Aprenda como aumentar as vendas em datas comemorativas

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Muitos empreendedores brasileiros se animam com as datas comemorativas, uma vez que elas são ótimas oportunidades para vender bem, tentar novas estratégias comerciais e criar um vínculo com consumidores que ainda não conheciam sua loja.

Contudo, essa animação deve vir acompanhada de um planejamento certeiro, de modo que a marca alinhe os diversos fatores envolvidos: as ofertas, as campanhas de marketing, o atendimento e a qualidade dos produtos, entre outros.

Neste post, mostraremos as melhores dicas para que você consiga se preparar e aumentar as vendas em datas comemorativas. Vamos lá!

Atualize a presença digital do negócio

Começamos com essa dica primeiro, já que é por meio da presença digital que o público descobre que a sua loja está preparando ofertas e condições especiais para a data comemorativa. Dessa forma, atualize suas informações na internet, trabalhando nas redes sociais, no site da marca e no perfil da empresa no Google.

Todas essas ações, em conjunto, possibilitam que os consumidores encontrem a sua loja quando estiverem procurando por produtos ou serviços específicos. Além disso, mostra que a sua empresa não “parou no tempo” e está aberta a oferecer ótimas condições para os clientes em determinadas datas.

Imagine que um cliente entre no site da sua loja preferida de variedades, em dezembro, e não encontre nada que faça alusão ao Natal, por exemplo. Essa empresa corre até o risco de parecer um negócio desativado — ou prestes a acabar. Lembre-se de que essas datas comemorativas não servem apenas para fazer ofertas, mas também para mostrar iniciativa e capacidade de se reposicionar continuamente no mercado.

Ofereça descontos sem comprometer a receita

Eventos especiais em datas comemorativas precisam ter descontos, certo? Sim. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não exagerar nas boas condições e acabar o evento vendendo muitos produtos, mas lucrando pouco.

O primeiro passo para evitar comprometer os seus ganhos é negociar com os fornecedores. Como você terá que abastecer o estoque antes da data comemorativa, terá que comprar mais unidades. Assim, proponha condições melhores na hora de fazer negócio com o seu parceiro.

Ao comprar os itens e matérias-primas por preços menores, as suas revendas serão mais lucrativas. Você também terá uma maior margem de manobra para precificar os produtos, sempre considerando a necessidade de gerar uma boa receita.

Registre os valores que você pagou aos fornecedores e depois os compare aos seus preços “regulares”, isto é, os valores dos seus produtos fora das datas comemorativas. Aplique as ofertas e veja se você ainda terá um bom lucro, comparado às receitas habituais. Em caso positivo, siga em frente!

Reforce o estoque

Pegando o gancho da dica anterior, negociar com os fornecedores não serve apenas para lucrar posteriormente. Essa etapa é crucial para que você realmente tenha estoque para vender os produtos que propagandeou.

Não adianta muito fazer campanhas inesquecíveis de marketing, treinar os colaboradores e caprichar na mudança de identidade visual, se não tiver mercadorias para entregar no grande dia. Fica ainda pior se você tiver exagerado na divulgação de itens específicos e eles se esgotarem em poucos minutos.

Aumente o ticket médio

O ticket médio é um indicador de desempenho que sinaliza o valor médio das vendas por cliente. É possível aumentá-lo nas datas comemorativas, vendendo mais para consumidores que já conhecem a sua marca e conseguindo comercializar mais de um item para quem está fazendo o primeiro negócio com a sua loja.

Uma das formas de elevar o ticket médio é montar alguns kits de produtos vendidos com um desconto em relação ao preço que cada item teria separadamente. Para isso, é importante apostar em mercadorias que sejam complementares e que criem um pacote que realmente ajude o consumidor.

Caso a sua loja venda equipamentos de informática, por exemplo, monte um kit com mouse, teclado sem fio e monitor. Se você vende roupas, aposte em conjuntos completos — e assim por diante. O importante é oferecer opções que façam sentido para o cliente.

Prepare o ambiente

“Preparar o ambiente” serve para qualquer negócio, dos e-commerces até lojas que atuam tanto na internet como em uma loja física. Afinal, é possível brincar com a temática da data comemorativa em qualquer espaço, até nas redes sociais.

Por isso, converse com o administrador do seu site para adotar uma identidade visual temporária, que faça alusão à data comemorativa. Lojas físicas podem ser decoradas com inspiração nesse evento — o que é uma ótima forma de chamar a atenção de quem está passando na rua, por exemplo.

Ainda nesse embalo, prepare vídeos temáticos para cativar os clientes. Lembre-se de que datas comemorativas são um excelente motivo para tentar reconquistar pessoas que não compraram outros produtos. Uma ideia recomendada é montar uma campanha de e-mail marketing baseada no tema “E aí, se lembra de mim?”, ao mesmo tempo em que divulga suas ofertas especiais.

Solucione os problemas

Melhor do que oferecer bons preços e promoções é fazer isso e ainda solucionar problemas práticos dos seus consumidores. Por isso, durante o aquecimento para a data comemorativa, é interessante fazer postagens e/ou vídeos sobre aqueles produtos que você visa comercializar em larga escala no evento.

Aborde os diferenciais, a utilidade, o modo de utilização, entre outros critérios que preferir. O importante é mostrar que aquela mercadoria realmente soluciona problemas — e não é apenas algo que a empresa está tentando empurrar de qualquer maneira em seus consumidores.

Ofereça um atendimento diferenciado

O bom atendimento deve ser uma preocupação para o ano todo, mas é preciso ter em mente que a data comemorativa tende a atrair pessoas que nunca compraram nada da sua loja antes. Aí, o modo com que elas serão tratadas ajudará a condicionar a possibilidade de que elas voltem a fazer negócio com você.

Por isso, é essencial conscientizar os colaboradores sobre a importância dessa data para a saúde financeira do negócio. Caso seja possível, aplique alguns testes antes da data comemorativa, simulando um ambiente no qual os funcionários receberão muito mais solicitações que o normal. Isso ajudará a prepará-los para o grande período.

Para finalizar o seu planejamento com chave de ouro, pense no pós-venda. Tenha em mente que essa data comemorativa pode marcar o início de um relacionamento duradouro com muitos novos clientes. Esteja disponível para tirar dúvidas, envie conteúdos segmentados e abra um canal de sugestões para o público.

Como você viu neste post, as datas comemorativas estimulam os comerciantes, mas é necessário elaborar uma estratégia abrangente para ter sucesso e elevar as vendas. A equipe deve estar bem alinhada ao objetivo — e cabe aos gestores delegar tarefas e cuidar para a empresa chegar bem preparada no dia certo.

Em datas comemorativas, dois setores em especial devem trabalhar em conjunto — o marketing e as vendas. Enquanto o primeiro cuida da divulgação, o segundo viabiliza tudo aquilo prometido nas propagandas. Porém, isso só dará certo se os profissionais estiverem bem conectados.

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