7 erros que você precisa evitar ao vender online

6 minutos para ler

Usar os canais digitais para adquirir novos clientes permite que você amplie a audiência e alavanque seu negócio. Contudo, vender online não é uma tarefa tão simples, pois é necessário contar com elementos de autoridade, confiança e relacionamento com o seu público.

Apesar de exigir um conjunto diferente de conhecimentos, o universo das vendas digitais é essencial para transformar sua empresa, ampliar o seu alcance no mercado e ainda permitir que sua empresa possa ter uma loja física ou apenas virtual. Se você quer saber quais são os erros mais comuns na hora de vender online e como evitá-los, continue a leitura e confira nossas recomendações!

Saiba como funciona o processo de vendas online

O processo de vendas online nada mais é do que utilizar a internet na hora de oferecer os seus produtos e serviços aos consumidores, otimizando o alcance da sua marca. Combiná-lo com as negociações que acontecem na loja física é uma ótima estratégia para aumentar os lucros.

O seu funcionamento depende de um canal online para acontecer, seja sites, seja redes sociais, seja qualquer outra plataforma. Nesses ambientes, você inclui os produtos e serviços que vai oferecer aos potenciais clientes.

A partir disso, é necessário usar campanhas de marketing na intenção de atrair visitantes, que fazem suas compras e pagamentos no ambiente digital. Após a confirmação do pedido, a empresa prepara os produtos e os envia aos clientes.

Vale lembrar que o atendimento é fundamental para resolver dúvidas e garantir uma experiência satisfatória. Esse processo é facilitado pela automação e ferramentas de análise que permitem que as empresas alcancem um público amplo e efetuem vendas de maneira eficiente pela internet.

Entenda os 7 erros que devem ser evitados ao vender online

Agora que você já conhece como funciona o processo de vendas online, que tal descobrir os principais erros que precisam ser evitados? A seguir, destacamos cada um deles em detalhes. Confira!

1. Não diversificar os canais

O primeiro grande erro é ter um único canal de vendas online. Dessa forma você acaba diminuindo o seu alcance e reduzindo o potencial que poderia ser aproveitado através da internet. Em suma, você estaria deixando dinheiro na mesa.

Por isso, é importante explorar diferentes plataformas, como site próprio, marketplaces, redes sociais e até mesmo aplicativos de mensagens instantânea, como o WhatsApp. Evitar este erro será útil visando alcançar um público mais amplo e diversificado.

2. Ignorar a concorrência

Não ter atenção ao que a concorrência está fazendo também é um grande erro. Os estudos dos outros negócios do mercado vão ajudar a identificar oportunidades, entender desafios e encontrar formas de se diferenciar.

Além disso, ao monitorar e compreender o que os concorrentes estão fazendo, torna-se possível ajustar preços e estratégias de marketing, além de melhorar seus produtos ou serviços.

3. Ter um atendimento ruim

Segundo um relatório recente da Zendesk, mais de 80% dos consumidores decidem se vão comprar ou não de uma empresa com base no atendimento que recebem. Ou seja, ter um suporte de má qualidade é sinônimo de redução de vendas.

O atendimento ao cliente é crucial para o sucesso das vendas online. Entre práticas que podem ser aplicadas com o intuito de melhorar esse aspecto estão as respostas rápidas às perguntas dos clientes, resolver problemas de maneira eficaz e fornecer um serviço amigável e personalizado.

4. Utilizar uma plataforma ineficiente

A contratação de plataformas de vendas também merece atenção, pois a ineficiência faz com que os consumidores abandonem as compras e migrem para os concorrentes que contam com meios digitais mais eficientes e práticos.

Tenha atenção a possíveis problemas de usabilidade, lentidão no carregamento de páginas e dificuldades no processo de checkout. Ao escolher uma plataforma confiável e com bom desempenho, você garante solução para todos esses pontos.

5. Não investir em segurança

Como existem diversos tipos de golpe na internet, é normal que o público exija recursos de segurança na hora de realizar as compras. Certifique-se de que o site tenha um certificado SSL, por exemplo, para proteger os dados dos clientes.

Esse cuidado faz com que o público tenha menos resistência para passar o cartão ou registrar dados de pagamento em seu sistema. Além disso, vale a pena contar com bons parceiros na hora contratar soluções de pagamento, pois isso garante eficiência e transparência para o cliente.

6. Oferecer uma única forma de pagamento

Outro problema recorrente se refere a falta de opções para o cliente realizar o pagamento das compras. Ao incluir opções de pagamento como PIX, cartão de crédito, PayPal, transferências, boletos bancários e demais recursos online, você simplifica a experiência do consumidor e quebra objeções na hora da compra.

7. Colocar descrições e informações incompletas

A falta de informações sobre um determinado produto ou serviço afasta diversos compradores potenciais. Portanto, vale a pena evitar as descrições vagas, as informações incompletas e demais pontos de dúvida que surjam na audiência.

Também é importante usar suas redes sociais na hora de explicar mais sobre os itens que estão à venda, fornecendo detalhes claros e indicações diretas para quem é recomendado cada tipo de produto.

Descubra como evitar esses erros

Conhecer a realidade do seu público é o primeiro passo a fim de evitar diversos erros que prejudicam os negócios. Por isso, procure se comunicar com a sua audiência, seja por meio das caixinhas de perguntas nos stories, pelas respostas nos comentários das publicações e também pelas conversas inbox.

Esse tipo de contato faz com que você tenha um atendimento de qualidade, conheça os desejos da audiência e descubra quais os canais de contato favoritos do público. Além disso, também é importante acompanhar a concorrência para ficar de olho nos preços, nos conteúdos e nas novidades apresentadas.

Ao adotar todos esses cuidados, você consegue vender online para pessoas de todo Brasil. Além disso, os canais digitais permitem nichar seu empreendimento, trazendo diferenciação e a oportunidade de cobrar mais caro por seus produtos ou serviços.

Quer ajuda na criação de estratégias incríveis para vender na internet? Então, confira agora nosso curso online Estratégias de vendas para o comércio eletrônico!

Posts relacionados

Deixe um comentário