vendas por whatsapp vendas por whatsapp

Vendas por WhatsApp: 4 dicas valiosas para ter sucesso no seu negócio

4 minutos para ler

Quem empreende, no cenário moderno, não pode deixar de lado nenhuma tendência que ajude no crescimento do negócio. As vendas por WhatsApp estão entre as práticas que você precisa dominar para atrair e fidelizar clientes.

Pesquisas mostram que o WhatsApp é o aplicativo mais baixado no Brasil e que seus usuários acessam mensagens em diversos momentos da rotina. Junto a isso, as vendas online e por delivery agora fazem parte dos hábitos de consumo. Assim, a plataforma de mensagens instantâneas pode ser uma vitrine promissora para sua empresa.

Confira a seguir as 4 dicas que separamos para você adaptar sua estratégia e ter sucesso interagindo com o público por esse meio de comunicação.

1. Adote o WhatsApp Business

O primeiro passo para fazer vendas por WhatsApp é adotar a ferramenta em seu modelo desenvolvido para pequenas empresas. A versão Business é uma facilitadora do contato entre marcas e clientes, já que permite a automação de mensagens, segmentação do público e uma visão mais ampla das conversas em aberto.

Por isso, é importante entender a dinâmica dessa plataforma e todos os recursos que ela oferece. Crie mensagens automáticas que podem iniciar o contato e desenvolva um catálogo virtual que os consumidores possam acessar.

2. Crie listas de forma orgânica

Na hora de iniciar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp, muitos empreendedores acabam ludibriados pelos pacotes prontos de contatos. Eles são vendidos por empresas e parecem atraentes para encher a agenda. No entanto, o grande problema é que os usuários nem sempre autorizam o repasse das informações e podem ver de forma negativa a sua abordagem.

O melhor a fazer é investir na criação de uma lista de contatos orgânica, ou seja, com números que sejam dados à sua marca voluntariamente por quem tem interesse em conhecer mais de seus produtos e serviços. Além de ser um caminho mais ético, é também uma chance de se conectar com quem realmente tem potencial de conversão.

3. Personalize as listas de transmissão

Imagine um cliente que receba inúmeras ofertas que não têm o seu perfil. Ele vai se sentir como “mais um na multidão”, percebendo que a marca não percebe suas necessidades individuais. Para mudar essa situação, aposte em listas de transmissão segmentadas e personalizadas.

Faça pesquisas com seus consumidores e descubra que tipo de conteúdos e produtos interessam a eles. Desse jeito, você pode separar as preferências e criar diferentes listas para atender melhor a cada grupo.

4. Mantenha o profissionalismo

A relação entre marcas e clientes com as vendas por WhatsApp precisa ser amistosa, mas, ao mesmo tempo, profissional. Tratar com cordialidade é indispensável, no entanto, entenda os limites para que sua empresa não seja vista de forma inconveniente.

Uma dica principal é não exagerar na frequência de mensagens e perguntar periodicamente se o fluxo de conteúdo está incomodando a pessoa. Também é importante enviar materiais relacionados ao negócio e a soluções que podem ajudar no dia a dia do cliente. Textos e imagens de piadas, notícias gerais e temas políticos devem ficar de fora.

Esperamos que essas dicas ajudem você a fazer boas vendas por WhatsApp. Essa ferramenta realmente tem potencial e pode estreitar a sua relação com o público. Mesmo assim, lembre-se da importância de diversificar seus canais de venda. Use também as redes sociais como plataformas para converter mais.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude outros empreendedores.

Posts relacionados

Deixe um comentário