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Quer aumentar as vendas de final de ano? Saiba o que fazer!

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Há uma razão pela qual as ruas ficam sempre cheias no fim do ano. Afinal, se trata de um dos períodos de maior aquecimento do comércio, quando as pessoas estão atrás de presentes — para seus amigos, familiares e para si mesmas.

Na internet, não é diferente. Pela comodidade, as vendas on-line também crescem muito nessa época do ano. Portanto, nada mais natural que os comerciantes busquem maneiras de se destacar tanto nos ambientes off como on-line

Por isso, preparamos um artigo com as principais dicas para os gestores que queiram aproveitar bem as vendas de final de ano. Vamos conhecê-las!

Defina bem as metas de vendas

A equipe de vendas deve contar com metas bem-definidas para que os resultados estipulados se concretizem após o período do final de ano. Isso envolve alinhar o estoque (falaremos disso a seguir) com as projeções.

Nesse momento, a empresa deve ser realista. Não adianta estabelecer resultados muito ambiciosos se nos anos anteriores as vendas foram modestas. Os profissionais devem trabalhar com números similares aos obtidos nos períodos anteriores.

Isso serve até mesmo como uma maneira de se preparar para o pior e para o melhor cenário possíveis. Com um estudo detalhado do que ocorreu anteriormente, a empresa saberá o que deve fazer para obter melhores resultados.

Planeje o estoque

As vendas de fim do ano são impulsionadas pelos presentes de datas comemorativas, como o Natal. Munidos de renda extra, proporcionada pelo recebimento do 13º, os clientes em potencial percorrem as lojas procurando produtos específicos.

Assim, um estoque mal gerido é péssimo para os vendedores, uma vez que as pessoas simplesmente procurarão a próxima loja. Por isso, é muito importante ter um excedente das mercadorias mais procuradas.

Certifique-se de que a sua loja conte com o “mix” de produtos mais completo possível. Isso garante mais vendas e também evita que os consumidores abandonem a sua loja ao encontrarem variedades melhores na concorrência.

Uma dica é explorar produtos que geralmente vendem mais nessa época do ano, tanto no nível de estoque como na divulgação. Sua empresa será ainda mais valoriza se for conhecida como um local confiável para encontrar produtos específicos, por exemplo.

Aproxime-se dos fornecedores

Falamos da importância de manter um estoque bem-nutrido. Isso passa por um ótimo relacionamento com fornecedores, baseado no respeito e na confiança mútua. Além disso, caso o seu negócio envolva entregas, essa boa relação com os parceiros é ainda mais relevante.

Por isso, fortaleça seus laços com bons fornecedores logísticos e deixe o seu cliente a par do que você pode cumprir. Isso envolve prazos bem-definidos, possíveis atrasos, nomes de transportadores e um canal aberto para comunicação.

Desse modo, sua empresa une duas ótimas conquistas: uma boa relação comercial com os fornecedores e a confiança dos clientes. Ainda que alguns atrasos ocorram, será possível sobreviver com o bom serviço geral prestado por seus parceiros.

Preste atenção à precificação

Você quer apenas um cliente que aparecerá no Natal ou um consumidor regular e possível promotor da marca? Caso a sua resposta seja a primeira, prepare promoções e não se preocupe com o resto. No entanto, se você prefere a segunda opção, preste atenção à precificação.

Fazer ofertas nessa época do ano é essencial, mas é preciso reflexão. Suponhamos que a sua empresa faça uma promoção muito atrativa no dia 26 de dezembro, por exemplo, para lucrar com aquelas pessoas que deixam o Natal passar para adquirir mercadorias mais em conta.

Desse modo, a empresa deve se preparar para lidar com dois públicos diferentes: os que se organizaram e aqueles que aparecem no dia para a queima de estoque. Caso essa preparação seja feita, nenhum dos dois grupos de consumidores se sentirá prejudicado.

O importante é se basear no quanto a sua empresa deseja faturar por cliente em vez de pensar apenas em uma venda específica. Desse modo, você também faz com que ele volte à loja, como um cliente regular, e não apenas alguém que aparece uma vez e nunca mais volta.

Foque no bom atendimento

Não importa se o seu negócio é on ou offline: atender bem não é apenas uma vantagem competitiva, é um atributo essencial para o sucesso de qualquer negócio. Lembre-se que o seu consumidor pode encontrar outra loja com apenas alguns cliques no celular.

Dessa forma, invista em equipes bem-treinadas e capacitadas. Isso envolve tanto o conhecimento sobre os produtos que a empresa comercializa quanto a educação e polidez necessárias para garantir que o cliente se sinta bem-tratado.

Caso você deseje contratar pessoal extra para ajudá-lo nos pedidos de fim de ano, é preciso ter muita atenção ao recrutamento. Um vendedor com ótimo currículo técnico não agrega muito se ele é normalmente ríspido com os clientes.

Tanto a atração e a fidelização passam pelo bom atendimento. Portanto, manter pessoas mal-educadas em contato direto com os clientes é uma péssima ideia.

Facilite o pagamento

Facilitar os meios de pagamento é uma vantagem competitiva. Então, habilite vários sistemas dentro da sua loja: ofereça a opção de pagamento com cartões de crédito e débito e também formas de pagamento on-line e por boleto.

Utilizar serviços como o PagSeguro, que aceitam diversos cartões e facilitam a transação imediata, também é um ótimo meio de diversificar seus sistemas.

Aposte no mobile

Como grande parte dos consumidores realizam compras por celulares, nada melhor do que ter um site que esteja bem-adaptado aos dispositivos móveis. Além de uma página on-line, também é importante investir no marketing digital para reforçar sua presença virtual.

Muitos consumidores compram por impulso quando estão navegando na internet e encontram uma ótima promoção, por exemplo. No entanto, isso só ocorre se o seu negócio encontrar essas pessoas com um bom site, adaptado às telas de celulares.

Suponhamos que a sua empresa venda artigos de informática. Caso um consumidor em potencial procure o item “teclado sem fio”, dentro da sua área de abrangência, qual é a possibilidade de que ele encontre a sua empresa?

Por isso, investir na presença digital é crucial atualmente. O que nos leva ao nosso próximo e último item.

Capriche na divulgação

Nada melhor que apostar no marketing para garantir uma boa divulgação. Isso vale tanto para lojas virtuais como físicas. É por meio dele que será possível chamar atenção para as suas promoções e para a excelência dos seus produtos.

Procure profissionais da área e invista em campanhas totalmente direcionadas para atrair consumidores para as ofertas de fim de ano. Eles serão capazes de mapear tendências, estabelecer perfis ideais de consumidores e implementar as tecnologias necessárias para modernizar esses processos.

Isso garante que a sua empresa evite prejuízos decorrentes de um planejamento pouco conectado a soluções digitais que temos hoje. Tão importante quanto gerir o estoque e contar com parceiros de alto nível é explorar o ambiente on-line para gerar bons resultados financeiros.

Como pudemos ver no artigo, turbinar as vendas de final de ano é algo perfeitamente possível, independentemente do seu ramo de atuação. Para isso, é preciso ter uma presença digital forte, oferecer atendimento de qualidade e precificar devidamente os seus produtos.

Além disso, oferecer diversos sistemas de pagamento garante que o seu cliente não abandone a sua loja de forma permanente. Por fim, para garantir boas vendas de fim de ano, não se esqueça de contar com um bom site, que esteja adaptado para o uso tanto em computadores como em celulares.

Para não perder nenhuma data comemorativa relevante, não deixe de baixar o nosso infográfico!

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