Profissionais qualificados Profissionais qualificados

Como tornar sua empresa atrativa para os profissionais qualificados?

4 minutos para ler

Montar um time com profissionais qualificados, comprometidos e que buscam o sucesso da empresa não é uma tarefa fácil. Você que é empresário, sabe bem disso e do quanto é importante contar com bons colaboradores para se ter um ambiente de trabalho agradável, produtivo e claro, para alcançar os resultados almejados, não é mesmo?

Sendo assim, além de realizar um recrutamento mais estratégico, é preciso também pensar e desenvolver meios de tornar sua empresa mais interessante e atrativa para profissionais qualificados, aptos a montar a equipe ideal para o negócio.

É isso que você verá a seguir, com dicas essenciais que trouxemos para lhe auxiliar nessa missão. Confira!

Entenda completamente a função do profissional

É comum vermos anúncios de vagas em que parece que a empresa desconhece o papel do profissional que pretende contratar, assim como as competências e as habilidades necessárias para se ocupar determinada vaga. Esse é um dos primeiros fatores que afastam os profissionais com mais experiência e desempenho.

Por isso, o primeiro passo é entender qual é a necessidade de sua empresa, quais atividades você realmente busca naquele momento e quais são os profissionais aptos a desenvolverem a função. Um exemplo é a área de marketing, em que – muitas vezes – entende-se que um único profissional é capaz de desenvolver todas as demandas do setor, quando na verdade, há funções e formações distintas e que requerem profissionais específicos para cada esfera.

Faça um recrutamento bem elaborado

Após entender as reais necessidades e condições da sua empresa, é hora de estruturar o processo de recrutamento. E não se engane, tudo começa no recrutamento e, por isso, você deve ter bastante atenção em todas as etapas, considerando os seguintes fatores:

  • descrição da vaga;
  • oferta de remuneração e benefícios compatíveis com o mercado;
  • profissional capacitado para avaliar o perfil psicológico e comportamental dos candidatos;
  • profissional capacitado para avaliar as competências técnicas do candidato;
  • divulgação bem direcionada da vaga, etc.

Desenvolva um plano de carreira

O plano de carreira é importante para dar ao funcionário segurança e clareza sobre quais são as oportunidades que ele encontrará na empresa. Os profissionais mais bem preparados, normalmente, planejam os passos de sua carreira, sabem o que querem e certamente terão mais interesse por uma organização que lhe permita isso.

Nem todas as empresas oferecem um plano de carreira e acabam por perder alguns de seus melhores talentos, uma vez que profissionais qualificados são bastante disputados pelo mercado.

Invista na qualidade de vida no trabalho

Um ambiente laboral saudável e propício ao bom desenvolvimento do trabalho envolve diversos fatores, que vão além da ergonomia e da disponibilidade de ferramentas. Estamos falando de aspectos relacionais, em que as soft skills como: flexibilidade, comunicação, empatia e sentimento de equipe fazem a diferença na convivência entre as pessoas. Principalmente, entre líder e liderados.

Dessa forma, você deve investir em estratégias e ações que criem um clima agradável, com sentido de pertencimento e com a cultura da cooperação. Isso reflete na satisfação do colaborador e é um dos atributos que mais fazem com que a rotatividade de funcionários seja reduzida.

Ter em sua empresa pessoas bem preparadas traz inúmeros benefícios, como melhoria na qualidade dos produtos e serviços, aumento da produtividade, redução de custos e fortalecimento da sua marca, entre outros.

Como você pôde ver, ainda que não seja uma missão fácil construir essa equipe, com essas dicas e bastante transparência, você terá mais consistência para desenvolver um recrutamento capaz de levar para sua empresa profissionais qualificados e assim montar um time de alta performance.

Gostou das nossas dicas? Então, fique ligado no blog do Sebrae Alagoas, em que você encontrará muito conteúdo estratégico para seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário