior parte dos casos, este plano de sucessão envolve passar os cargos e responsabilidades diretivas para quem irá assumir.

Sendo assim, a sucessão pode acontecer em qualquer nível de diretoria da organização ou, em alguns casos, em níveis de alta gerência. O que vai determinar a necessidade de um plano de substituição para cada cargo é o grau de relevância que ele tem dentro do planejamento estratégico do negócio. Quanto mais alto, mais impactantes são as decisões a serem tomadas e maior é a necessidade de um plano de sucessão.

Como montar um plano de sucessão eficiente?

Um bom plano de sucessão empresarial precisa ter algumas características importantes para assegurar que tudo corra bem e para que não haja impactos negativos, principalmente financeiros, na organização. A seguir, veja quais são as providências essenciais para garantir a eficiência de todo esse processo.

Identifique as posições críticas para o negócio

O primeiro passo é realizar um levantamento com todas as posições consideradas críticas para o negócio. Para saber identificar corretamente quais são elas, imagine um cenário no qual a pessoa que ocupa atualmente o cargo em questão se demita sem cumprir nenhum dia de aviso prévio. O que aconteceria com a sua empresa em relação às seguintes questões:

  • A operação seguiu com suas atividades normalmente, sem paradas ou momentos de desorientação?
  • Os compromissos de pagamento junto aos fornecedores se mantiveram em dia?
  • As vendas seguiram em um ritmo normal?
  • As entregas e toda a parte logística seguiram suas rotinas habituais?
  • O atendimento aos clientes seguiu sem alterações?

Caso tudo tenha se mantido dentro de um padrão considerado normal, significa que esse cargo não precisa de um plano de sucessão. Caso contrário, é melhor começar a seguir os próximos passos deste post.

Analise as competências desejáveis para a ocupação desses cargos

Depois de saber quais são os cargos críticos para o negócio, é preciso analisar quais são as competências que a pessoa que irá ocupá-lo deve ter. Cada tipo de cargo pode demandar diferentes características, mas a grande maioria exigirá, no mínimo:

  • liderança;
  • empatia;
  • habilidades técnicas (aqui entram a maioria dos detalhamentos);
  • experiência em gestão de pessoas e de processos;
  • nível avançado de estudos;
  • afinidade com os valores organizacionais.

Identifique possíveis sucessores

O próximo passo é olhar para dentro de casa e identificar quem são as pessoas que podem preencher os requisitos identificados dentro de um prazo predeterminado. Em geral, tais profissionais já ocupam alguma cadeira importante na empresa, em cargos imediatamente abaixo daquele a ser sucedido. 

O ideal é ter mais de um candidato a sucessor para cada cargo. Assim, evita-se que todo o planejamento seja perdido caso uma das pessoas desista do processo ou se desligue por qualquer motivo da empresa. Em último caso, a sucessão pode ser feita por meio de contratação, mas essa alternativa pode não ser tão eficiente.

Monte um plano de desenvolvimento para essas pessoas

Cada uma das pessoas candidatas a suceder outra em um cargo devem ser devidamente preparadas para esse momento. Para isso, conte com o apoio do setor de RH ou de uma consultoria externa para elaborar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) focado nas competências exigidas pela posição que você identificou anteriormente.

Acompanhe a evolução de cada candidato à sucessão

Acompanhe de perto a evolução de cada candidato em relação ao plano desenhado. Veja quem está se saindo bem, quem precisa de um pouco mais de ajuda e se há alguém que pode precisar ser substituído no plano de sucessão. Uma boa dica de ferramenta para esse monitoramento é a Matriz 9 Box, que o RH saberá montar e manter atualizada.

Qual a importância de ter um plano de sucessão completo e detalhado?

Você deve estar se perguntando, mas porque ter tanto trabalho desenvolvendo gestores, se eu posso simplesmente contratar profissionais experientes no mercado? A resposta é simples: porque esses profissionais conhecem de mercado, mas não conhecem nem estão intimamente ligados ao seu negócio. 

Ter uma pessoa treinada para realizar a sucessão de um cargo crítico da empresa gera 3 principais benefícios, como explicaremos a seguir.

Retenção de profissionais estratégicos para o negócio

Sabe aquele diretor que acompanhou uma fase importante da sua trajetória e que está sempre trazendo excelentes soluções para todo o tipo de problema que surge em seu setor? Imagine ele saindo da sua empresa e indo trabalhar para seu maior concorrente. Parece algo extremo e distante, mas o mercado está o tempo todo de olho nos melhores profissionais. Se eles não estiverem devidamente engajados, se não enxergarem perspectivas de carreira em sua empresa, alguém pode fazer uma bela oferta e “roubar” essa pessoa de você. Inclui-la em um plano de sucessão é reconhecê-la e, ao mesmo tempo, retê-la.

Capacitação direcionada de posições chave 

Um plano bem elaborado tem um foco apurado naquilo que realmente precisa ser desenvolvido no profissional. Dessa forma, ele busca aprofundar os conhecimentos e habilidades da pessoa, gerando mais valor e resultados para o negócio.

Continuidade das estratégias macro do negócio

Uma das maiores perdas da falta de um plano de sucessão é a interrupção de ações estratégicas. Em vários dos casos, apenas aquela pessoa conhecia bem o processo ou sabia de detalhes da estratégia e, quando ela se vai, leva consigo todas as informações. Na prática, tudo o que vinha sendo construído precisará voltar algumas etapas, às vezes até mesmo começar tudo de novo, desperdiçando tempo e recursos.

Como vimos, a sucessão empresarial é uma prática que garante a longevidade de uma empresa. Por meio dela, a organização deixa de depositar todas as suas fichas em algumas pessoas e passa agir de forma preventiva e estratégica em relação ao seu futuro.

Se você gostou desse conteúdo e precisa de apoio para implementar essa ou outras práticas de gestão empresarial, conheça as Soluções do Hub Sebrae.

Posts relacionados

Deixe um comentário