Descubra o que é markup e como calcular qual o ideal

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Precificar produtos é um trabalho árduo. Afinal, você precisa levar em conta os valores praticados pela concorrência, os gastos para produzir uma mercadoria e até os custos iniciais, em caso de revenda. Uma métrica que ajudasse o empreendedor nisso viria bem a calhar, não é mesmo?

A boa notícia é que já existe um indicador para garantir uma precificação precisa: o markup. Essa métrica leva em conta os custos de produção e a margem de lucro, entre outros quesitos, para ajudar a empresa a praticar valores justos e que garantam rentabilidade.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o conceito de markup, como ele pode ser calculado e seus benefícios para o negócio. Boa leitura!

O que é markup?

O markup é um indicador que ajuda o empreendedores a entender o quanto o preço final do produto está acima do seu custo de produção. Ele pode ser obtido por uma fórmula, que veremos adiante no texto.

Assim, trata-se de uma estratégia de precificação que garante mais precisão aos empreendedores na hora de calcular os valores repassados para os clientes. Versátil, esse indicador serve para todos os tipos de empresas, já que leva em conta os gastos de produção de cada mercadoria — ou um conjunto delas.

Quando o empreendedor chega à definição do preço de um produto com base no markup, e esse valor se mostrar muito destoante da média praticada pelo mercado, isso indica que há algo que precisa ser corrigido para gerar rentabilidade para o negócio.

Como ele funciona?

Um dos erros de muitos empreendedores é achar que praticar um preço abaixo do mercado é o que fará os produtos venderem muito e gerar a rentabilidade necessária para que o negócio se mantenha lucrativo.

Contudo, isso só é verdade caso os ganhos sejam significativamente maiores que o valor desembolsado para produzir uma mercadoria. Podemos pensar em um exemplo que tem a ver com um dos eventos mais esperados nos próximos meses: o Carnaval.

Caso uma fantasia precise de R$ 100 em insumos para ser desenvolvida, estabelecer um preço de R$ 101, sem perspectivas de vender essa mercadoria em larga escala, dificilmente será uma ação financeiramente sustentável para a empresa.

Por isso, o markup funciona como uma maneira de estabelecer um preço justo — isto é, um valor que seja atrativo para os clientes, mas também rentável para a empresa.

Ao registrar tudo o que a sua empresa desembolsa para fazer com que um produto chegue às mãos dos clientes, o seu negócio terá mais segurança em relação aos resultados.

Quais são os seus benefícios?

Quando a conta é bem feita e leva os custos de produção em consideração, rende diversos benefícios para a empresa. Vamos conhecê-los.

Comparação de mercado

Usar o markup para precificar os seus produtos proporciona uma visão mais ampla da sua empresa em relação aos concorrentes. Assim, você consegue praticar preços que não estejam muito descolados da média geral.

Lembre-se de que a lucratividade é o principal. Por isso, o objetivo do markup não é ser o mais barato, mas ter um referencial preciso para que o empreendedor entenda onde ele quer colocar a sua companhia na competição.

Posicionamento de marca

Como o markup é uma estratégia de precificação, ele também ajuda a empresa a se posicionar estrategicamente no mercado. Afinal, os valores repassados ao consumidor final têm a ver com o seu nicho de atuação.

Caso o seu foco seja consumidores de alta renda, o markup ajudará a precificar os seus produtos e garantir uma rentabilidade que seja ajustada a quanto esses clientes podem pagar, por exemplo.

Do mesmo modo, caso você queira explorar um mercado mais diverso, o cálculo do markup ajuda a empresa a estipular preços que sejam acessíveis a um grande número de pessoas.

Identificação dos gastos

O markup leva em consideração os gastos de produção para levar um produto aos clientes. Por isso, para que a conta seja feita da forma correta, tudo o que envolve o desenvolvimento da mercadoria entra na fórmula. Estamos falando de:

  • custos fixos, como como aluguel de loja, salários, contas de água e luz, entre outras;
  • custos variáveis, como frete pago aos fornecedores e a tributação, que pode variar a cada mês;
  • margem de lucro;
  • gastos de produção, como matérias-primas e mão de obra.

Aumento dos lucros

Com tudo registrado na ponta do lápis, a consequência lógica de todos os benefícios já citados é a tendência de elevação dos lucros, uma vez que a empresa terá números que embasem a sua tomada de decisão. Como você verá em seguida, o cálculo é simples.

Como funciona o cálculo do markup?

De maneira simplificada, a fórmula do cálculo pode ser representada da seguinte forma:

Markup = 100/[100 – (CF + CV +L)]

Os custos de produção envolvem todos os 4 itens que mencionamos no tópico anterior. Como as empresas desenvolvem diversos produtos, não se deve colocar todo o valor do aluguel na fórmula de uma só mercadoria.

Por isso, pensemos em uma empresa que trabalha com 10 produtos próprios. Nesse caso, a porcentagem total (100%) de cada custo pode ser dividida por 10. Já o lucro pode ser escolhido pela própria companhia — definimos em 15%, só para exemplificar. Nesse caso, teríamos:

  • 10% direcionados para os custos fixos (CF);
  • 10% direcionados para os custos variáveis (CV);
  • 15% deve ser a porcentagem para lucro (L).

Importante: os números representados em nosso exemplo são expressos em porcentagem, e não são valores em reais, por exemplo.

Markup = 100/[100 – (porcentagem do CF + porcentagem do CV + porcentagem do L)]

Markup = 100/[100 – (10 + 10 + 15)]

Markup = 100/[100 – (35)]

Markup = 100/65

Markup = 1,54 (valor arredondado)

Para usar o número de markup para calcular o preço de venda, basta multiplicar o valor pelo custo de produção da mercadoria. Pensemos em um produto que custe R$ 40 em insumos, isto é, o seu custo de produção total. Nesse caso:

Preço de venda = custo de produção x markup

Preço de venda = 40 x 1,54

Preço de venda = R$ 61,6

Nesse caso, o preço ideal para que a empresa obtenha lucratividade é de R$ 61,6. Caso essa loja esteja focando em um público com alto poder aquisitivo, ela pode aumentar esse valor para atrair esses clientes que tenham maior renda.

No entanto, caso ela queira oferecer esse produto para um público amplo, o valor de R$ 61,6 é um bom ponto de partida. Como vimos no artigo, o markup é um indicador bastante eficiente para ajudar o empreendedor a não só precificar, mas também a analisar os seus custos de produção.

Caso o markup indique que o preço ideal de venda seja igual ou inferior ao custo de produção, será possível buscar novos insumos e até outros fornecedores. Ele ajuda o empreendedor a ter mais controle financeiro e realizar projeções precisas.

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