Controle de custos Controle de custos

3 erros de controle de custos do MEI e como corrigir!

4 minutos para ler

Realizar a gestão de um pequeno negócio é desafiador para os empreendedores que almejam ter uma boa saúde financeira em seus estabelecimentos. Uma pequena empresa necessita de um controle financeiro adequado para que consiga manter os seus tributos e contribuições para a Previdência Social em dia, assim como fazer uma boa gestão empresarial.

Neste post, vamos explicar o que é preciso saber para fazer o controle de custos, evitar os pequenos erros nesse processo e muito mais. Aqui, vamos mostrar por que é importante acompanhar as finanças e fazer a DASN-MEI ou Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual corretamente.

Precisa entender se está cometendo algum erro no controle de custos? Então leia esse artigo até o fim!

Entenda por que é importante acompanhar as finanças do MEI

Acompanhar as finanças da sua empresa é essencial para que você consiga fazer uma boa gestão do seu negócio, além de garantir que o limite anual de faturamento do MEI não seja ultrapassado. Caso sua receita no ano seja maior que R$ 81.000,00 é preciso ajustar a modalidade de sua empresa, que não se enquadrará mais como MEI.

É muito importante acompanhar as entradas e saídas de recursos do MEI para que o empreendedor consiga honrar os seus compromissos, pagar todas as suas obrigações em dia e ainda obter lucro, além de controlar o faturamento máximo anual permitido.

Como fazer o controle de custos para o MEI

Na hora de realizar o controle de custos do MEI, você pode utilizar uma planilha no Excel para registrar todas as despesas do negócio. Também é possível utilizar um caderno ou um bloco para fazer as anotações mensais.

Confira como evitar os pequenos erros no controle dos custos

É comum cometer erros no processo controle de custos, principalmente se você estiver começando a se preocupar com o gerenciamento dos gastos. Uma ferramenta apropriada poderá facilitar o trabalho e aumentar o conforto na hora de fazer a organização financeira, registrar as despesas e anotar receitas. Veja a seguir quais falhas devem ser evitadas pelo MEI.

1. Não considerar os custos fixos

Considere no cálculo todos os custos relacionados à locação de espaço, pagamentos como água, luz, telefone, internet etc. Depois, faça o registro de tudo o que foi recebido durante o mês com a venda de produtos ou a prestação de serviços. Faça um relatório mensal de todas as suas receitas e deduza as despesas para descobrir o valor do seu capital de giro.

2. Misturar as finanças pessoais com as da empresa

Jamais misture as finanças da empresa com as pessoais. Os valores relacionados à pessoa jurídica precisam ser calculados à parte daqueles gastos que são exclusivos de seu proprietário. Tenha controles em planilhas separadas para evitar confusão em decorrência de outros rendimentos ou investimentos que você tenha feito.

3. Não acompanhar as datas dos vencimentos das contas

Não fazer o acompanhamento das datas de vencimento de faturas e débitos é outro erro muito comum do MEI. Ao controlar as finanças o empreendedor consegue acompanhar a evolução do empreendimento, além de criar uma reserva financeira para as despesas extras e reinvestir no negócio.

Agora você já conhece alguns erros de controle de custos para o MEI e sabe como corrigi-los! Estabeleça um objetivo de salário mensal, crie um fundo para reinvestir na sua empresa e uma reserva que vai servir diante de eventuais imprevistos. Utilize uma conta bancária exclusiva para o negócio e outra para o uso pessoal e evite misturar os rendimentos.

Para manter-se atualizado, baixe o nosso e-book sobre organização financeira!

Posts relacionados

Deixe um comentário