A Black Friday é um dos eventos mais aguardados no mundo do varejo pelo aumento expressivo no volume de vendas. Mas também é uma oportunidade valiosa para estabelecer conexões e fidelizar clientes.
É por isso que você precisa aproveitar essa campanha para vender, sim, mas também garantir o sucesso do seu negócio ao longo do ano. Gostou da ideia? Então, continue lendo porque mostramos a importância desta data, as estratégias para aumentar as vendas e também cultivar relacionamentos duradouros com os consumidores.
Qual é a data da Black Friday?
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. A data foi adotada a partir de 2010 e segue o modelo dos Estados Unidos. No Brasil se tornou uma tradição e se consolidou como um dia de descontos e promoções em lojas físicas e online.
Em 2023, todos estão se preparando para aproveitar a campanha. Esse ano, ela acontecerá no dia 24 de novembro. Mas você pode expandir suas estratégias e começar com um esquenta, estendendo as promoções e benefícios para os clientes ao longo da semana ou do mês e até mesmo ampliando o período promocional.
A importância de usar a data para vender mais
A Black Friday é uma data importante, ao possibilitar a oferta de descontos significativos em diversos produtos. Isso é benéfico para a economia, pois impulsiona as vendas, gera receita para as empresas e empregos temporários. Para o seu negócio, traz uma série de vantagens também. Veja só!
Reduz estoques
É uma boa oportunidade para se livrar de estoques antigos ou produtos sazonais que não foram vendidos. Isso ajuda a liberar espaço para novos itens e a evitar perdas.
Aumenta a visibilidade da marca
Participar da Black Friday pode aumentar a visibilidade de uma marca, atraindo novos clientes e criando oportunidades para fidelizá-los no futuro. Afinal, a propaganda é grande na campanha, e as pessoas fazem muitas pesquisas.
Antecipa as compras de Natal
Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para antecipar suas compras de Natal. Essa é uma estratégia deles para economizar dinheiro em presentes e outros itens necessários para a temporada de festas.
Impulsiona o comércio online
A Black Friday desempenhou um papel importante no crescimento do comércio eletrônico e das vendas online. As promoções na internet atraem inúmeros compradores, que preferem fazer compras a partir de suas casas.
Use a Black Friday para fidelizar clientes
Sim, é possível! Fidelizar clientes é uma estratégia de longo prazo e essa campanha pode ser um momento oportuno para fortalecer laços. Veja algumas estratégias para usar na Black Friday:
- proporcione uma excelente experiência de compra para se destacar;
- apresente os valores da sua marca;
- garanta transparência e integridade;
- seja sincero sobre as ofertas;
- ofereça promoções exclusivas para clientes fiéis;
- não ofereça apenas descontos, trabalhe com brindes, frete grátis, etc.;
- comunique-se de maneira personalizada;
- mantenha o contato pós-venda;
- peça feedback e ouça os clientes.
Não esqueça de mensurar os resultados das estratégias da Black Friday
Para mensurar os resultados, determine métricas-chave, como:
- aumento nas vendas;
- tráfego no site;
- taxa de conversão;
- valor médio dos pedidos; entre outros.
Utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho. Um sistema de CRM ou um ERP já são um bom começo.
Depois, compare os resultados obtidos com as metas que você definiu. Isso ajuda a identificar se as estratégias estão atingindo os objetivos. Calcule o retorno sobre o investimento das estratégias utilizadas, também.
Assim poderá fazer ajustes para suas campanhas futuras. Afinal, para propor melhorias a partir dos resultados é necessário identificar os pontos fracos e ajustar a estratégia definindo um plano de ação com foco no que precisa ser melhorado.
A Black Friday não se trata apenas de vendas em massa, mas também de construir confiança, lealdade e relacionamento com os clientes. Ao adotar algumas estratégias, as empresas podem transformar a data em uma plataforma para o sucesso a longo prazo.
Aproveite a oportunidade para gerar um diferencial e conquistar novos compradores, mas também para garantir que eles voltem a comprar de você. Agregue valor, encante, vá além das expectativas e do senso comum. Conseguir fidelizar clientes é uma conquista valiosa que perdura muito além da sexta-feira de descontos.
Não se esqueça de contar com boas parcerias para aproveitar essa e outras oportunidades, e nós estamos aqui para ajudar! Conheça o Hub Sebrae e alcance ainda mais sucesso!