Conheça os riscos da ansiedade empreendedora

6 minutos para ler

ansiedade empreendedora é um dos maiores males a afetar a produtividade de muitas mulheres que investem seus esforços na criação de um negócio.

Os prejuízos que isso pode causar são imensos e podem colocar o futuro da empresa em risco.

Os sintomas apresentados afetam a empresa e a vida pessoal da empreendedora e  podem tornar a gestão do negócio muito mais difícil e trabalhosa.

Para entender melhor o que é a ansiedade empreendedora e como combatê-la, leia o artigo que preparamos para você!

O que é a ansiedade empreendedora

ansiedade empreendedora é a preocupação excessiva e persistente que gera insegurança sobre o sucesso e futuro dos negócios. É fruto das expectativas e responsabilidades assumidas pelo o gestor de uma empresa

É difícil conciliar todas as obrigações que um novo negócio exige de seus gestores. Quando essas responsabilidades caem sobre os ombros de uma única pessoa, gera uma sobrecarga de tarefas e afeta a sua produtividade e saúde mental.

Para solucionar todos os problemas, muitas mulheres empreendedoras acabam fazendo jornadas de trabalho longas e exaustivas.

Algumas empresárias chegam a trabalhar até mesmo 20 horas por dia, para que seja possível conciliar todos os seus objetivos, tornando-se workaholic, viciadas em trabalho, o que é nocivo para a saúde e para os negócios.

Os riscos da ansiedade empreendedora

Os riscos da ansiedade empreendedora afetam a empresa e a vida pessoal da empreendedora. São consequências de se assumir todas as responsabilidades de uma empresa sozinha.

Alguns dos sintomas sentidos por quem passa por tal estresse são a alta irritabilidade, causada pela vivência em constante tensão.

Além disso, problemas de saúde podem vir à tona, fruto do estresse da rotina cansativa da empreendedora que baixa a imunidade.

Porém, um dos sintomas mais comuns de serem notados é a perda de produtividade no empreendimento.

O cansaço faz com que a mente não trabalhe plenamente para propor soluções, o que, consequentemente, torna a empreendedora menos efetiva em sua atuação.

Além disso, a falta de criatividade é outro risco grave de se enfrentar ao desenvolver ansiedade empreendedora. Isso acaba estagnando o seu negócio e o tornando pouco inovador o que afeta seus resultados.

No mais, apesar de parecer uma rotina sustentável para os jovens, esse tipo de prática não é bom para as empreendedoras.

O cansaço chega aos poucos e as consequências de tentar carregar todas as responsabilidades sozinha podem acarretar em sérios problemas para os negócios e a saúde.

ansiedade empreendedora pode fazer até mesmo com que episódios de perda de memória aconteçam com empresárias. Resguardar-se e buscar por formas de tornar a rotina de trabalho mais saudável, é necessário para qualidade de vida e para o bom funcionamento dos negócios.

A ansiedade e o empreendedor brasileiro

A rotina de trabalho exaustiva pode fazer com a ansiedade empreendedora se desenvolva, porém, o cenário atual de crise econômica provocado pela pandemia do Covid-19 agravou as dificuldades do mercado.

Falando de maneira geral, a pesquisa da Vittude, constatou que 85% dos brasileiros convivem diariamente com algum transtorno mental, mesmo que não saibam. E uma das maiores causas disso é a pressão criada no mundo profissional.

O trabalho, em muitos casos, pode exigir muito dos seus funcionários e, para os empreendedores, isso não seria diferente. As responsabilidades são diferentes, contudo, os problemas gerados afetam a todos igualmente.

E, segundo dados de uma pesquisa conjunta, feita em parceria pela UFMG e o Tropos Lab, realizada durante a pandemia, a situação não é nada boa.

76% dos empreendedores, se sentiram afetados pela crise sanitária, 81% deles disseram enxergar um mercado incerto, enquanto uma parcela considerável deles (15%) passou a tomar remédios por conta do contexto atual.

A instabilidade causada pelo cenário acaba afetando a todos, porém, de acordo com a mesma pesquisa, as mulheres empreendedoras foram as que sofreram com sintomas mais severos de ansiedade, depressão e estresse causados pelas incertezas empresariais.

Como reduzir a ansiedade empreendedora

Por mais que a ansiedade empreendedora atinja muitas mulheres em nosso país e pareça um problema grande demais a ser enfrentado, ainda assim, existem soluções a serem adotadas.

Algumas boas práticas básicas podem melhorar essa situação.

A primeira delas é a contratação de pessoas para o seu empreendimento, para que seja possível delegar tarefas.

Contratar funcionários de confiança para formar uma equipe de alta performance, que você sabe que podem gerar o resultado esperado, tiram muito peso das suas costas na gestão de negócios e tornam a empresa mais eficiente.

Centralizar atividades em uma única pessoa acaba fazendo com que ela faça tudo de maneira mal feita. Por isso, é muito importante contar uma equipe de confiança e dar autonomia para que elas tomem de conta das várias áreas da sua empresa.

Outra dica, um pouco óbvia, mas que precisa ser dita aqui, é que a organização que também pode te ajudar a lidar com a ansiedade de empreender.

Fazer uma checklist de coisas a serem feitas no seu dia e seguir uma rotina, ajudam na sua produtividade.

Porém, para isso ser possível, é necessário criar limites para você mesmo, de acordo com a sua capacidade de trabalho. Se você sabe que não consegue trabalhar produtivamente durante várias horas, não adianta insistir nisso.

Assim que o horário limite chegar, deixe o trabalho para o próximo dia, pois, dessa forma, você faz uma pausa que pode ser benéfica para a mente e não se afeta a própria produtividade por sobrecarga.

 A organização da sua rotina é crucial para que a ansiedade empreendedora seja combatida e não afete o seu rendimento.

Investir em autoconhecimento é um caminho importante para quem empreende, afinal reconhecer seus pontos fortes e oportunidades de melhoria é essencial para o autodesenvolvimento e acarreta em qualidade de vida, saúde, melhoria da produtividade e resultados.

O artigo acaba aqui e esperamos que tenha compreendido o risco que a ansiedade empreendedora representa para uma pessoa. Se você gostou do conteúdo, acesse o nosso blog para conferir mais dicas sobre mundo dos negócios!

Posts relacionados

Deixe um comentário