A importância de desenvolver a liderança feminina nas empresas

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A importância de desenvolver a liderança feminina nas empresas é grande, afinal diversidade é essencial no mercado de trabalho. A pluralidade de ideias é indispensável para que o negócio progrida e a criatividade dos funcionários consiga aflorar.

Porém, para se criar um cenário tão próspero, é preciso dar mais espaço para que as mulheres ocupem cargos de chefia nas empresas. No artigo a seguir, será possível entender qual a importância de estimular a ascensão feminina e seu impacto nos negócios. Confira!

Cenário da liderança feminina no Brasil

Para entendermos a importância de desenvolver a liderança feminina nas empresas, primeiro vamos falar sobre o cenário atual. Todos sabemos que as mulheres, infelizmente, não são tão valorizadas quanto os homens no mercado de trabalho.

E isso acaba se refletindo na ocupação de cargos elevados dentro do universo profissional. Prova disso é que, segundo pesquisa recente do IBGE, em 2021, apenas 37,4% dos cargos de gerência em nosso país são ocupados pelo sexo feminino.

É possível notar que, nos últimos anos, esse percentual acabou diminuindo. De acordo com a última pesquisa feita pelo IBGE, em 2018, a pontuação registrada havia sido de 39,1%, número maior do que o atual.

Apesar do cenário não ser o ideal, ainda assim, o país consegue estar acima da média mundial em algumas questões do gênero. Segundo dados da Grant Thornton, 16% das empresas brasileiras contam com mulheres em cargos de destaque, número maior que a média mundial que é de apenas 12%.

Em todo caso, a liderança feminina nas empresas ainda é muito menor do que a dos homens, como podemos verificar nas pesquisas. Apesar dos avanços ainda serem pequenos, estamos caminhando para um cenário mais igualitário.

Os principais desafios das mulheres líderes nas empresas

Mesmo quando ocupam cargos de liderança dentro de empresas, as mulheres ainda precisam enfrentar uma série de desafios no mercado. Confira alguns:

  • Diferença salarial:  Segundo o IBGE, as mulheres recebem, em média, apenas 77,7% do salário masculino, mesmo ocupando a mesma função;
  • Dupla jornada de trabalho: as mulheres acumulam atividades profissionais e um maior volume de atividades domésticas que os homens;
  • Luta contra o preconceito: ainda existe muito preconceito em torno de mulheres em cargos de liderança empresarial;
  • Comparação com características masculinas: quando mulheres ocupam cargos de liderança, muitos esperam que elas tenham o mesmo comportamento dos homens e, assim, julgam muitas de suas escolhas no poder.

É preciso destacar que, para a liderança feminina ser valorizada há necessidade constante de provações.

As mulheres, mesmo em posição de autoridade, enfrentam a desconfiança exagerada por parte do mercado. A todo o momento, suas decisões são questionadas, independente dos resultados positivos estarem sendo registrados ou não.

Características femininas valorizadas no mercado

Muitas das características femininas são bem valorizadas nas empresas que buscam melhorar sua performance.

Mulheres e homens, culturalmente falando, se comportam de forma distinta em diferentes contextos. E a boa notícia para o público feminino é que as empresas modernas estão interessadas no que as mulheres líderes podem oferecer.

Por isso, elencamos algumas das principais características, geralmente ligadas às mulheres, que estão sendo valorizadas no mercado atual:

  • Perseverança profissional:  a persistência e a capacidade tornar os cenários negativos em algo proveitoso para as empresas é muito valorizado no mercado atual;
  • Resolução de conflitos: as mulheres têm capacidade para resolver conflitos entre diferentes partes, pois utilizam o poder da escuta e o diálogo;
  • Trabalhadora multitarefa:  mulheres desenvolveram a capacidade de fazer, de maneira magistral, mais de uma tarefa em simultâneo;
  • Atenção aos detalhes: a sensibilidade das mulheres é mais aguçada — e, por isso, elas sempre dão atenção especial aos detalhes, o que pode ajudar a solucionar grandes problemas empresariais.

A importância de ter a liderança feminina nas empresas

Conferimos, até o momento, as características mais valorizadas, os principais desafios, e a situação atual das mulheres em relação aos cargos de chefia. Agora, vamos entender a importância de desenvolver liderança feminina nas empresas.

O desenvolvimento de lideranças acaba dando fim ao pensamento retrógrado de que as mulheres não têm não ambição no mercado.

As empresas precisam criar ambientes que estimulem a ambição, melhorias de performance e o comportamento proativo entre as suas funcionárias.

Algumas ações que podem ajudar o desenvolvimento da liderança feminina:

  • Dar maior autonomia para que suas colaboradoras possam tomar decisões;
  • Disponibilizar cursos e treinamentos para aprimorar a qualificação profissional;
  • Implementar programas que incentivem o desenvolvimento feminino;
  • Contar com mulheres atuando em todas as áreas da empresa;
  • Desenvolvimento do plano de cargos e carreiras do negócio;
  • Promoção da equiparidade salarial;

Entender que as mulheres possuem inteligência emocional, ou que estão aptas para os cargos de chefia, é essencial para o bom desenvolvimento dos negócios. Estimular o aumento do número de mulheres em cargos de liderança melhora o ambiente organizacional e os resultados da empresa.

Nosso artigo acaba aqui e esperamos que tenha entendido a importância de se desenvolver líderes femininas dentro de uma empresa. Se você gostou de acompanhar nosso texto confira mais materiais sobre empreendedorismo em nosso blog!

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