Dupla jornada de trabalho e outros desafios das mulheres

3 minutos para ler

dupla jornada de trabalho é um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres que se aventuram no mercado profissional. Contudo, não é o único desafio a ser superado por elas, afinal, a sua caminhada é cheia de percalços.

Conhecer os problemas enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho pode nos ajudar a superar esses obstáculos. Para ficar por dentro dos desafios e outras informações importantes, leia o artigo a seguir!

Dupla jornada de trabalho e as mulheres

Segundo pesquisa divulgada pelo IPEA, as mulheres trabalham 7,5 horas a mais do que os homens por semana. Isso porque, em sua maioria, elas também são as responsáveis pelas tarefas domésticas em seus lares.

dupla jornada de trabalho, aqui tratada, é o acúmulo de atividades profissionais e domésticas assumidas pelas mulheres. Um desafio diário que as faz realizar uma longa lista de tarefas a fim de cumprir as suas obrigações profissionais e a manutenção de seu lar.

Apesar da crença que as mulheres têm dificuldades em conciliar as responsabilidades do trabalho com as de casa, isso é uma atividade natural para elas, ainda que seja cansativa pelo o volume de ações a serem executadas.

O desafio das mulheres é delegar as atividades de trabalho com a sua equipe, e dividir as responsabilidades domésticas com aqueles com quem compartilha o lar. Montar um cronograma de atividades também pode ajudar na distribuição de suas atribuições.

Outros desafios enfrentados pelas mulheres no mercado

Alguns dos principais desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, atualmente, são os seguintes:

  • Diferença de salário entre as pessoas de ambos os sexos;
  • Dificuldades em crescer na carreira;
  • Insegurança no mercado;
  • Assédios de naturezas diferentes durante sua atuação no mercado;
  • Descrédito;
  • Objetificação do corpo feminino.

Os obstáculos  são muitos, e uma pesquisa recentemente divulgada, realizada em parceria entre LinkedIn e Think Eva, mostrou que 47% das mulheres já sofreram com assédio sexual no trabalho. Isso só mostra o quanto ainda é preciso evoluir para extinguir comportamentos indesejáveis.

Como as empresas podem ajudar

Como vimos, além da dupla jornada de trabalho, são vários os desafios enfrentados por milhões de mulheres trabalhadoras em nosso país. O serviço é exaustivo, e, em muitos casos, elas não contam com o apoio das empresas onde exercem sua profissão.

Porém, isso precisa mudar. Para isso, os empregadores podem investir em uma melhor gestão de tempo das funcionárias. Ao disponibilizar as ferramentas certas, as trabalhadoras podem organizar suas tarefas e conciliar as atividades da melhor forma.

Isso ajuda a manter um bom rendimento no trabalho, otimizando resultados e possibilitando que a trabalhadora cuide de suas outras responsabilidades. A mudança também precisa partir dos empregadores, pois são eles que montam o horário de trabalho de todas elas.

Adotar a flexibilização do horário de trabalho pode ser uma solução para a empresa, com isso as funcionárias podem conciliar seus compromissos pessoais e profissionais e com isso melhorar o rendimento no trabalho.

Nosso artigo fica por aqui e se você se interessou em fazer uma gestão de tempo mais eficaz para suas funcionárias, leia o texto que preparamos para te ajudar. Confira!

Posts relacionados

Deixe um comentário