Planejamento de rotina Planejamento de rotina

Planejamento de rotina: aprenda como tornar o trabalho mais produtivo em um MEI!

3 minutos para ler

Já pensou em fazer o planejamento de rotina do seu MEI? Isso é muito importante para tornar o dia a dia da empresa mais produtivo, uma vez que você saberá exatamente o que fazer, quais são as prioridades e, inclusive, até separar uns minutinhos para arejar a mente e descansar um pouco.

Afinal, ninguém aqui é um robô que consegue focar o tempo todo no trabalho, certo? O descanso é uma necessidade que precisa ser suprida para que as demais atividades possam ser concluídas com sucesso.

Mas como evitar que o descanso se transforme em procrastinação? Por meio de um planejamento de rotina eficiente. Veja o que precisa ser feito!

Adote uma agenda ou solução tecnológica

O primeiro passo para organizar sua rotina é listar os afazeres do dia ou das próximas semanas. Dessa forma, é possível ter o controle das atividades de maneira eficiente, evitando a perda de prazos e horários de reuniões importantes, por exemplo.

Como você é MEI, a solução tecnológica não precisa necessariamente ser um software. Existem muitas ferramentas online gratuitas muito eficazes, como o Google Agenda, que pode ser compartilhada com terceiros e acessada de qualquer lugar.

Defina uma ordem de prioridade

Ao organizar as atividades, outro ponto importante é definir uma ordem de prioridades das suas tarefas. Analise quais delas têm mais urgência na sua conclusão e dê preferência para terminá-las ou entregá-las primeiro.

Além disso, é importante indicar o prazo de conclusão de cada uma dessas atividades, assim, você consegue organizar o tempo e executa-las com tranquilidade, sem pressa. Dessa forma, as chances de erros diminuem bastante.

Planeje o tempo de lazer

Quando você abre uma empresa, já está ciente de que haverá muito trabalho pela frente, principalmente no início das atividades. No entanto, é importante que você separe um tempo de lazer para descansar a mente e curtir a família, por exemplo.

Você não precisa emendar feriados ou pegar férias prolongadas, mas separar pelo menos um dia da semana para descansar. Isso é de extrema importância para melhorar a produtividade e ter mais insights valiosos para o seu negócio.

Faça uma autoanálise e melhore os pontos necessários

Tudo o que você faz dentro de uma empresa, por mais assertivo que seja, possui pontos de melhoria. O acesso ao conhecimento foi muito facilitado pela internet, portanto, é importante fazer uma autoanálise a fim de melhorar as estratégias do seu negócio.

Lembre-se que a concorrência está sempre se atualizando para entregar o melhor ao cliente final. Se você não atentar a isso, poderá ficar para trás e perder espaço no mercado.

Com o planejamento de rotina adequado, sua empresa alcançará melhores resultados, uma vez que terá uma organização eficaz que permite que o empreendedor consiga administrar todos os processos sem comprometer sua produtividade.

Gostou do artigo? Então aproveite para aprender a como fazer um plano de negócio para MEI. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário