Encontrar maneiras de driblar a alta concorrência do mercado farmacêutico é fundamental para manter a lucratividade. Dessa forma, otimizar o ticket médio representa uma necessidade para assegurar a sustentabilidade do negócio e contribui para aumentar a fidelização dos clientes.
Além disso, a capacidade de potencializar o valor médio de cada transação impulsiona a receita e fortalece a posição competitiva no mercado. Neste artigo, exploraremos estratégias práticas e eficazes para farmácias elevarem seu ticket médio.
Então, continue a leitura e confira estratégias para aumentar o ticket médio da sua farmácia!
O que é ticket médio e para que serve?
O ticket médio nas farmácias refere-se ao valor médio gasto por um cliente em uma única compra. Essa métrica é essencial para entender o comportamento dos consumidores e pode ser útil para gestores na elaboração de estratégias comerciais.
Ao analisar o ticket médio, é viável identificar oportunidades para aumentar as vendas, seja por meio de upselling, ofertas especiais ou promoções direcionadas. Manter um ticket médio elevado impulsiona a receita imediata e também contribui para a fidelização do cliente.
Portanto, monitorar e otimizar o ticket médio é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável das farmácias. Para isso, o primeiro passo é entender como fazer o cálculo desse indicador tão relevante.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo do ticket médio pode ser feito de maneira geral e também individual para cada cliente. No primeiro caso, você vai precisar ter dados sobre o valor faturado da empresa em um determinado período e o número de vendas. A partir disso, basta aplicar a seguinte fórmula:
Ticket médio geral = Faturamento total / número de vendas
Por isso, é importante manter o financeiro bem organizado a fim de ter informações de consumo coletadas e poder acompanhar métricas e indicadores financeiros.
Já para realizar a conta do ticket médio individual, é preciso ter dados sobre o número de clientes. Assim, basta usar a fórmula a seguir:
Ticket médio individual = faturamento total / número de clientes
Esse valor representa, em média, quanto cada cliente gastou ao fazer as compras em sua empresa.
Quais as estratégias para aumentar o ticket médio da farmácia?
Agora que você já sabe como o cálculo é realizado, que tal descobrir quais são as melhores estratégias para elevar o ticket médio da sua farmácia? A seguir, listamos 7 dicas que vão ajudar. Confira!
1. Faça a personalização de programas de fidelidade
A personalização de programas de fidelidade em farmácias pode aumentar o ticket médio ao oferecer ofertas exclusivas e recompensas relevantes, baseadas nas preferências individuais dos clientes.
Por exemplo, ao utilizar dados de histórico de compras para segmentar e direcionar promoções específicas, é possível incentivar compras adicionais, fortalecendo o vínculo e maximizando o gasto do cliente.
2. Desenvolva kits de produtos
Outra estratégia é criar kits de produtos. Nesta dica, você pode envolver a combinação de itens comumente adquiridos juntos, como itens de cuidados pessoais em um “Kit Bem-Estar”.
Ao oferecer um desconto atrativo para esse kit, os clientes são incentivados a comprar os produtos em conjunto, simplificando a experiência de compra e aumentando o valor total da compra.
3. Ofereça uma boa experiência
Criar uma boa experiência de compra na farmácia, seja por meio de um atendimento personalizado, seja usando um layout atrativo, seja com serviços adicionais, pode aumentar o ticket médio.
Esse cuidado tende a aumentar a satisfação dos consumidores da farmácia. Assim, eles ficam mais propensos a explorar produtos e aproveitar ofertas, contribuindo para compras mais substanciais.
4. Crie promoções com descontos progressivos
Outra opção é desenvolver promoções com descontos progressivos. Por exemplo, é possível usar como base o valor total da compra para proporcionar vantagens para os clientes e incentivá-los a levar mais produtos.
Dessa forma, uma promoção pode disponibilizar 10% de desconto em compras acima de R$ 50, 15% acima de R$ 100 e 20% acima de R$ 150, por exemplo. Essa abordagem motiva os clientes realizarem compras maiores para obterem descontos mais substanciais, impactando positivamente o ticket médio da farmácia.
5. Ofereça brindes
Ao vincular a compra de determinados produtos a brindes atrativos, como amostras grátis, produtos em tamanho reduzido ou itens relacionados, os clientes são incentivados a aumentar suas compras para receberem esses benefícios adicionais.
Por exemplo, ao comprar um determinado valor em produtos de cuidados pessoais, inclua um brinde exclusivo relacionado aos produtos. Essa tática agrega valor à compra e cria um incentivo emocional, tornando a experiência de compra mais gratificante.
6. Tenha estratégias de cross-selling e up-selling
As estratégias de cross-selling e de up-selling também são fundamentais para elevar o ticket médio em farmácias. No caso do cross-selling, promova a compra de produtos complementares, sugerindo, por exemplo, a aquisição de um protetor solar ao comprar um creme hidratante.
Já o up-selling envolve incentivar a compra de versões premium ou quantidades maiores de um produto, como sugerir um analgésico mais eficaz ao cliente que está comprando um de menor potência.
Treinar a equipe para identificar oportunidades de cross-selling e up-selling e promover essas sugestões de forma natural durante o atendimento ao cliente é um passo fundamental para elevar o ticket médio.
7. Peça feedback de clientes
Por fim, vale mencionar a importância de buscar feedbacks para implementar melhorias contínuas na experiência do cliente em sua farmácia. Esse cuidado ajuda a obter ideias valiosas que vão melhorar os serviços prestados.
Além disso, demonstra um comprometimento com a satisfação do cliente, construindo lealdade. Há várias maneiras para colocar a pesquisa em prática, como o uso de plataformas online, caixas de sugestões ou até mesmo interações diretas.
Porque aumentar o ticket médio da empresa
Não ter atenção com ticket médio tende a reduzir a receita do negócio, prejudicando o potencial de rentabilidade que existe na farmácia. Além disso, a concorrência no setor farmacêutico é acirrada e focar apenas em transações individuais sem estratégias para impulsionar o ticket médio gera desvantagem competitiva.
A ausência de iniciativas para incentivar compras adicionais também limita a fidelização do cliente, pois ele pode buscar opções que ofereçam uma experiência de compra mais completa e vantajosa.
Agora que você já conhece as melhores práticas para aumentar o ticket médio da sua farmácia, é hora de colocar todos os aprendizados que viu ao longo desse texto em prática. Utilizar as estratégias apresentadas ajudam a aumentar a fidelização dos clientes, além de elevar a lucratividade e tornar o negócio ainda mais competitivo.
Gostou do artigo e quer aprender mais estratégias para aumentar as vendas? Então, inscreva-se em nosso curso de marketing digital agora mesmo!