A produtividade de um time oferece muitas vantagens e amplia expressivamente as chances de vendas e o crescimento da empresa. Isso sem contar a melhoria dos processos internos e da qualidade do ambiente de trabalho. E para aumentar a produtividade dos colaboradores, você precisa traçar um plano de ação e levar em conta aspectos como perfil da sua equipe, natureza da atividade, volume de trabalho, equipamentos e outros.
Parece complexo? Fique tranquilo pois trouxemos hoje dicas essenciais para lhe auxiliar nesse processo. Veja a seguir!
Vantagens de investir na produtividade da equipe de vendas
Investir e estimular a produtividade da equipe gera muitas vantagens para os colaboradores e para os negócios. Mas, quais são essas vantagens? Destacamos as principais, veja só:
- aumento das vendas;
- redução de custos;
- redução de desperdícios;
- cumprimento de metas;
- engajamento do time;
- melhora na qualidade dos processos;
- aumento da satisfação do cliente.
Dicas para aumentar a produtividade dos colaboradores
Agora que você viu as vantagens de ter uma equipe produtiva, é hora de traçar o plano de ação e vamos lhe mostrar de que forma fazer isso com passos simples e efetivos. Confira!
1. Revise o planejamento de vendas
Por mais que você tenha se dedicado bastante ao planejamento, sempre vale a pena revisar e levantar dados, como: porcentagem de vendas, taxa de conversão, índice de satisfação de colaboradores e clientes, entre outros. Isso, além de oportunizar resultados melhores, ajuda a identificar possíveis falhas nos processos e atividades. Faça frequentemente essa revisão.
2.Elimine as distrações
Para otimizar os processos e aumentar a produtividade, é preciso identificar também o que faz o colaborador perder tempo na execução das atividades. Entre os fatores estão as distrações, então é preciso eliminá-las.
As mais comuns são redes sociais, falta de organização de processos, pessoas atropelando tarefas o tempo todo, conversas desnecessárias entre os colegas e outras. Dialogue com sua equipe para entender quais são as distrações e corte-as do dia a dia.
3.Estabeleça metas possíveis
Ter metas e saber o que se pretende, em cada atendimento ou campanha, é essencial para nortear as ações e estratégias de vendas. Para tanto, é preciso trabalhar com metas factíveis, pois – caso contrário – além de dificultar bastante o alcance desses resultados, corre-se o risco de desestimular a equipe.
Entenda a realidade e as possibilidades do seu negócio e do seu investimento para trabalhar com metas reais e possíveis. Assim, a energia e a dedicação dos vendedores serão melhor aproveitadas.
4.Use a tecnologia
A tecnologia é uma ótima aliada da produtividade. Por isso, conte com ela para otimizar a produção e o atendimento em sua empresa. Use chatbots, adquira softwares, equipamentos e aplicativos que tornam mais ágeis e consistentes os atendimentos.
Há diversas opções de softwares e aplicativos de funcionamento simples e prático, como Trello, Notion e Asana, que oferecem diversas ferramentas e você pode experimentar alguns desses recursos nas versões gratuitas ofertadas pela plataforma.
5.Invista em treinamento
Uma equipe de vendas produtiva precisa estar preparada para os diversos momentos da economia, para a sazonalidade e para entregar um excelente atendimento ao cliente. Para isso, invista na capacitação constante e no aperfeiçoamento das habilidades dos membros da equipe.
Invista em treinamentos diversos como de comunicação, negociação e liderança, além de se certificar de que todos da equipe sabem bastante sobre o produto ou serviço que estão vendendo. Lembre-se de que o cliente precisa sentir segurança no atendimento.
6.Ouça os colaboradores e considere a opinião deles
Quem lida diretamente com o cliente e que põe as estratégias em prática na ponta são os vendedores, então é essencial ouvir as opiniões deles e torná-los parte da elaboração do planejamento e da estratégia de atendimento e de vendas.
É o vendedor que lida diretamente com as angústias dos clientes, os desejos, dúvidas e expectativas. E é também ele que percebe na prática a efetividade das estratégias. Portanto, converse com os vendedores para entender como eles enxergam que os processos podem melhorar.
Além disso, esse diálogo e valorização das ideias do colaborador geram maior sentimento de pertencimento à empresa e, consequentemente, maior motivação e dedicação às atividades.
Viu só como é possível e vantajoso investir na produtividade da sua equipe? Além de aumentar o valor da sua marca e o movimento do caixa, torna sua empresa mais forte e competitiva no mercado.
E para ter um time de vendas forte e bem preparado, entenda como formar uma equipe de alta performance.